Secult irá lançar o I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará

Serão distribuídos 32 prêmios a iniciativas da sociedade civil




Foto: Ilustração

Na próxima sexta-feira (22), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará irá lançar, no cineteatro São Luiz, o I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará, que irá reconhecer e valorizar as formas de expressão, de celebrações e de saberes realizadas ou em andamento dos coletivos negros, das comunidades quilombolas e tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Ceará.

Serão distribuídos 32 prêmios a iniciativas da sociedade civil, com o recurso total de R$500.000,00. As inscrições para o prêmio acontecem no período de 12 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020. De 22 de novembro a 11 de dezembro deste ano acontece a divulgação da seleção pública.

O prêmio é lançado em diálogo com o Comitê Expressões Culturais Afro-brasileiras da Secretaria da Cultura, instituído em 2018, como uma instância consultiva e deliberativa, de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social.

Categorias

O I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará contempla iniciativas das expressões culturais afro-brasileiras que preveem o fortalecimento em território estadual como atividades, ações coletivas, formas e modos próprios de existência.

Serão 15 prêmios para Coletivos Culturais Negros, categoria de entidades, associações, federações ou representatividades de grupos/comunidades de manifestações culturais, artísticos e literárias originárias de matriz africana e afro-brasileira, tais como: afoxé, capoeira, maracatu, samba, tambor de crioula, afro empreendedores, coletivos de jovens e mulheres negras.

Também sete prêmios para a categoria Comunidades Quilombolas, que são comunidades remanescentes de quilombos, com costumes e modo de vida em comunidade, tem pertencimento Afro-quilombola e identidade cultural própria como expressão fundamental para valorização e desenvolvimento local através de seus saberes ancestrais. Serão premiadas comunidades devidamente reconhecidas pelo Movimento Quilombola do Estado do Ceará através da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (Cequirce), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e as certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

E, por fim, dez prêmios para a categoria Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira, que são grupos culturalmente diferenciados que se reconheçam como candomblé, omolocô, umbanda, tambor de mina, jurema, benzedeiras e rezadeiras que possuem formas próprias de organização social que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição.

Inscrições

Podem participar do I Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará pessoas física indicada expressamente pelo grupo/comunidade ou pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de natureza ou finalidade cultural, sendo estes, representantes dos coletivos culturais negros, das comunidades quilombolas e das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.

Para efeito de inscrição neste Prêmio todos os proponentes e responsáveis pelas iniciativas culturais deverão estar cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no seguinte endereço eletrônico, bem como vinculá-lo na ficha de inscrição online, no período de 11 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020. Mais informações no site de editais de Secult  (a partir do dia 22 de novembro).

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Cultura

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Programação de Blocos, informações úteis e dicas de saúde: tudo isso no nosso site! Confere lá
Link na bio 
#blocodecarnaval #carnaval #carnaval2020
  • Concentração do Desfile das Virgens no Crato.
#carnaval #cariri
  • VIVA O INCRÍVEL MAIS UMA VEZ 
24.02 | Segunda de Carnaval
VÉSPERA DE FERIADO
Carnaval das Cores 2020
📍Disco Point Kariri 
POP 🧚🏽‍♀ TRANCE 🧚🏽‍♀ FUNK 🧚🏽‍♀ TRIBAL 🧚🏽‍♀ BREGA FUNK

Ingressos antecipados:
Loja Ferrovia Cariri Garden Shopping
Ou Delivery (88) 99773-3043
  • Crato - CE 16/02/20
  • Os premiados do Oscar:
Parasita, Coringa e 1917 estão disponíveis nas salas da @orientcinemas do @caririgardenshoppingoficial 
Veja os horários no nosso site, link na Bio!

#cinema #oscar #coringa #joker #movie #parasite #1917movie #cariri
  • Paredão formado: @felipeprior e @hadsonnery_oficial 
Quem fica?
#bbb #bbb20 #paredao
  • Quatro indicados ao paredão dessa semana em novas configurações movimentam o jogo.
Quem você elimina?
#bbb #redebbb #paredao
  • A final do tradicional jogo de futebol americano acontecerá neste domingo (02/02) em Miami

#jlo #superbowl #shakira

Siga-nos!