Tem coisa melhor do que beijar, beber e transar? Tem sim, tudo isso sem hepatite

Amigos, sinto dizer: No inferno não tem álcool, nem beijo na boca. Tratem de permanecer vivos para aproveitar as coisas nessa existência O Foobá hoje tá falando bem grosso com vocês, vamos conversar um pouquinho sobre hepatite, preciso dos leitores vivos e dando audiência. Ninguém pode garantir que embaixo da terra a Brisanet funcione, ela …




Amigos, sinto dizer: No inferno não tem álcool, nem beijo na boca. Tratem de permanecer vivos para aproveitar as coisas nessa existência

O Foobá hoje tá falando bem grosso com vocês, vamos conversar um pouquinho sobre hepatite, preciso dos leitores vivos e dando audiência. Ninguém pode garantir que embaixo da terra a Brisanet funcione, ela não tá funcionando nem aqui.

A hepatite é uma doença que nem faz barulho, nem folia. Silenciosa, ela ataca o fígado e provoca inflamações. A sua causa pode ser pelo consumo de álcool, sexo sem proteção, vírus, uso de alguns medicamentos e até doenças autoimunes. Por não apresentar sintomas definidos, o tratamento, assim como o diagnóstico, pode ser prejudicado. Então jovenzinhos, estejam atentos, pois segundo o Ministério da Saúde, os casos de hepatite dobraram entre homens de 20 a 39 em todo país .

Os casos de hepatite mais comuns no Brasil são as virais do tipo A, B e C. Os casos tipo A são os decorrentes no nordeste, que sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus e o seu tratamento é mais simples.

A Hepatite B e C, são as que podem ser transmitidas através de relações sexuais sem proteção e beijos em que uma das pessoas esteja com feridas ou cortes na boca.

Hepatite B

O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode acontecer em situações do dia a dia, como compartilhamento de agulhas, alicates, beijo em boca feridenta, entre outros.

O caso é que você não precisa deixa de transar ou beijar na boca por causa da hepatite, as prevenções estão aí para isso. Nada de transar sem camisinha, você previne essa e mais um bocado de doenças, caso não tenha grana, procure o postinho mais próximo da sua casa, esses órgãos de saúde pública disponibilizam de preservativo no 0800.

Outra maneiras de prevenção:

  • Evite utilizar objetos pessoais de outros, tais como lâminas de barbear ou escovas de dente
  • Não compartilhe seringas de drogas ou instrumentos de outras drogas (como canudos para cheirar drogas). De preferência, nem use.

Outra coisa, se tiver com a boca feridenta ou cortada, não beije até tratar.

Aviso do Programa Nacional de Imunizações: Recomenda-se atualmente a vacinação universal das crianças contra hepatite B. Quando não for aplicada na unidade neonatal, a vacina deve ser feita na primeira consulta ao serviço de saúde. Pode ser aplicada simultaneamente com a vacina BCG

Hepatite C

Diferente da Hepatite A e B, a C não tem vacina e, em 80% dos casos, se torna crônica. Ela é o motivo do 70% das mortes causadas pela hepatite.Quando diagnóstica, pode ser tratada com medicamentos.

As maneiras de transmissão são quase as mesmas do tipo B e é a forma mais preocupante de hepatite, uma vez que ela permanece latente no organismo por muitos até que surjam os primeiros sintomas.

Hepatite Alcoólica

O uso excessivo de água ardente também é uma das causas da hepatite, nesse caso não é viral, mas causa inflamação no fígado do mesmo jeito. O uso prolongado de álcool provoca alterações no fígado leva ao aparecimento de sintomas como fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e outros. Podendo evoluir para cirrose e falência hepática.

Aí você pergunta: Como prevenir?

Não seremos puritanos, rola continuar bebendo, mas esteja atento as ressacas prolongadas, ao cansaço depois de beber. Outro fato muito importante, consulte sempre um médico, dê descanso para o seu fígado, faça intervalos sem álcool e dê um olhadinha no estado do seu órgão.

O diagnóstico e tratamento devem ser administrado por especialistas, e esse negócio de tentar se tratar em casa, por conta própria: Nem pensar! O médico Wberlânio Costa afirma que “O acompanhamento com o médico infectologista é fundamental” As vacinas são o melhor meio de prevenção a hepatites virais.

As lesões no fígado podem ser revertidas com a interrupção imediata de consumo de bebidas, mas devem ser associadas à reeducação alimentar e o uso de medicamentos. Tudo isso deve ser acompanhando de profissionais da saúde.

É isso meninxs, cuidem dos seus corpos.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cotidiano

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio
  • Um dos jeitos de permanecer perto da arte e da cultura é acompanhando "Tudo em Casa". O  novo projeto do Sesc permite que a instituição continue nos oferecendo entretenimento e conhecimento.

Saiba mais sobre o festival acessando o link na bio.

#fooba #cultura #sesc #quarentena #coronavirus #musica
  • Na Coluna de hoje, Paulo Rossi escreve sobre a estratégia que Bolsonaro parece seguir e como ela afetará todos nós. A aposta do colunista é fracasso ao final. Leia já, link na bio.
(Crédito da imagem: @insoniascarvao)
  • Quais características definem um grande líder? Bom-senso, perspicácia, proatividade, coerência, inteligência; certamente, estas são algumas indispensáveis. Todavia, o que estabelece a ineficiência de um líder?

Tem texto novo na coluna do @paulojralves ❤️
  • O ficaemcasa.ce  irá reunir  21 músicos cearenses de diferentes estilos em 3 dias de festival gratuito e online. Transmitido diretamente do  Instagram de cada artista.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #ceara #musica #coronavirus #festival
  • Os casos de coronavírus confirmados no Brasil subiu para 1.898 e que 34 mortes já foram registradas no país. 30 em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.

Saiba mais acessando o link na bio.

#fooba #coronavirus #casos #brasil #saude
  • FIQUE EM CASA: Saindo esta semana excepcionalmente na sexta-feira, a Coluna de @eipaulorossi de hoje traz 5 dicas para você aproveitar a sua quarentena da melhor maneira possível. Corre ler! :)
  • Tanto a frota de ônibus do sistema urbano, que funciona em Juazeiro do Norte, como como do sistema intermunicipal, ligando a cidade à Barbalha, Missão Velha e Crato serão paralisadas.

Saiba mais acessando o link na bio.

#cariri #fooba #onibus #coronavirus #viametro

Siga-nos!