Homenagem polemiza cidade

No último dia 21 de junho, ocasião que se comemorou 252 anos da cidade do Crato, foi inaugurado um Monumento em Alusão a Barbara de Alencar. A obra está exposta na calçada onde foi a residencia da heroína, que hoje funciona a SEFAZ.

O que seria uma justa homenagem em uma data especial acabou gerando uma enorme celeuma entre a população que faz diversas observações (entre elas a maioria negativa) sobre o monumento. Nas redes sociais, como sempre, a coisa ganha proporções mundiais e com a homenagem não foi diferente. Muitas críticas, chingamentos, pedido de esclarecimentos e especulação sobre o valor da obra toma conta da pauta cratense. Em seu perfil no Facebook o ex vereador George Macário provocou os usuários da rede em uma enquete:

enquete george

A maioria dos que responderam afirma ser a favor da retirada imediata do monumento, pois para esses essa homenagem é injusta.

Usando do mesmo canal, a secretaria publicou a seguinte nota:

Secretaria de Cultura Crato

23 de junho às 12:14

Homenagem a heroína Bárbara de Alencar resgata memória histórica

Inaugurado em Crato o monumento em homenagem a heroína Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil, dentro das comemorações dos 252 anos da cidade. O presente foi ofertado pelo santanense, o artista José Pereira, de Santana do Cariri, que foi vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criou a Euroville, na sua cidade de origem.

O monumento foi recebido com carinho pela cidade e afixado de frente à sede da SEFAZ, no Crato, onde foi a casa de Bárbara de Alencar. Segundo a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, mesmo não sendo uma estátua de Bárbara de Alencar, já que não existe registro da Heroína histórica, de alguma forma é uma homenagem e ela está sendo lembrada no cotidiano das pessoas que passam pelo monumento, curiosas para saber mais. Na ocasião, ele agradeceu ao memorialista Huberto Cabral e ao artista José Pereira, que muito contribuíram para a homenagem. “O presente foi dado e agradecemos”, disse a secretária.

Ela ainda ressalta que o Crato foi presenteado por um monumento que fala da resistência e luta da mulher Bárbara.

charnene

Foto: Charmene Rocha

 

E você, o que achou do monumento?

Posts Relacionados

Deixe um Comentário: