Foobá apresenta: “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, com André Gonçalves

O Foobá, em parceria com a Contato Produções & Eventos, traz para o Crato a peça Dois Perdidos Numa Noite Suja. Um dos maiores espetáculos da dramaturgia nacional, há 48 anos escrito por Plínio Marcos. …




O Foobá, em parceria com a Contato Produções & Eventos, traz para o Crato a peça Dois Perdidos Numa Noite Suja. Um dos maiores espetáculos da dramaturgia nacional, há 48 anos escrito por Plínio Marcos.

Estará em cartaz nos dias 27 e 28 de setembro (sábado e domingo), as 19 horas, no Teatro do Colégio Objetivo, em Crato – CE.

Ingressos

Você pode comprar seu ingresso Oline, clicando aqui Ou nas Lojas: Skyler Crato (Rua Senador Pompeu, 303, Centro) Skyler Cariri Garden Shopping (Juazeiro do Norte)

Valores: R$60,00 – inteira | R$30,00 – meia (meia para estudantes, idosos e doadores de sangue)

Em caso de dúvidas, você pode também entrar em contato pelos números (88) 8881.7921, (88) 9713.9432.

Dois Perdidos Numa Noite Suja

de Plínio Marcos

O espetáculo, escrito em 1966 por Plínio Marcos, fala de dois operários. Paco, interpretado por André Gonçalves, e Tonho, vivido por Freddy Ribeiro.

Paco e Tonho são dois empresários falidos e semi-marginalizados de um Mercado de Peixes do cais do porto. Enquanto Paco é um ser tomado pelo sentimento de provocação e agressividade, Tonho tem em seu peito uma grande vontade de crescer na vida, fazer valer seus estudos.

Mas, para conseguir o tão almejado emprego, é necessário um par de sapatos novos que Paco possui, mas não quer emprestar. Paco tem o sonho de conseguir uma flauta nova para ganhar dinheiro como artista. É no âmbito dos dois personagens que surge o ápice da peça.

Plínio Marcos

plinio-marcosNascido em 29 de outubro de 1935, em Santos, Plínio Marcos estreou como dramaturgo em 1957, aos 22 anos, apresentando “Barrela” ao público, durante o II Festival Nacional de Teatro de Estudantes, organizado por Paschoal Carlos Magno. A peça provocou escândalos, mas foi em 1966 que o autor se tornaria conhecido e respeitado nacionalmente, com “Dois perdidos numa noite suja”.

Depois, um longo roteiro de censuras, prisões e peças: “Navalha na carne” (1967), “Balbina de Iansã” (1970), “Quando as máquinas param” (1971), “Abajur lilás” (1975), “Querô” (1979). A partir da década de 80, suas peças abraçaram temas religiosos e esotéricos, como “Madame Blavatsky” (1985) e “A mancha roxa” (1988). Foram mais de quarenta anos de criação que certamente não cessariam: em 97 ele anunciava em entrevista que estava escrevendo outras peças, “Seja você mesmo”(infantil) e “O bote da loba”. Estas duas obras ficaram inacabadas.

Faleceu em São Paulo, no dia 19 de novembro de 1999, com falência múltipla dos órgãos, por volta das 16hs.

A Montagem

Dirigida por Silvio Guindane esta montagem de “Dois perdidos numa noite suja” estreou em Lisboa em 2007 no “Teatro Mundial”, obtendo grande sucesso em uma temporada de três meses na capital portuguesa. Em 2008 estreou no Rio de Janeiro (Brasil) , no teatro Sergio Porto, obtendo grande sucesso de crítica e público, ainda no Rio, “Dois perdidos numa noite suja” fez uma temporada no teatro Vanucci e depois seguiu turnê pelo Brasil percorrendo mais de 80 cidades e agora faz temporada exclusiva no Cariri, trazida pelo Foobá e Contato Eventos & Produções.

Elenco

André Gonçalves

andre-goncalvesAndré Gonçalves tem em seu currículo as novelas: Vamp, A próxima vítima, Era uma vez, Senhora do Destino, Paraíso Tropical, Morde & Assopra, Amor Eterno Amor, Caminho das Índias, dentre outras. Estando atualmente no Ar na novela Geração Brasil. No teatro fez as peças: Capitães de Areia, Noite de Reis, Eu te amo e Onde está você agora. No cinema fez os filmes: Coração dos Deuses, Condenado a Liberdade e Garrincha – Estrela Solitária, onde ganhou vários prêmios como ator ao interpretar o jogador Mané Garrincha, Cazuza – O tempo não para, O Homem do Ano e “Eu te darei o céu”, filme que lhe rendeu o prêmio Kikito de melhor ator no Festival de Gramado.

Freddy Ribeiro

freddy-ribeiroFreddy Ribeiro atuou na TV no Sítio do Picapau Amarelo, Uga Uga, A Viagem, Corpo Santo, Labirinto e Malhação. No teatro apresentou a peça: Bonito e Paranóicos e no cinema fez Cleópatra, Miramar, Cidade do Claus, Sob o signo do Caos, Cinema Falado, Garrincha- Estrela Solitária, Homem Nu, entre outros.

 

Direção

Silvio Guindane

silvio-guindaneSilvio Guindane dirigiu no teatro: “Gimba, o presidente dos valentes”, “Dois idiotas sentados cada qual no seu barril”, “Tem alguém na linha”, “Quem matou Maria Helena”, “A prostituta Respeitosa”, “Após a chuva”, onde também assina o texto. “Quanto tempo da Vida eu levo pra ser feliz”, onde também assina o texto e “Uma lição longe demais”.

Ficha Técnica

Texto: Plínio Marcos Elenco: André Gonçalves e Freddy Ribeiro Direção: Silvio Guindane Assistência de Direção: Tatiana Refener Cenografia: Silvio Guindane Figurino: Tatiana Refener Iluminação: Nuno Martins Op. Luz: Hermes Hericeira Op. Som: Junio Guindane Direção de Produção: Marco Antonio Almeida Fotografias: Lázaro Botelho Produção Executiva: Juninho Batista, Erika Souza e Jimmy Macedo

Dois Perdidos Numa Noite Suja, no Crato, é uma realização do Foobá e Contato Produções e Eventos, com apoio da Rede Globo, Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, CS Impressão Digital, Lojas Skyler (Juazeiro, Crato e Petrolina), MIB Mídia Exterior, Hinode – CDH de Juazeiro do Norte, Marcelo Burgues e Hotel Encosta da Serra.

Recado de André Gonçalves e Freddy Ribeiro para galera do Cariri: