Crato recebe a Mostra de Teatro de Rua do Sesc

Crato recebe a Mostra de Teatro de Rua do Sesc

A programação deste ano ocupará vários espaços da cidade, ruas, centros, comércios e casas de mestres de tradição. Serão 6 dias de programação gratuita, de 10 a 15 de junho, na cidade do Crato. 5 grupos se apresentarão na cidade, a programação é gratuita, e traz as linguagens de dança, teatro, circo, performance, música e tradição.

A mostra pretende promover a arte e democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos para o público e valorizando manifestações artísticas de rua.

Confira a programação:


10 de junho (segunda)
09h – Troca-se Histórias por Brincadeiras (Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas)

Local: Feira Livre do Crato – Av. José Alves de Figueiredo

17h – Troca-se Histórias por Brincadeiras (Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas)

Local: Terreiro Coletivo Camaradas – Rua Monsenhor Juviniano Barreto, Centro
Resumo: Contando histórias e ganhando brincadeiras: espetáculo constrói universo interativo, dinâmico e lúdico. Dengoso é um palhaço aventureiro, que anda em parceria com seu sobrinho Pitoco, um menino curioso, músico e brincalhão. Andando de cidade em cidade, os dois trocam suas histórias por brincadeiras. O espetáculo trata de temas, tais como: relações humanas, encantamento, interatividade e seu conteúdo é a cultura popular nordestina.

11 de junho (terça)

16h – Corpo-Lixo-Cidade (Grupo Silvia Moura)

Local: Centro, Crato – Ruas do Comércio

Resumo: Interferência de Silvia Moura (Fortaleza CE) Habitando e redesenhando os trilhos, ruas, asfaltos, calçadas, prédios, pontes, casebres, postes, muros, postos, praças, pessoas e arquiteturas das cidades. A performance é um trajeto urbano traçado à partir das relações que a performer cria com o lixo que é encontrado , catado e re-significado ao longo do trajeto.

19h30 – Tempestade (Grupo Silvia Moura)

Local: SCAN – Sociedade Cratense de Assistência aos Necessitados – Rua Vicente Tavares Bezerra, nº 439

Resumo: Desistir-existir-resistir e finalmente começar tudo de novo, um ciclo infindável de pequenas desistências, seria como morrer? Como resistir sem desistir e assim seguir insistindo em mover-se? Uma dança que protesta, que reverbera no corpo os gritos emudecidos, uma dança que não pode ser silenciada


13 de junho (quinta)

14h – Ação em parceria com o Centro de Artes – URCA.

III Reunião Artístico-cientifica do GT de Artes Cênicas na Rua da ABRACE.

“Conversas sobre Dança de/na rua” com a Mestra Raimunda (Coco Mulheres da Batateira) e Tata Alves (Coletivo CREWolos)

Mediação: Alysson Amâncio (ADC).

16h – Apresentação do Grupo de Coco Mulheres da Batateira

Local: Terreiro da Mestra Edite – Rua: Monsenhor Tavares, N º 10 – Batateira


17h – Porta-Retrato – Lydia Silva

Local: Praça da Batateira Crato


14 de junho (sexta)

17h – sÓ (Sâmia Ramare)

Local: Terreiro Criativo do Gesso – Rua Monsenhor Juviniano Barreto, Centro

Resumo: Uma mulher, em um espaço, instiga o imaginário das pessoas que passam, este espaço poderia ser qualquer lugar, em casa, no trabalho, na escola, na universidade. sÓ apresenta uma situação de violência.

19h30 – Capitães do Asfalto (Grupo Trupe dos Pensantes)

Resumo: Uma livre adaptação da obra Capitães da Areia do autor Jorge Amado, a encenação é fruto de um processo colaborativo entre atores e músicos, que carrega um lado místico fomentando catarses e epifanias. Crianças de passado cruel, sem mãe, sem pai. Marginalizados, procuram nos roubos meios para sobreviverem. Meninos homens que apesar da baixa estatura lutam contra a pobreza e lutam pela liberdade que lhes foi roubada. Pequenos no corpo, mas grandes na força e na coragem.

20h – Show FURMIGADUB E SEU BANDO

Local: Trapiche – Rua Cel. Raimundo Lobo.

Resumo: FurmigaDub é o encontro da cultura popular nordestina com a música eletrônica contemporânea. Idealizado por Fabiano Formiga, o projeto estabelece uma ponte entre ritmos como ciranda, caboclinho e baião e as batidas da efervescente bass music. Comemorando o lançamento do primeiro disco, ?Grave da Mata? (2018), Furmiga Dub recebe Mestre Nico (Siba) e Rafa Nepomuceno (Coco de Oyá) para interpretar canções do novo álbum, de mestres populares resgatados pelo projeto e dos trabalhos de cada músico.


15 de junho (sábado)
17h – Manifesto (Grupo Coletivo Dama Vermelha)

Local: Encosta do Seminário – Calçadão da Encosta do Seminário

Resumo: Manifesto é um espetáculo teatral que lacera o pensamento de 05 mulheres sobre suas posições políticas, econômicas, sociais, existenciais, filosóficas e criativas enquanto artistas da cena, residentes no interior do Ceará, revelando seus anseios, suas questões, contradições, impulsos, fragilidades, medos e expondo o que há de mais intrínseco nos imaginários dessas mulheres, em diálogo com discursos e ideais oriundos de manifestos literários vanguardistas do século XX.

19h – sÓ (Sâmia Ramare)

Local: Reffsa -Rua Ratisbona, Centro

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

(Fortaleza) Sexta, 23/08 – O que tem pra hoje?

Também sextaremos em Fortaleza

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Programa novo: o primeiro episódio do Arrudeio já está no ar no nosso site e YouTube. Corre conferir! #cariri #fooba #arrudeio #programa
  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri

Siga-nos!