Com seis edições de resistência, o Festival Caldeirão das Danças tá vindo

Mais um espaço democrático para fomentar a arte e a cultura.

Foto: Divulgação

Trazendo de volta o Crato ao circuito nacional da dança, o Festival Caldeirão das Danças resgata a história da cidade com a manifestação artística do corpo. Nas décadas de 80 e 90, o município era referência na dança do estado do Ceará, os espetáculos atraiam grandes públicos aos teatros da região.

Entre os dias 4 e 5 de outubro, no Crato, o festival chama o Cariri para dançar em tempo de resistência e luta, reunindo grupos de diversas categorias como Balé, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, K-Pop, Dança de Salão e manifestações tradicionais; o evento abre um espaço democrático para todos que desejam mostrar suas experiências e resistências. Serão dois dias de programação gratuita com 25 apresentações de grupos do circuito Juazeiro, Crato e Barbalha.

O Crato une diversos artistas das danças, principalmente na periferia da cidade, onde estão concentrados grupos e experiências significativas e de invisibilidades. Segundo Junior Pessoa, coordenador geral do festival, é importante reconhecer e enaltecer essa diversidade.

“Reconhecer essa diversidade é um dos caminhos para potencializar o pensar, o fazer, a circulação e a produção da dança na cidade, de forma a contemplar os que estão excluídos do circuito oficial das artes. “ afirma o coordenador.

O evento é organizado pelo Coletivo Festival Caldeirão das Danças com co-realização do Coletivo Camaradas e Phisical Espaço de Dança e nasceu do desejo de afirmar a dança na região, além de colaborar com a luta em favor da diversidade, do respeito e da afirmação da identidade cultural brasileira, a partir das danças produzidas na região.

Programação:

SEXTA – 4 DE OUTUBRO

Roda de conversa: Corpo, periferia e Resistência.

Epidemia de dança: Solo/contemporâneo do artista Cratense Cristiano Ramos.

Roda de Samba: Grupo Capoeira Alforria

Local: Terreiro dos Camaradas, Comunidade do Gesso – Crato

Horário: 17h30

SÁBADO – 5 DE OUTUBRO

Mostra de Rua – Festival Caldeirão das dança

Local: Praça Siqueira Campos – Crato
Horário: 18h

Abertura com danças populares e 20 apresentações de grupos de dança e performance da Região do Cariri.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Ação Social

Veja Também

Mostra Negritude Infinita tá ocupando o Cinema do Dragão com programação gratuita

A programação conta 70 produções, dividas entre curtas e longas, mesas redondas e oficinas gratuitas

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O DJ Rennan da Penha, preso desde abril, foi solto nesta sexta-feira! Após o pedido de habeas-corpus, a juíza Larissa Maria Nunes Barros Franklin Duarte, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu alvará de soltura. 
#rennandapenhalivre #bailedagaiola #aosomdo150
  • @pefabiodemelo emociona público no seu show
  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri

Siga-nos!