Mostra SESC Cariri de Culturas 2013

banner-principal

De 8 a 13 de novembro, o Sesc Ceará, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, realiza a 15ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, no Sul do Ceará, contemplando 28 municípios do Cariri.

Com o objetivo de diversificar e ampliar ainda mais a atuação do evento nos espaços da região, a abertura do evento acontece no município de Assaré. Berço de saberes, o Cariri, que ano a ano, acolhe a diversidade cultural de todo o país, tem também sua regionalidade destacada.Neste ano, por exemplo, foram convidados 134 grupos de tradições populares. São grupos de Reisados, Bois, Maracatus, Cocos, Pífanos, dentre outros, que fazem da programação um espaço de difusão e preservação das manifestações populares.

Participam dessa edição 2825 artistas do Ceará. No dia 8/11, o Grupo Lume, às 17h fará um grande cortejo pelas ruas da cidade de Assaré. A ação conta com a participação de 70 artistas caririenses que realizaram oficinas com o grupo, resultando no espetáculo intitulado “Cortejo Abre-Alas”. Logo depois, às 18h30, no Largo do Calçadão de Assaré, vai ser hora da celebração entre sanfoneiros. O gaúcho Renato Borghetti e os cearenses Waldonys e Adelson Viana se apresentam com o melhor da música regional. O show acontece na praça principal do município de Assaré.

O presidente do Sistema Fecomércio do Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, explica que essa iniciativa também é uma forma de otimizar a programação do Circuito Patativa, além de prestar uma homenagem. “Este ano queremos reconhecer esse grande poeta que é Patativa do Assaré. Um poeta contemporâneo, que emprestou o nome dele ao nosso teatro de Juazeiro do Norte. Simbolicamente nós estamos fazendo a abertura em respeito à história do Patativa e a todo povo de Assaré e do Cariri”, reforça.

Veja os destaques da Mostra SESC Cariri de Culturas na nossa Agenda Cultural.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *