Artista no Crato usa postes como galeria do seu trabalho

Alexandre Lucas, usa os postes de iluminação pública para espalhar os seus desenhos, a partir da técnica de lambe –lambe.




A arte urbana é uma das formas de democratizar o acesso da população à produção artística. No Crato, o artista e pedagogo, Alexandre Lucas, usa os postes de iluminação pública para espalhar os seus desenhos, a partir da técnica de lambe –lambe.

A intenção do artista, inicialmente, é transformar o Território Criativo do Gesso, que compreende os bairros Centro, São Miguel, Pinto Madeira e Santa Luzia numa espécie de galeria urbana, tendo como suportes os postes.

Para Alexandre Lucas, essa ação além de proporcionar uma relação de aproximação dos transeuntes com o seu trabalho, cria uma cultura de observação das visualidades que são colocados nos postes. Ele enfatiza que essa intervenção urbana é uma forma também de estreitar a relação entre artista, obra e público e demarcar esteticamente um território preenchido de vários lugares. “A demarcação do espaço tem uma forte representação política e poética para a construção de uma narrativa”, destaca Lucas.

O trabalho de Alexandre Lucas tem sempre uma característica política, no sentido de fazer com que a arte seja acessível, interativa, colaborativa e inclusiva. Esses traços têm marcado as intervenções urbanas, performances e exposição em galerias desenvolvidas pelo artista.

Nos últimos anos, Alexandre Lucas tem se destacado como artista, educador e articulador pelo trabalho que vem desenvolvendo no campo das artes, da literatura e da urbanização social, na comunidade do Gesso, através do Coletivo Camaradas, organização que atua desde 2007.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Artes Visuais

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!