75 anos? Nossa, você tá ótima!

Com corpinho de 20 Expocrato comemora 75 anos em plena consolidação como maior do Norte e Nordeste.

Expocrato comemora 75 anos em plena consolidação como maior do Norte e Nordeste

Via Assessoria de comunicação.

Foi em dezembro de 1944 que a primeira edição da Feira Agropecuária do Crato tomou conta da cidade com intensa movimentação de visitantes e negociadores. De lá para cá, a Expocrato somou 75 anos de fundação, avanços e conquistas, sendo hoje considerada Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, uma das maiores do gênero e a maior do Norte e Nordeste brasileiro.

Durante todos esses anos a Expocrato colecionou histórias, causos e curiosidades na mente dos caririenses. Confira alguns fatos históricos para celebrar este grande evento:

  • A feira nasce para incentivar a agropecuária na região do Cariri, até então dominada pelos engenhos de cana de açúcar.
  • Seus pais fundadores foram Wilson Gonçalves, então prefeito do Crato, e o professor e criador de gado Pedro Felício Cavalcante, que hoje batiza o Parque de Exposições, atualmente o maior do Nordeste, segundo o Governo do Estado.
  • A primeira edição contou com 500 animais. Atualmente, são mais de 120 expositores e 10 mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, aves, peixes e roedores são aguardados para os nove dias de exposição.
  • Entre a primeira edição e a segunda edição houve um intervalo de 9 anos, devido ao pós II Guerra Mundial e a crise econômica. Logo, em 2019, são 68 edições.
  • De volta, a segunda edição foi lançada no centenário do Crato, em 1953, onde hoje é a praça Alexandre Arrais.
  • Em 2012, a Expocrato teve como tema o centenário de Luiz Gonzaga, com exposição de roupas, fotos e música.
  • “Eu vou pro Crato”, inclusive, é uma das músicas de Luiz Gonzaga que recepciona os visitantes no Parque de Exposição todos os anos.
  • Foi na década de 1960 que a Feira começou a ter momentos de entretenimento com apresentações folclóricas e shows noturnos.
  • Em 1959, a Exposição Regional Agropecuária do Crato foi elevada à categoria de Exposição Centro-Nordestina.
  • Luiz Gonzaga, Belchior, Fagner, Ednardo são alguns nomes que passaram pela Expocrato antes da consolidação também como evento de entretenimento.
  • Em 2018, o Parque de Exposição recebeu uma mega reforma e expansão. Fora 4.434,30 m² de reformas nas construções existentes, como pavilhões, e acréscimo de 11.137,50m² em novas construções.
  • No mesmo ano, a parte de shows noturnos ganhou o título de Festival de Música, sendo o maior do Norte e Nordeste, por contemplar diversos ritmos e receber mais de 50 atrações ao longo de 9 dias.
Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Blog Foobá

Veja Também

Universo expandido de Bacurau? Confira a conversa com Silvero Pereira

Silvero conta sobre a construção do seu personagem, Lunga, sobre a possibilidade de spin-off de Bacurau, sobre o trabalho na TV e no Teatro.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bate papo com o ator @silveropereira antes da sessão de @bacuraufilme amanhã, domingo 15, na @orientcinemas do @caririgardenshoppingoficial 
Vem!
  • O Embaixador In Cariri já habita entre nós. Confira o que Gusttavo Lima já disponibilizou do DVD gravado no Festival ExpoCrato.⠀
⠀
No portal @fooxicando⠀
#QuemTraiuLevou #OEmbaixadorInCariri #GusttavoLima⠀
@baladamusic @gusttavolima
  • As Gamers Rebeca Trans e Samira Close fervem Fortaleza esse fim de semana. ⠀
No Complexo Armazém, festa celebra os diversos formatos da música pop em três pistas que vão funcionar simultaneamente durante todo o evento.⠀
@rebecatransex @samiraclose @ficavaiterpop⠀
⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio e confira tudo⠀
#pride #festa #pop #fortaleza
  • Um ruma de projetos do Sesc tá oferecendo gratuitamente música brasileira no Cariri⠀
De 14 a 30 de setembro acontece no Cariri o Sesc Instrumental, o Sonora Brasil e Sesc Sonoridades⠀
⠀
na foto @junumusica⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#Ceara #Cariri #musica #Sesc
  • Quem chegar por último vai perder o show do Padre Fábio de Melo⠀
O Cratinho de açúcar será palco para a despedida do Pe. crossfiteiro⠀
⠀
#show #FabioDeMelo #padrefabiodemelo #Crato
  • O Canal Barbônico fez uma compilação das piores versões do rock em forró.⠀
"Sabe aquelas músicas que os forrozeiros adoram? Pois é, boa parte delas são músicas clássicas do rock mundial, as bandas fizeram o desfavor de destruir a versão original, fazendo uma versão em forró."⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#rock #Cariri #musica #youtube
  • Dream Theater e a coincidência com o atentado as torres gêmeas⠀
Liderado por Osama Bin Laden, os terroristas sequestraram quatro aviões para destruir pontos importantes do país. Coincidentemente no mesmo dia o Dream Theater lançava um álbum onde a arte da capa trazia o World Trade Center em chamas.
  • Festival de Música do Nordeste tá dando até R$ 20 mil reais a músicos.⠀
A mostra competitiva do Festival de Música do Nordeste abrange gêneros como frevo, forró, xaxado, coco, mangue beat, samba e mais um bocado de ritmo.⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀
#JuazeirodoNorte #Cariri #musica #edital

Siga-nos!