Mais um Museu Orgânico – Casa dos Pássaros do Sertão em Potengi será inaugurado amanhã

O projeto do Sesc reconhece os Museus Orgânicos como um novo tipo de museu, baseado no vínculo da trajetória e nos lugares onde os mestres vivem




Cultura

O Cariri tá ganhando mais um Museu Orgânico e Potengi tá ganhando o terceiro no seu território. O Museu Casa dos Pássaros do Sertão também conhecido como a casa do Seu Mário Abraão e Dona Zizi, situada no Sítio Pau Preto será inaugurado nesta quarta-feira (18).

O primeiro Museu inaugurado em Potengi foi a Casa do Mestre Antônio Luiz, o segundo foi a oficina de Francisco Dias, o Mestre Françuli.

O projeto Museus Orgânicos do Sesc tem como principal premissa estabelecer um vínculo entre o legado histórico do saber dos mestres e onde inicia e reside a tradição: suas moradas.

Museu Casa dos Pássaros do Sertão

A história do Museu Casa dos Pássaros do Sertão começa em meados dos anos 30 e 40, quando o casal AbraãoGonçalves de Pinhoe Ana Gonçalves de Pinho, e sua filha de cinco anos de idade, Josefina Zizi da Conceição, chegavam de mudança em sua nova propriedade, a Fazenda Belo Horizonte. A família que antes residia na Cachoeira dos Gonçalves em Crato – Ceará, comprou a nova propriedade onde se instalaram para trabalhar com a pecuária bovina.

No ano de 1947, com 15 anos de idade, Josefina Zizi da Conceição, a Dona Zizi, se casa com Mário Gonçalves de Lima, e juntos passam a trabalhar com agricultura, produzindo algodão, milho, feijão e fava, e com a pecuária, criando gado. Com o passar dos anos, constroem uma família na Fazenda Belo Horizonte.

Seu Mário e Dona Zizi se tornam grandes produtores da região e têm uma vida próspera na fazenda, que ganha o apelido de “Sítio Pau Preto”. Durante a jornada, o casal tem nove filhos: Adalberto, Mariinha, Francisca, Joaquim, Abraão, José, Ana Lúcia, Luiz e Mário.

Seu Mário, também chamado Mário Abraão (apelido herdado do sogro), e Dona Zizi decidem dividir a propriedade com os filhos, definindo e documentando uma parte da prioridade para cada um. Com isso, após alguns anos, surge “A Casinha”, propriedade do filho mais novo do casal, Mário Gonçalvez de Lima Filho, e agora, recém-inaugurada Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

Localizada no meio da caatinga, na Fazenda Belo Horizonte, mais conhecida como Sítio Pau Preto, hoje, “A Casinha” se transformou em espaço de observação e de fotografia de aves de Jefferson Bob, bisneto de Seu Abraão, neto de Dona Zizi, e filho mais velho de Mário Filho. Bob, como é chamado na região, desde criança teve sua vida conectada com o sítio, tornando-se biólogo e conhecedor da avifauna.

À medida que foi crescendo, o bisneto de Seu Abrão e neto de Dona Zizi percebeu que além dele, outras pessoas também faziam o mesmo e então passou a exercer a atividade de guia de observação de aves em 2013.

O Sítio Pau Preto, que conta atualmente com 212 espécies de aves registradas no “E-Bird”, foi ganhando espaço como ponto turístico. A presença de visitantes e de agências de observação de aves de toda parte do mundo exigiu de Bob uma transformação para um local de acolhida. Em 2016, ele e sua mãe Ivete Guedes iniciaram um projeto de hospedagem domiciliar, que recebe apoio de muitos observadores de aves via arrecadação pela internet. Após a reforma, os grupos passaram a usar o local como hospedagem e ponto de apoio para a atividade. No local, também é feito o trabalho de preservação da natureza.

Museus Orgânicos no Cariri

O projeto do Sesc em parceria com a Fundação Casa Grande pretende fomentar a cultura da região e reconhece os Museus Orgânicos como um novo tipo de museu, baseado no vínculo da trajetória e nos lugares onde os mestres vivem.

Os novos tipos de museus se baseiam em objetos, em pessoas, fotografias, vestimentas, instrumentos e elementos que marcam e consolidam manifestações culturais. Os espaços reconhecidos fazem parte do projeto ” Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri” e constroem a rede que fortalece os lugares de memória.

SERVIÇO:

Inauguração do Museu Casa dos Pássaros do Sertão

Data: 18 de dezembro de 2019

Local: Sítio Pau Preto, s/n, Zona Rural de Potengi-CE

Horário: 17 horas