Grupos de tradição ocupam as ruas no encerramento do Ciclo de Reis

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades …




Ilustração

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades concorrerem à realização desse trabalho com os grupos e tradição, levando para os bairros da cidade, durante os dias de realização, terreiras com os diversos grupos de folclore da cidade, promovendo uma grande festa da tradição popular. As ações foram realizadas por meio da Ong Zaíla Lavor.

Neste domingo foram mobilizados 36 grupos, desde às 10 horas, contando com reforço em diversos pontos, para garantir a segurança dos brincantes. O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, avalia a importância do Ciclo de Reis no intuito de reunir e fortalecer os grupos e consequentemente a grande tradição das festividades durante esse período em Juazeiro do Norte, figurando no calendário de atrações da cidade.

A coordenadora do evento, Maria Gomide, afirma que o Ciclo de Reis demonstrou nesta segunda edição uma adesão mais orgânica por parte dos Mestres e Brincantes que assimilaram bem a proposta do evento desde o ano passado. “O projeto foi abraçado por mestres e brincantes de Juazeiro do Norte. O formato já estava organicamente construído e isso foi notório durante a organização dos terreiros”, destaca Maria Gomide.

Em sua segunda edição, os Grupos da Tradição popular foram incentivados a resgatar elementos e personagens cênicos que fazem parte dos grupos como a velha, o jaraguá, o boi e outros. A ideia é tornar as brincadeiras mais atrativas para o público que geralmente é formado por pessoas de todas as faixas etárias (crianças, jovens e adultos).

10 horas de programação

Além da tradicional queima de lapinhas na praça Padre Cícero, as atrações aconteceram em quatro espaços públicos diferentes. As apresentações acontecera em locais como a Praças José Geraldo da Cruz, Praça Padre Cícero e Praça do Cinquentenário (Memorial Padre Cícero). A partir das 14h a programação ocorreu no Largo da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Tradição

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e nerd de carteirinha desde que nerd era xingamento. Amante de música e cinema, idealizou o Foobá para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • "Acredite: o BBB não vai ser sua catarse" é o texto de hoje da Coluna de @eipaulorossi. Link na bio.
  • As inscrições para a prova  ocorrem de 11 a 22 de maio. Os candidatos poderão pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência nas provas do ano passado no site do Inep entre os dias 6 e 17 de abril.

Saiba mais sobre a inscrição acessando o link na bio.

#fooba #brasil #inep #enem #inscricao
  • Enquanto a segunda parte da quarta temporada de Rick and Morty não estreia, o Adult Swim divulgou um curta inédito da animação. "Samurai & Shogun" leva os dois protagonistas ao Japão feudal e mostra uma batalha com muito sangue e portais. 
Confira o vídeo com legenda em inglês acessando o link na bio.

#rickandmorty #fooba #gironerd #gekk #cultura
  • Os projetos selecionados irão compor uma programação em plataformas digitais no período de abril a junho de 2020. Cada projeto irá receber  R$ 2.500,00. As inscrições são online e gratuitas e vão até o dia 10 de abril.

Saiba mais sobre o edital acessando o link na bio.

#fooba #cultura #festival #secult
  • A medida contemplará as famílias que consumirem até 100 quilowatts (kW) por mês. A lei deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) para aprovações finais.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #ceara #saude #coronavirus
  • Scott Derrickson, diretor do primeiro filme do Doutor Estranho, usou suas redes sociais para pedir que as pessoas fiquem em casa com uma paródia ao clássico cartaz do Tio Sam.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #marvel #fooba #geek #gironerd
  • Bob Dylan surpreendeu o público no Twitter ao disponibilizar a primeira faixa dele em oito anos. “Murder Most Foul” é uma música de 17 minutos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.

Ouça a música e saiba mais sobre ela no link na bio. 
#music #BobDylan #Dylan #lançamento
  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio

Siga-nos!