Fóssil retirado da Chapada do Araripe voltará ao Cariri após 35 anos

Dinossauro encontrado no Ceará estava em museu da Alemanha e deverá integrar acervo em Santana do Cariri.

Notícias, Regional

Um fóssil do dinossauro Irritator challengeri, encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, retornará ao Cariri após passar de 35 anos em um museu da Alemanha. O anúncio aconteceu após acordos entre os governos brasileiro e alemão. O material estava no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart desde o início da década de 1990.

O dinossauro pertence ao grupo dos espinossaurídeos,conhecidos por serem carnívoros. Segundo pesquisadores, o animal viveu há cerca de 110 milhões de anos, durante o período Cretáceo. O fóssil é considerado importante para pesquisas sobre a vida pré-histórica no Nordeste brasileiro.

De acordo com autoridades brasileiras, o material saiu do país de forma irregular há mais de três décadas. Desde então, pesquisadores brasileiros defendiam o retorno do fóssil por causa do valor científico, histórico e cultural que ele representa para a região do Cariri.

Após chegar ao Brasil, o fóssil deverá integrar o acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri. O museu é referência em paleontologia e reúne importantes descobertas feitas na Chapada do Araripe.

Pesquisadores afirmam que o retorno do fóssil representa uma conquista importante para a ciência brasileira e para a preservação do patrimônio natural do Cariri. A Chapada do Araripe é reconhecida mundialmente pela riqueza de fósseis encontrados na região.

O Ministério de Relações Exteriores anunciou a devolução no último dia 20 de abril em declaração conjunta com a Alemanha, após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país.

--
publicidade