Com seis edições de resistência, o Festival Caldeirão das Danças tá vindo

Mais um espaço democrático para fomentar a arte e a cultura.




Ação Social, Cultura

Foto: Divulgação

Trazendo de volta o Crato ao circuito nacional da dança, o Festival Caldeirão das Danças resgata a história da cidade com a manifestação artística do corpo. Nas décadas de 80 e 90, o município era referência na dança do estado do Ceará, os espetáculos atraiam grandes públicos aos teatros da região.

Entre os dias 4 e 5 de outubro, no Crato, o festival chama o Cariri para dançar em tempo de resistência e luta, reunindo grupos de diversas categorias como Balé, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, K-Pop, Dança de Salão e manifestações tradicionais; o evento abre um espaço democrático para todos que desejam mostrar suas experiências e resistências. Serão dois dias de programação gratuita com 25 apresentações de grupos do circuito Juazeiro, Crato e Barbalha.

O Crato une diversos artistas das danças, principalmente na periferia da cidade, onde estão concentrados grupos e experiências significativas e de invisibilidades. Segundo Junior Pessoa, coordenador geral do festival, é importante reconhecer e enaltecer essa diversidade.

“Reconhecer essa diversidade é um dos caminhos para potencializar o pensar, o fazer, a circulação e a produção da dança na cidade, de forma a contemplar os que estão excluídos do circuito oficial das artes. “ afirma o coordenador.

O evento é organizado pelo Coletivo Festival Caldeirão das Danças com co-realização do Coletivo Camaradas e Phisical Espaço de Dança e nasceu do desejo de afirmar a dança na região, além de colaborar com a luta em favor da diversidade, do respeito e da afirmação da identidade cultural brasileira, a partir das danças produzidas na região.

Programação:

SEXTA – 4 DE OUTUBRO

Roda de conversa: Corpo, periferia e Resistência.

Epidemia de dança: Solo/contemporâneo do artista Cratense Cristiano Ramos.

Roda de Samba: Grupo Capoeira Alforria

Local: Terreiro dos Camaradas, Comunidade do Gesso – Crato

Horário: 17h30

SÁBADO – 5 DE OUTUBRO

Mostra de Rua – Festival Caldeirão das dança

Local: Praça Siqueira Campos – Crato
Horário: 18h

Abertura com danças populares e 20 apresentações de grupos de dança e performance da Região do Cariri.