Adeus Jorge Fernando

Tentamos resumir um pouquinho da trajetória de Jorge, mas ele é imenso demais para caber em uma matéria.




Cultura

Infelizmente 2019 tá sendo um ano puxado para os nossos corações, perdemos Gabriel Diniz, Ricardo Boechat, MC Sapão, Beth Carvalho, Lúcio Mauro, João Gilberto, Paulo Henrique Amorim, Ruth de Souza e mais um monte de personalidades bem presentes na nossa vida, nem parece que tudo isso tá acontecendo somente em 2019, é um ano bem caótico e cheio de perdas.

Não tem uma dia que o coração dos tupiniquins não dispare. É tanto, que neste domingo (27) demos a adeus a mais uma luz da TV, o diretor e ator Jorge Fernando morreu aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Vítima de uma parada cardíaca em decorrência de “uma dissecção de aorta completa”, de acordo com a nota do Hospital CopaStar.

Quem dedicou um tempo para se despedir de Jorginho, como assim era chamado, lembrou da sua alegria e luz, essa talvez seja a memória das maioria dos brasileiros. Tanto como ator, como diretor, era certo que Fernando arrancaria gargalhadas dos telespectadores, no que fizesse, seria especial e feliz. Foi assim desde o começo, quando estreou na Tv, em 1978 , na seriado ‘Ciranda, Cirandinha’. Em 1980 estreou com diretor em Coração Alado.

Jorge revolucionou o jeito de fazer teledramaturgia no Brasil, se tornou um dos diretores mais icônicos da TV Canarinho, colecionando a direção de 34 novelas, minisséries e seriados.  Inclusive, dirigiu uma das cenas mais marcantes das novelas brasileiras, quando foi diretor de “Guerra dos Sexos”, um sucesso das 19h, Fernando foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte como o melhor diretor, em 1983. Ainda promoveu essa cena hilária.

https://www.youtube.com/watch?v=-Kjuy0OXD44

O que Jorge Fernando tocava se tornava sucesso, o diretor esteve presente em produções que foram estouros de audiência. Além de “Guerra dos Sexos”, ele foi cabeça da nossa amada “Chocolate com Pimenta” (2003), até participação especial ele fez.

https://www.youtube.com/watch?v=ameadHSmxaw

Nos anos 90, a maioria dos sucessos que marcaram a década eram dirigidas por ele. “A Próxima Vítima”, que parou o país em frente às TVs, foi dos seus títulos de sucesso, assim como “Rainha da Sucata”, “Vamp” e “Deus nos Acuda” .

https://www.youtube.com/watch?v=XcANje3yw4s

Fernando também esteve por trás de “Alma Gêmea” (2005), uma das novelas das 18h com melhor audiência da história da Globo. Seu último trabalho na TV foi “Verão 90 “, que rendeu uma boa audiência e foi bem aclamada pela crítica. Antes disso, ele e Walcyr Carrasco estiveram juntos em “Êta Mundo Bom ” (2016), que se consolidou como a produção com a maior audiência do horário das seis desde O Profeta. Depois que a novela chegou ao fim, Jorginho tirou férias. Em outubro de 2016 ele foi internado, vítima de pancreatite, pouco tempo depois, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral), passou por cirurgia e ficou afastado da TV por dois anos.