Pesquisa mostra as preferências musicais do Brasil, e comprova: o Funk vai dominar o País

Hoje, dia 24 de Julho, uma pesquisa divulgada pela JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Datafolha revelou detalhes sobre as preferências musicais do brasileiro. Mostrando que, apesar do Sertanejo dominar o cenário atual, o público mais jovem ama o funk. O jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski fez uma ótima explanação sobre …

Hoje, dia 24 de Julho, uma pesquisa divulgada pela JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Datafolha revelou detalhes sobre as preferências musicais do brasileiro. Mostrando que, apesar do Sertanejo dominar o cenário atual, o público mais jovem ama o funk.

O jornalista, roteirista e diretor de TV André Barcinski fez uma ótima explanação sobre os resultados da pesquisa, veja a baixo:

Foi divulgada hoje, dia 24, uma pesquisa sobre as preferências musicais dos brasileiros.

O sertanejo aparece como o gênero musical de maior popularidade, mas o impressionante domínio do funk entre os adolescentes significa que, em poucos anos, o funk pode assumir a liderança nacional.

A pesquisa foi realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Datafolha, e ouviu 10.630 pessoas com idade a partir de 12 anos, entre os dias 14 de junho e 27 de julho de 2017. As pessoas foram abordadas pessoalmente em pontos de fluxo. O questionário, com 55 perguntas, traçou um panorama dos hábitos culturais dos moradores de 12 capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

A pesquisa pediu aos entrevistados para citar os três gêneros musicais que mais gostavam, por ordem de preferência. O resultado mostrou que o sertanejo, citado por 37%, é o estilo de maior popularidade, à frente de MPB (27%), gospel (21%), rock (21%), pagode e pop (ambos com 17%), que completam os cinco mais citados.

Apesar de não aparecer sequer entre os cinco gêneros mais citados no resultado geral, o funk é o preferido da juventude. Na faixa etária de 12 a 15 anos, o gênero é apontado como favorito por incríveis 55% dos entrevistados.

Entre os entrevistados com idades de 16 a 24 anos, o funk é citado por 28%, sendo ultrapassado pelo sertanejo (39%). Essa faixa etária é também a que mais se relaciona com o pop (28%) e rock (26%). A partir dos 25 anos, três estilos sobressaem: sertanejo, MPB e gospel. E se o funk é o gênero preferido dos mais jovens, o samba tem a preferência dos mais velhos: só aparece entre os mais citados na faixa a partir de 60 anos de idade.

Outras conclusões da pesquisa:

– Das 12 cidades pesquisadas, o sertanejo lidera em metade: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo. Nas três capitais nordestinas (Fortaleza, Recife e São Luís), é o forró que predomina. O gospel aparece como estilo mais apreciado em duas capitais: Belém e Salvador. Na capital baiana, o gospel empata na preferência com o MPB, o gênero líder em popularidade no Rio de Janeiro.

– MPB e Rock são os gêneros musicais mais ouvidos por quem possui ensino superior. Já os que estudaram até o ensino fundamental preferem Sertanejo e Gospel.

– Quando se analisa a renda, a MPB lidera entre as classes A e B. Esse gênero cai para a terceira posição entre a classe C e o sexto lugar nas classes D e E. Entre essas três últimas classes socioeconômicas, os dois estilos mais votados são sertanejo e gospel.

Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis no site: http://www.culturanascapitais.com.br.

Fontes:
Blog do Barcinskiandrebarcinski.com.br

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Música

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Justiça do Rio ordena que Netflix tire do ar especial do Porta dos Fundos

A decisão atende ao pedido da Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. Em primeira instância, a solicitação havia sido negada.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Cariri não lança apenas tendencias, lança marca também!
Quem quiser fazer parte dessa galera, cuida que a nova turma do curso está com inscrições abertas que inicia no dia 22 de janeiro. 
Saiba mais no blog, link na Bio!
#moda #mood #cariri
  • Explosão de Fofura: Crianças do IACC participam de colonia de férias.
As crianças foram convidadas a participar da colônia de férias La Plaza Kids, uma parceria que rendeu uma tarde animada para a garotada.
Saiba mais no blog, link na Bio!
Informações via @comum onike_
  • Saiu o primeiro trailer de “Sergio”, cinebiografia de Sérgio Vieira de Mello com Wagner Moura no papel principal, que foi divulgado hoje a tarde pela dona Netflix

Sérgio Vieira de Mello foi um brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas durante 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Morreu em Bagdá, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado a bomba contra a sede local da ONU. O filme estreia em 17 de abril em cinemas selecionados, que é massa, e claro no serviço de streaming.
O trailer tá no nosso blog, link na Bio.
#cinema #wagnermoura #netflix #filme #lancamento
  • Se liga nesse programação maravilhosa de férias, o Centro Cultural Banco do Nordeste tá te oferecendo gratuitamente dois shows de “Boogarins”, nos dias 23 e 24 e um de “Selestrial”, no dia 25 de janeiro, para você não reclamar que não tem rolê nesse finalzinho de férias.
#musica #cariri #ccbnb
  • Não tá mais aguentando as crianças dentro de casa nessas férias? Tem programação no Memorial

Toda quarta-feira é dia de ocupar o Memorial Padre Cícero, a segunda atração do ano do “Quarta é+ Cultura”, faz uma imersão na literatura, aliás, essa é a primeira vez que linguagem compõe a programação do projeto.
#ferias #cariri #literaturainfantil
  • Já tá tudo no esquema, Ana Carolina tá vindo fazer show no Cariri. O palco para essa noite inesquecível será o Verdes Vale Hotel, no dia 13 de março, teremos tempo suficiente de aprender as canções do seu novo projeto.

#musica #anacarolina #cariri #music
  • A nossa Cajuína São Geraldo, fez a Pablo e foi longe demais: o melhor refri do mundo agora como sabor picolé. Em parceria com a Pardal Sorvetes do Ceará, a marca de refrigerantes juazeirense vai virar sabor de sorvete, e passa a ser vendido a partir do dia 20 de janeiro em mercados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Vem logo, dia 20!
@cajuinasaogeraldo @pardalsorvetes 
#cariri #picole
  • Tá querendo se amostrar no Sesc? Tem edital aberto. Além de você se apresentar na Mostra Sesc, a instituição abriu o edital para o Credenciamento Anual de Artistas 2020.
.
.
.
#sesc #mostrasesc #cariri #edital #artistas #ceara

Siga-nos!