Blog Foobá

Balbúrdias do Cariri

Mais de 2 mil pessoas foram as ruas de Juazeiro do Norte em defesa da educação

Ontem, 15 de maio, estudantes, professores, servidores e trabalhadores da região do Cariri se unificaram em ato contra o bloqueio de 30% nas verbas destinada as universidades federais. Além dessa pauta, os manifestantes também questionavam a reforma da previdência e os cortes na base do ensino público.

O ministro da educação Abrão Weintraub já havia anunciado que os cortes nas universidades seriam por conta das balbúrdias.

Balbúrdias UFCA

Criada em 2013, a Universidade Federal do Cariri oferta 13 cursos de graduação, divididos em 5 campi, e conta com mais 5 programas de pós-graduação. Baseando as suas ações nos pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. A instituição distribui bolsas e projetos de acordo com esses pilares.

O bloqueio das verbas na universidade totalizaram aproximadamente 47% do dinheiro destinado as despesas discricionárias, que são as despesas não obrigatórias, como: limpeza, telefone, terceirizados, restaurante universitários, projetos e outros. Essas atividades só estão garantidas até, no máximo, o mês de Julho.

O que muda no Cariri com o bloqueio das verbas?

Não é apenas os estudantes e professores que se prejudicam com a retenção, a comunidade externa da UFCA também perde benefícios. Por ser uma universidade nova, a instituição está em fase de expansão, nas etapas de construção o campus contratam trabalhadores terceirados para as obras, o que acarreta no desenvolvimento de emprego, que com a falta de dinheiro não continuará.

Se o bloqueio permanecer, a economia da região sofrerá impacto, logo que as verbas destinadas as bolsas não serão mais ofertadas. Em 2016, a UFCA contemplou 126 bolsistas de extensão, 120 de cultura e arte e 57 bolsistas de pesquisas. A renda dos bolsistas abastece o negócio local, e contribui com a economia.

Socorro, articuladora cultural, esteve presente nas manifestações.
Foto: Rhuan Nauê

Os projetos de cultura, extensão e pesquisa são desenvolvidos na região, na sua maioria são ampliados para comunidade. As atividades dos bolsistas são destinadas as mais diversas áreas, em que auxiliam a população em atividades econômicas, na agricultura, cultura, auxiliam na saúde entre outras atividades que são ofertadas.

Para saber sobre as balbúrdias da UFCA:
https://www.instagram.com/balburdia_ufca/?hl=pt-br

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Blog Foobá

Veja Também

“Eu querendo chegar cedo em Gusttavo Lima e vem Thiaguinho me atrasar”

Quem disse que não vai ter Expocrato no Juazeiro? Toma aí mais uma novidade do festival

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Instagram

  • “Eu querendo chegar cedo em Gusttavo Lima e vem Thiaguinho me atrasar”
Dessa vez a ExpoCrato foi longe demais.
Saiba mais em www.fooba.com.br
texto: Rayssa Leonel
Imagem: Divulgação
  • “Pra sonhar”: Marcelo Jeneci está de volta ao solo caririense.
Saiba + em www.fooba.com.br
Texto: Rayssa Leonel
Foto: Divulgação
  • VIRADA DE LOTE QUINTA 🔄 Garanta já o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao @festadesantoantoniooficial
@argemirosampaio
  • Estoque 💥
@festivalexpocrato
  • E esse feat babadeiro de @marcelojeneci e nossos amores da @bandanazire, quem aguenta?
#conexoes #cariri #musica
  • O circo do absurdo Caririense.
Com @limiardodesconhecido
Veja em www.fooba.com.br
Colunista: @diegocvmoreira
Foto Divulgação
#Musica #autoral #cariri
  • Em virtude do enorme volume de acessos e procura por ingressos para o Festival Expocrato 2019, houve um problema técnico causando lentidão e travamento do sistema, impossibilitando a continuidade das vendas no momento. Estamos trabalhando na solução e buscando o restabelecimento o mais breve possível. Informaremos o reinício das vendas tão logo ocorra a regularização do sistema.
  • Corre que ainda da tempo você garantir o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao

Siga-nos!