16ª Mostra SESC Cariri de Cultural

O Sesc Ceará realiza, de 7 a 12 de novembro, a 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, trazendo para o Sul do Ceará diversas atrações artísticas das cinco regiões do Brasil. Neste ano, vão ser 21 apresentações de música, 19 exibições audiovisuais, 17 trabalhos em literatura, 12 projetos de artes visuais e 47 espetáculos de …




Cultura

capa-mostra-sesc

O Sesc Ceará realiza, de 7 a 12 de novembro, a 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, trazendo para o Sul do Ceará diversas atrações artísticas das cinco regiões do Brasil. Neste ano, vão ser 21 apresentações de música, 19 exibições audiovisuais, 17 trabalhos em literatura, 12 projetos de artes visuais e 47 espetáculos de artes cênicas. Além disso, 155 grupos de tradição e cultura popular, seminários e oficinas integram a programação.

A cidade de Nova Olinda vai ser o palco de abertura da Mostra no dia 7 de novembro. O sanfoneiro Chambinho do Arcodeon e o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo sobem ao palco, às 20h, para animar o público e celebrar o início da programação.

Ao todo, foram inscritos 1.009 projetos, representando 24 estados brasileiros e um acréscimo de 160 trabalhos em relação à edição do ano passado. O Nordeste liderou o número de inscrições com 523 propostas, seguidas pelo Sudeste com 355, o Sul com 78, o Centro-Oeste com 46 e o Norte com sete propostas.

A 16ª Mostra Sesc Cariri de Culturas preparou ainda uma programação especial em comemoração aos 250 anos de fundação da cidade do Crato. No sábado, dia 8 de novembro, a partir das 8h, as ruas do município vão receber a alegria e o colorido dos artistas locais e de mestres da tradição em um cortejo de celebração. Já à noite, às 21h, no Largo da RFFSA, é a vez do cantor Gabriel, O Pensador animar o público com o show “Sem Crise”. Em seguida, às 23h, sobe ao palco a cantora Karla da Silva encerrando a programação em homenagem ao Crato.

A edição deste ano traz também outras novidades como a realização de oficinas na Chapada do Araripe. Entre os dias 10 e 12 de novembro, o público vai poder participar – respectivamente – das oficinas: “Expedição meio ambiente”, “Observação de pássaros (Soldadinho do Araripe)” e “Rapel na Chapada do Araripe”. Já durante o período de 8 a 12 de novembro, artistas, comunidade e público em geral vão poder fazer visitas guiadas as cidades de Barbalha, Nova Olinda, Crato, Assaré e Juazeiro do Norte. A idéia é compreender e vivenciar um pouco da história, geografia e gastronomia dos lugares que formam o contexto da Mostra.

Você pode conferir a programação da Mostra SESC na nossa Agenda Cultural, estamos adicionando os eventos por lá gradativamente, a medida em que confirmamos algumas informações com a organização do evento e artistas.