Brasil tem quatro produções cinematográficas selecionadas para o Festival de Cannes 2024; uma delas de um cineasta cearense

O Festival acontece entre os dias 14 e 25 de maio, na França.




Cinema, Cultura
Motel Destino, de Karim Aïmouz

Um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival de Cannes acontece, neste ano, entre os dias 14 e 25 de maio, na França. Ter sua produção selecionada para exibição no Festival é uma honra sem igual para os realizadores, e em 2024, o Brasil contará com quatro produções sendo exibidas, sendo um curta-metragem, um documentário e dois longas-metragens de ficção.

Das quatro produções, duas concorrem pela Palma de Ouro (o prêmio de 1º lugar em cada categoria) na mostra principal: o curta-metragem Amarela, dirigido por André Hayato Saito; e o longa-metragem Motel Destino, dirigido pelo cineasta cearense Karim Aïnouz.

Amarela acompanha a adolescente nipo-brasileira Erika Oguihara (Melissa Uehara) durante a final da Copa do Mundo de 1998. Enquanto o Brasil disputa a final contra a França, ela entra em uma espiral de sofrimento enquanto não se sente pertencente nem ao Japão e nem ao Brasil. O curta, que foi selecionado entre 4.420 obras inscritas na disputa, é o terceiro de uma trilogia realizada pelo diretor, sempre estudando essa relação dele e de sua família com Brasil e Japão.

Já o filme de Karim Aïnouz tem Fábio Assunção como ator coadjuvante e os novatos Iago Xavier e Nataly Rocha nos papéis principais. A trama do thriller erótico se desenvolve a partir da chegada de um jovem chamado Heraldo a um motel de beira de estrada no Ceará e as mudanças que ele causará no cotidiano do local.

Cena do curta-metragem Amarela. Foto: Divulgação

MOSTRAS PARALELAS

Durante o Festival de Cannes, acontecem algumas mostras paralelas, e o Brasil estará representado em duas delas. Na Quinzena dos Cineastas será exibido o documentário A Queda do Céu, dirigido Eryk Rocha (filho de um dos maiores nomes brasileiros do gênero, Glauber Rocha) e Gabriela Carneiro da Cunha. A produção mostra mais do cotidiano e das crenças do povo Yanomami a partir de um testemunho do seu xamã.

Já o longa-metragem Baby, dirigido por Marcelo Caetano, é a produção nacional que será exibida na Semana da Crítica do Festival de Cannes. A trama acompanha Wellington, um jovem que acabou de ser solto de uma instituição carcerária e que, morando na rua, conhece Ronaldo. Segundo a sinopse, ambos iniciam um caso de amor turbulento.