Balbúrdias do Cariri

Mais de 2 mil pessoas foram as ruas de Juazeiro do Norte em defesa da educação Ontem, 15 de maio, estudantes, professores, servidores e trabalhadores da região do Cariri se unificaram em ato contra o bloqueio de 30% nas verbas destinada as universidades federais. Além dessa pauta, os manifestantes também questionavam a reforma da previdência …

Mais de 2 mil pessoas foram as ruas de Juazeiro do Norte em defesa da educação

Ontem, 15 de maio, estudantes, professores, servidores e trabalhadores da região do Cariri se unificaram em ato contra o bloqueio de 30% nas verbas destinada as universidades federais. Além dessa pauta, os manifestantes também questionavam a reforma da previdência e os cortes na base do ensino público.

O ministro da educação Abrão Weintraub já havia anunciado que os cortes nas universidades seriam por conta das balbúrdias.

Balbúrdias UFCA

Criada em 2013, a Universidade Federal do Cariri oferta 13 cursos de graduação, divididos em 5 campi, e conta com mais 5 programas de pós-graduação. Baseando as suas ações nos pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. A instituição distribui bolsas e projetos de acordo com esses pilares.

O bloqueio das verbas na universidade totalizaram aproximadamente 47% do dinheiro destinado as despesas discricionárias, que são as despesas não obrigatórias, como: limpeza, telefone, terceirizados, restaurante universitários, projetos e outros. Essas atividades só estão garantidas até, no máximo, o mês de Julho.

O que muda no Cariri com o bloqueio das verbas?

Não é apenas os estudantes e professores que se prejudicam com a retenção, a comunidade externa da UFCA também perde benefícios. Por ser uma universidade nova, a instituição está em fase de expansão, nas etapas de construção o campus contratam trabalhadores terceirados para as obras, o que acarreta no desenvolvimento de emprego, que com a falta de dinheiro não continuará.

Se o bloqueio permanecer, a economia da região sofrerá impacto, logo que as verbas destinadas as bolsas não serão mais ofertadas. Em 2016, a UFCA contemplou 126 bolsistas de extensão, 120 de cultura e arte e 57 bolsistas de pesquisas. A renda dos bolsistas abastece o negócio local, e contribui com a economia.

Socorro, articuladora cultural, esteve presente nas manifestações.
Foto: Rhuan Nauê

Os projetos de cultura, extensão e pesquisa são desenvolvidos na região, na sua maioria são ampliados para comunidade. As atividades dos bolsistas são destinadas as mais diversas áreas, em que auxiliam a população em atividades econômicas, na agricultura, cultura, auxiliam na saúde entre outras atividades que são ofertadas.

Para saber sobre as balbúrdias da UFCA:
https://www.instagram.com/balburdia_ufca/?hl=pt-br

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Blog Foobá

Veja Também

Sexta, 20/09 – O que tem pra hoje?

Vamos sextar galera

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Com 61,2% dos votos @anaruthof é salva pelo público e passa de fase no @thevoicebrasil 
#teamanaruth #teamiza #thevoicebrasil
  • Jack the Joker: banda cearense lança campanha de Crowdfunding para gravar seu novo álbum⠀
Jack the Joker lançou na noite de terça (17) a campanha de Crowdfunding para lançamento do seu novo álbum.⠀
Saiba mais, link na bio
  • “NuloNunca” será apresentando na calçada do Theatro José de Alencar⠀
A estreia é no 0800.⠀
⠀
Saiba mais. Link na Bio.
  • Sarau e Encontro de Arteterapia⠀
O objetivo do Sarau é proporcionar a discussão sobre o sofrimento partir de manifestações artísticas,com conceitos da Psicopatologia.⠀
⠀
Saiba mais. link na Bio.
  • O ator americano Jack Black que estará no Brasil em Setembro com sua Banda Tenancious D quer encontrar o baixista brasileiro Júnior Bass Groovador.⠀
⠀
Link na bio
  • Arregaça os portões do Cangaço, Preta Bigode Bar voltou para os bares carirenses. Nos dia 27 e 28 de setembro, às 21h30, você puxará uma cadeira e irá pedir uma cerveja gelada, caso não beba, peça uma água, o importante é fique, pois vai ter história, e não é qualquer história, é historia para se emocionar e participar.⠀
⠀
+info Link na Bio
  • Suzane Von em duas versões diferentes.⠀
Com olhares diferentes, Suzane Von Richofen, condenada pela morte dos pais em 2002, ganhará dois filmes com duas versões diferentes. A história da assassina será contada a partir do depoimento da própria Suzane e por Daniel Cravinho, seu então namorado, que também participou do crime. A proposta é que o público assista e tire suas próprias conclusões.⠀
⠀
Link na bio
  • Marjorie Estiano recebeu a indicação ao Emmy Internacional de melhor atriz. Concorre ao prêmio pela atuação como Carolina, na série “Sob Pressão”.⠀
⠀
⠀
Link na bio

Siga-nos!