A mulher no cenário da música eletrônica

Como em outros lugares, na música eletrônica a mulher também é muitas vezes invisibilizada, é notável a superior quantidade de DJ’s e produtores masculinos, sobre o sexo oposto. Entretanto muitas vezes a mulher toma um lugar que não deveria nessa corrente cultural. Na música eletrônica, bem como em outros tipos de música, e entretenimento muitas …

Como em outros lugares, na música eletrônica a mulher também é muitas vezes invisibilizada, é notável a superior quantidade de DJ’s e produtores masculinos, sobre o sexo oposto. Entretanto muitas vezes a mulher toma um lugar que não deveria nessa corrente cultural.

Na música eletrônica, bem como em outros tipos de música, e entretenimento muitas vezes a mulher é hiper sexualizada, estando presente em clipes e festivais, com quase nenhuma roupa, para ilustrar o trabalho muitas vezes produzido por homens.

Apesar de poucos, temos vários nomes femininos no cenário musical eletrônico mundial, mas nada que se compare ao numero de homens. Prova disso é que na premiação anual da DJ Mag, que lista os 100 melhores dj’s de 100 projetos musicais, apenas 3 são femininos, somando ao todo 5 mulheres contra a maioria esmagadora dos outros 95 premiados.

Outro fato é que a mesma premiação, é que apesar de atualmente ser por voto popular, desde 1997, quando a premiação começou a ser executada, nunca se teve uma mulher na primeira posição. E no sita da revista (DJ Mag), na qual ela divulga o resultado anual, das edições á partir de 2004, nesse período 2004 – 2016, nunca se teve uma mulher nas 10 primeiras posições da premiação.

Alguns nomes

De várias mulheres que temos no cenário internacional, 3 projetos em particular tem uma repercussão e crescimento considerável, estando tanto nas principais premiações, quanto nos principais festivais.

Nervo

De 2010 pra cá as irmãs nervo vem carregando vários prêmios, e estando nos principais festivais, além de ter prêmios como o grammy, elas estiveram em várias edições da tomorrowland, inclusive na edição brasileira.

Mija

Com mais de 30 shows fechados até maio, Mija já produziu com grandes nomes da música eletrônica, dentre eles Skrillex, DJ Snake, Jack U entre outros. Alem disso Mija faz parte do tima da OWSLA, uma das maiores gravadores de música eletrônica atualmente.

Krewella

O Antes trio, hoje dupla, conta com mais de 54 milhões de visualizações, em um dos seus clipes. E Também estiveram presentes em algumas edições da Tomorrowland, também tiveram suas singles, nas paradas musicais.

 

Fica então a conclusão, de quão pouco temos a participação feminina na sociedade, bem como nos mais diversos setores, como no entretenimento, por exemplo.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Diego Moreira
Carregar Mais Em Música

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

3% uma distopia pós-apocalíptica genuinamente brasileira.

Primeiro produto brasileiro da Netflix já conta com ...

Sobre Diego Moreira

Estudante de Marketing, designer, produtor cultural, dj e pesquisador musical, e ainda assim sobra um tempo pra navegar na podosfera, pois adora ouvir podcast.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • No @laplazashoppingoficial a semana da criança continua com brinquedos do travessuras, algodão doce e pipoca.
Tudo grátis 😊
  • Abrindo com Gal Costa, passando por Siba, Curumin, Projeto Rivera e terminando com Nando Reais, a edição deste ano, como sempre, está cheia de cultura e trilhões de linguagens artísticas no 0800 ou por 2kg de alimentos.⠀
Confira a programação da Mostra Sesc no nosso site, link na BIO
  • De 10 a 14 de outubro, o Largo do Memorial Padre Cicero será estacionamento de uma experiência bem gostosa e que atrai o paladar de qualquer mortal. O Festival Food Truck na Estrada dará o ar do sabor na cidade de Juazeiro do Norte.⠀
@foodtruckfestivaloficial⠀
⠀
Saiba mais no nosso site, link na bio⠀
⠀
#FoodTruckNaEstrada #cariri #food #juazeirodonorte #gastro
  • A Mostra Sesc pode não ter chegado, mas o Sesc continua oferecendo um ruma de programação para os caririenses. De 7 a 29 de outubro, as unidades Juazeiro e Crato estarão com diversos espetáculos musicais, bandas e artistas locais, nacionais e internacionais.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio⠀
⠀
#sesc #musica #programação #cariri
  • O projeto Cultura Raiz irá celebrar os 80 anos do Mestre Espedito Seleiro, o artesão caririense mais badalado do mundo receberá, no Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda, os grupos de tradição: Reisado de Couro do Mestre Antonio Luiz; o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, os Bacamarteiros da Paz e apresentação de forró-pé-de serra de Joquinha Gonzaga, sobrinho Luiz Gonzaga.⠀
⠀
Foto: Tatiana Fortes⠀
⠀
Saiba + no nosso site, link na BIO
  • Pearl Jam poderá anunciar novo álbum e turnê amanhã, dia 10!⠀
Segundo rumores o grupo fará o anuncio do novo álbum e de uma turnê internacional já com cidades definidas para janeiro de 2020.⠀
⠀
Nós aqui no aguardo.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio
  • A rainha do piseiro, Heloísa Ribeiro, tá fazendo show de lançamento de CD⠀
O piseiro vai dominar o mundo e @heloisaribeirooficial também!⠀
⠀
Saiba mais, link na BIO⠀
⠀
Foto: @brenorochafotografia⠀
⠀
#lançamento #cd #musica #piseiro #jogaagua #thevoice #cariri #crato⠀
@jeorgeluizof
  • A temporada musical do Projeto Quarta é+ Cultura deu uma pause para abrir espaço para as artes cênicas, chegou a vez do teatro ocupar espaço no Memorial Padre Cícero.⠀
A primeira apresentação será do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, do Coletivo Atuantes em Cena.⠀
⠀
O grupo se apresenta hoje, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Memorial Padre Cícero, com entrada gratuita!⠀
⠀
#teatro #cariri #pequenoprincipe

Siga-nos!