Teatro

CiaSenhas de Teatro de Curitiba traz ao Cariri uma intensa programação com espetáculo, oficina e encontro com artistas locais

Maringas Maciel-0088

O projeto Circo Negro em Circulação no Nordeste chega à cidade de Juazeiro do Norte com uma intensa programação no período de 14 a 18/06, incluindo espetáculo, oficina e encontro. O projeto tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobrás Distribuidora e foi selecionado pelo Programa Petrobrás Distribuidora de Cultura 2015/2016.

A CiaSenhas de Teatro é um coletivo que atua em Curitiba desde 1999 formado por artistas-pesquisadores das Artes Cênicas. Desde sua fundação a companhia têm se dedicado à investigação da linguagem cênica com enfoque no trabalho do ator-criador paralelo ao desenvolvimento de dramaturgia original em processos compartilhados de criação. A CiaSenhas procura  disponibilizar seus espetáculos às mais diferentes platéias e promover ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo.

CIRCO NEGRO, desde sua estreia tem participado de inúmeros festivais e realizado apresentações em diversas regiões do Brasil. Através deste projeto, a CiaSenhas tem a oportunidade de se apresentar pela primeira vez na cidade de Juazeiro do Norte com temporada agendada para o período de 15 a 18 de junho às 19:30h no Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri , com entrada franca.

Maringas Maciel-0175

Ao juntar em cena, no mesmo espetáculo, a dramaturgia do autor e diretor argentino Daniel Veronese – um dos nomes mais festejados da atual cena de Buenos Aires –, à CiaSenhas de Teatro, uma das mais atuantes companhias teatrais de Curitiba, sob a direção de Sueli Araujo desde 1999, ano de seu início, a expectativa em torno da montagem só podia se confirmar: uma peça lúdica e cruel, um teatro de movimentos repentinos, que mistura realidade e ficção num jogo permanente com a platéia. CIRCO NEGRO é teatro apresentando o teatro. Teatro mostrando o fato-teatro.

A narrativa do trabalho é conduzida por criaturas/personagens que se alternam entre seres reais e imateriais criando atmosferas cênicas em que a realidade se revela estranha, porém reconhecível em sua crueldade. O universo ficcional proposto na encenação se estabelece como impossibilidade, estranhamento e assombro.

A realização de números circenses, propostos no texto de Veronese, serve como metáfora do jogo de relações de poder e competitividade instaurados sobre tênues movimentos entre verdade e mentira, narrativa e drama, personagem e narrador, seres autônomos e autômatos.

Maringas Maciel-0204

A citação ao circo está presente em todos os elementos visuais e sonoros criando a paisagem de um tempo-espaço situado entre as imagens do circo mítico – fruto do inconsciente coletivo – em contraste com o lugar do próprio teatro enquanto espaço da representação. O jogo, ao mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação.

Além das apresentações, o projeto prevê a realização de mais 02 Ações Formativas que completam a programação: A Oficina de formação de Platéia destinada aos alunos do EJA que farão uma atividade prática, depois irão assistir o espetáculo e participarão de um bate-papo após a apresentação. O objetivo desta oficina é proporcionar uma aproximação mais efetiva com a arte teatral, em especial com o teatro contemporâneo, instrumentalizando os participantes para um diálogo mais sensível com o teatro.  A outra atividade prevista é um Encontro (Ação de Com-Vivência) com grupos de teatro e artistas locais com objetivo de trocar experiências artísticas, compartilhar procedimentos criativos e construir novos espaços de comunicação entre artistas de teatro no Brasil.

IMPRENSA:

“…a Cia Senhas avança em sua própria jornada com “Circo Negro”, um espetáculo que se constitui como um desafio formal e estético ao qual a diretora Sueli Araújo responde com maturidade criativa. Como ouvi de um crítico paulista ontem, este é o trabalho ideal paraque a companhia curitibana rompa a timidez e ultrapasse as fronteiras paranaenses. Concordo plenamente. Está mais do que na hora de mostrar-se a outros públicos.”

“…O que move o grupo nesta obra de Veronese é a observação crua da condição do atuante. Crua, mas não cega de sua beleza: afinal, como se diz em cena, o ator é o único capaz de morrer e voltar.” Por Luciana Romagnolli – Blog Horizonte da Cena http://horizontedacena.blogspot.com.br/2012/09/veronese-ii-cia-senhas-se-expoe-ao-risco.html

“…Espetáculo, no melhor sentido do exibicionismo, pelo qual assistí-lo é igualmente se descobrir participante de um circo de contradições.  A generosidade e talento dos atores faz da obra do argentino Veronese uma experiência especial. E é preciso dizer ainda, que o trabalho trouxe um dos melhores inícios de espetáculo de todo o festival. Inventivo, controladamente ridículo, criticamente ingênuo e esteticamente muito interessante. Circo Negro é desses espetáculos que poderiam ganhar as estradas e garagens por aí. Em bons e muitos momentos, lembrou, de uma maneira mais atual e jovem, a ironia e sabores do velho e saudoso Teatro do Ornitorrinco.” Ruy Filho –http://antroexpostodialogos.blogspot.com.br/2013/03/circo-negro.html

“O espetáculo me arrebatou, o que talvez me deixe minha avaliação menos imparcial, mas constato uma maturidade grande nessa montagem. Sua proposta não é simples, lida o tempo todo com desencaixes (de tempo, de espaço, de foco), e o grupo, sob direção de Sueli Araújo, cumpre com galhardia o desafio.O ritmo e a qualidade da encenação são dois motivos consistentes para explicar o fascínio desse Circo Negro, mas existe algo além; há esse efeito que emerge à revelia do que se narra na superficialidade. Uma emoção genuína, nada manipulada, que brota do estranhamento. Uma sensação periférica, que invade o espaço reservado à lógica e à razão. Talvez seja isso o que nos diferencie dos títeres e dos bonecos: ao contrário deles, sucumbimos à morte, temos limitações físicas e inevitavelmente transmitimos emoções (mesmo quando não queremos); mas carregamos o que se convencionou chamar de “alma” (anima), essa porção de mistério que pertence a todos e a ninguém.! Maria Fernanda Vomero – http://epoca.globo.com/regional/sp/blogs-epoca-sp/jogo-de-cena/noticia/2013/09/realidade-e-ficcao-se-revezam-no-palco-circo-da-cia-senhas.html

 CURRICULO DO ESPETÁCULO

2012: Temporada de 24 apresentações na Cia dos Palhaços (Curitiba)
2013: Festival de Teatro de Curitiba, FIT Rio Preto, FILO – Festival Internacional de Londrina, POA em Cena e Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paranaense – etapa São Paulo. Temporada no Sesc Ipiranga – SP
2014: Mostra Novos Repertórios (Copa do Mundo), Festival de Jacarezinho, Festival de Inverno de Antonina
2016: Temporada Caixa Cultural Recife

 FICHA TÉCNICA

Texto: Daniel Veronese
Tradução: André Carreira
Direção: Sueli Araujo
Assistente de Direção: Anne Celli
Elenco: Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafael di Lari
Direção de Movimento: Cinthia Kunifas
Sonoplastia: Ary Giordani
Iluminação: Wagner Correa
Figurino: Amabilis de Jesus
Cenário: Paulo Vinícius
Produção e Maquiagem: Marcia Moraes
Produção Local: Monte de Coisas
Realização: CiaSenhas de Teatro

SERVIÇO

ESPETÁCULO CIRCO NEGRO
15 a 18 de junho de 2016
Quarta a sábado às 19:30h
Teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Juazeiro do Norte – São Pedro, 337 – Centro
Informações: (88) 3512-2855 / (88) 98814-9118
Entrada Franca

O espetáculo tem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais (deficientes auditivos e visuais)

Classificação indicativa: 18 anos

Share this Story
  • Cinema

    Filme de Marcelo Gomes expectativa da crítica.

    Gravado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Recife a obra prevista para o final de 2019 tem ...
  • Música

    Banda Blitz no Cariri

    37 anos de Rock e irreverencia serão contemplados pelos caririenses. Banda Blitz no Sesc Juazeiro do Norte
  • Cinema

    Programação Cinema de 25 de abril a 1 de Maio

    Com o total de 3 horas e 1 minuto, Vingadores: Ultimato (2019) não é apenas o filme mais longo já produzido pela Marvel Studios, como também é o filme de super herói mais longo já lançado nos cinemas.  
  • Música

    Coral do ICA-UFC estreia “Fé”

    "Fé" surge com a intenção de abordar a humanidade da crença, entendendo-a não apenas como ligação com um plano espiritual e místico, mas também como encontro, empatia, conexão com o outro e o todo. O espetáculo propõe entender o que existe de comum nos mais variados tipos de crenças e que constitui o ponto essencial que as conecta, levando o público a pensar sobre o individualismo e a intolerância nos quais nossa sociedade está imersa.
  • Cinema

    Chamada para o Festival do Minuto

    O Festival do Minuto, convida os gerenciadores de espaços culturais para exibição do festival do Minuto 2019.
  • Cinema

    Programação Cinema de 18 a 24 de abril

    A estreia dessa semana é um Terror. Confira a programação de cinema das da Orient Cinemas no Cariri Garden Shopping em ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Teatro

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Veja Também

Decon interdita boate em Juazeiro do Norte e show que aconteceria nesta sexta-feira é cancelado

O estabelecimento deverá permanecer interditado até que seja demonstrada a sua regularização

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • @blitzoficial no Estacionamento da Música do @sescce 
Uma viagem de 37 anos! Confira, curta e comente!
  • 37 anos de Rock e Irreverência serão contemplados pelos caririenses: @blitzoficial no #sescjuazeirodonorte 
Mais informações em Fooba.com.br
#show #Cariri #musica #rock #blitzevocê
  • O quarto filme da franquia Os Vingadores continua a nova formação do grupo, após The Avengers: Infinity War - Part I.

Com o total de 3 horas e 1 minuto, Vingadores: Ultimato (2019) não é apenas o filme mais longo já produzido pela Marvel Studios, como também é o filme de super herói mais longo já lançado nos cinemas.

O trailer oficial de Vingadores: Ultimato (2019) alcança o título de primeiro filme em toda a história do YouTube a atingir mais de 1 milhão de curtidas em menos de 4 horas. Além disso, o vídeo do filme também recebeu mais 289 milhões de visualizações com apenas 24 horas após ser publicado, quebrando o recorde anterior do primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita (2018). .
#vingadores #avengers #marvel #thor #marvelbrasil #homemdeferro #vingadoresguerrainfinita #hulk #nerd #capitaoamerica #homemaranha #thanos #geek #guerrainfinita #espiderman #vingadoresultimato #infinitowar #avengersendgame #marvelcomics #turman #mcu #jenifer #o #tonystark #guardioesdagalaxia #viuvanegra #marvelstudios #endgame #filmes #bhfyp
  • Confira a ordem dos shows do @jonasintenseoficial. Chega cedo para curtir cada momento desse evento incrível.

Últimos ingressos 🚨
M.Officer (Cariri Garden Shopping)
Farmácias Gentil (Crato e Juazeiro)

#JonasIntenseCariri
#VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • Uma mega estrutura tá sendo montada para você curtir o @jonasintenseoficial com o melhor conforto. Confere só o mapa do evento. 
Últimos ingressos então corre para garantir seu ingresso. Convide toda sua galera e vem para o Jonas Intense. 
#JonasIntenseCariri
#VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • LOUNGES ESGOTADOS 😨😨 Últimos ingressos para o @jonasintensecariri, corre que da tempo você garantir o seu. ▪M.Officer (Cariri Garden Shopping)
▪Farmácias Gentil (Crato e Juazeiro)
▪Escritório Yury Paredão 🖥 Vendas Online: Bilhete Certo

#JonasIntenseCariri
#VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • 🚨 Amanhã no Escritório Yury Paredão na compra de 1 ingresso Jonas Esticado te dá outro. Se liga nas informações. 🎟 Ingressos Limitados.  #JonasIntenseCariri
#VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • 🚨😱 Quarta somente no Escritório Yury Paredão LOTE RELÂMPAGO na compra de um ingresso @jonasesticado te dar outro, isso mesmo o Jonas Esticado estará no escritório para te entregar o outro ingresso a partir das 13h. 
Então fica ligado que o lote é super limitado. #JonasIntenseCariri
#VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao

Siga-nos!