Os programas sociais e o ensino de artes

Por Alexandre Lucas O conhecimento produzido pela humanidade deve ser socializado e servir a prática social, essa premissa pedagógica deve ao meu ver nortear toda ação que envolve o ensino/aprendizagem. É neste aspecto com que venho refletir sobre a relação do ensino de artes nos sistemas não formais de educação, como é o caso dos …




Por Alexandre Lucas

O conhecimento produzido pela humanidade deve ser socializado e servir a prática social, essa premissa pedagógica deve ao meu ver nortear toda ação que envolve o ensino/aprendizagem. É neste aspecto com que venho refletir sobre a relação do ensino de artes nos sistemas não formais de educação, como é o caso dos programas sociais governamentais e não governamentais.

Qualquer iniciativa que vise gerar inclusão social para as camadas populares é um elemento importante para se combater a vulnerabilidade social. Entretanto, é essencial ter um norte político-pedagógico visando combater o “fazismo”, ou seja, o fazer desconectado da prática social e dos contextos históricos e conjunturais.

alexadre lucas

Neste sentido, o ensino das diversas linguagens artísticas dentro dos programas sociais deve ser amparado por uma lógica que se contraponha a superficialidade e a ausência de um suporte teórico visando eliminar o fazer pelo fazer ou aprender pelo aprender.

Ora o ensino de artes não deve ser encarado como um passatempo e exige embasamento teórico e pedagógico, pois a questão não é ensinar a dançar, a desenhar, ensaiar uma peça ou tocar um instrumento, mas vai, além disso, passa pela necessidade de compreensão do que está fazendo e o que se quer alcançar.

É preciso sair do previsível e do conteúdo de arroz com feijão para as camadas populares. É preciso possibilitar a ampliação das visões sociais de mundo, partindo da compreensão que o ensino necessita ser contextualizado e perpassar por várias áreas do conhecimento, tendo em vista que arte não se explica por si só ou pelo seu fazer.

Nesta perspectiva acredito que o ensino de artes nos programas sociais deva ser amparado no tripé: Ensino Contextualizado, o que vai exigir profissional com formação na área da linguagem artística o que em tese vai possibilitar embasamento teórico e pedagógico; vivência, é preciso que beneficiados tenham acesso a outros espaços de circulação e fruição artística, a novos discursos e a estéticas plurais e; experimentação, é sempre necessário criar a possibilidade de produzir algo no sentido materializar os estudos e a vivência e possibilitar, um novo olhar sobre os pensares e fazeres estéticos e artísticos.

O caráter do tripé pedagógico proposto visa tornar a arte um elemento de conhecimento e reflexão da realidade, instigar os processos criativos e colaborativos, ampliar o acesso a diversidade e ao deslimite da estética e da arte e contribuir para a construção de um novo tipo de agente social capaz de tornar a arte um elemento de humanização, resistência e busca do saber.

Entretanto, ainda encontramos barreiras que precisam superadas nos programas sociais que dizem respeito, por exemplo, as condições de trabalho oferecidas. Os profissionais da área não são atraídos pelos baixos valores ofertados, o que acaba favorecendo que qualquer pessoa que tenha habilidade empírica possa ser um educador nestes programas. Favorecendo a fragilidade do programa e do seu impacto social.

A educação para as camadas populares seja no sistema formal ou informal de ensino só será consequente, quando o conhecimento produzido historicamente for socializado de forma contextualizada e que sirva para a prática social. Caso contrário, estaremos apenas contribuindo para os fazedores de passividade e aniquilamento político.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Cultura

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e nerd de carteirinha desde que nerd era xingamento. Amante de música e cinema, idealizou o Foobá para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Concentração do Desfile das Virgens no Crato.
#carnaval #cariri
  • VIVA O INCRÍVEL MAIS UMA VEZ 
24.02 | Segunda de Carnaval
VÉSPERA DE FERIADO
Carnaval das Cores 2020
📍Disco Point Kariri 
POP 🧚🏽‍♀ TRANCE 🧚🏽‍♀ FUNK 🧚🏽‍♀ TRIBAL 🧚🏽‍♀ BREGA FUNK

Ingressos antecipados:
Loja Ferrovia Cariri Garden Shopping
Ou Delivery (88) 99773-3043
  • Crato - CE 16/02/20
  • Os premiados do Oscar:
Parasita, Coringa e 1917 estão disponíveis nas salas da @orientcinemas do @caririgardenshoppingoficial 
Veja os horários no nosso site, link na Bio!

#cinema #oscar #coringa #joker #movie #parasite #1917movie #cariri
  • Paredão formado: @felipeprior e @hadsonnery_oficial 
Quem fica?
#bbb #bbb20 #paredao
  • Quatro indicados ao paredão dessa semana em novas configurações movimentam o jogo.
Quem você elimina?
#bbb #redebbb #paredao
  • A final do tradicional jogo de futebol americano acontecerá neste domingo (02/02) em Miami

#jlo #superbowl #shakira
  • Logo após Bruninha deixar a TV Globo, imergiu na série,  junto com Reeves, e já teve cenas gravadas no Brasil.

#netflix #brunamarquezine

Siga-nos!