Daniel Walker: Morre o guardião da memória de Padre Cícero

Quando trabalhei na Universidade Regional do Cariri, tive a honra de conhecer o professor Daniel Walker, que começou seu trabalho de historiador em 1965, como jornalista amador, no Jornal Juvenil de São Paulo, sendo seu Correspondente na cidade de Juazeiro do Norte.

Sempre que eu precisava de alguma referencia da história de Juazeiro do Norte ou de Padre Cícero a primeira fonte de pesquisa, sem titubear eram as obras de Walker.

O historiador e professor cearense Daniel Walker Almeida Marques tinha 71 anos e estava internado no Hospital Santo Antônio, onde passava por tratamento contra um câncer, onde não resistiu vindo a óbito nessa quinta (11). Ele deixa esposa e dois filhos.

Tem mais de 50 publicações, entre biografias, livro infantis, e muitos voltados à história de Juazeiro do Norte e de padre Cícero.

Bibliografia

A partir de 1970 passou a pesquisar a história regional e a vida de Padre Cícero sobre quem escreveu vários trabalhos. Como escritor publicou em 1977 seu primeiro livro, intitulado “Padre Cícero na berlinda”. Depois lançou: “Como preparar trabalhos escolares” (1987), “O Pensamento vivo de Padre Cícero” (1988), “História de Padre Cícero em resumo” (1992), “O Corpo Humano é engraçado” (1993), “Pequena biografia de Padre Cícero” (1994), “Padre Cícero na berlinda” (1995, segunda edição ampliada), “Juazeiro do Norte, a Terra de Padre Cícero” (1995), “Curiosidades sobre Padre Cícero” (1996), “Maria de Araújo, a beata do milagre de Juazeiro” (1996), “Biografia resumida de Padre Cícero” (1997), “O Livro das Diferenças” (1999, 1ª edição e 2000 2ª edição), “Comenius, o criador da Didática Moderna” (2001), “Repensando o Cariri – História Regional” (2002, Co-autor) “A Sabedoria de Padre Cícero” (2002 1ª edição e 2003 2ª edição). Publicou nem 2017: Padre Cícero, Lampião e Coronéis. 

Em 2017, lançou seu último livro. Com 300 páginas, “A Praça Padre Cícero” traz depoimentos e fatos marcantes sobre um dos importantes cartões postais da cidade.

O município decretou 3 dias de luto.

Share this Story
  • TV

    Morre Ruth de Souza, pioneira da TV Brasileira

    O último trabalho dela na TV Globo foi na minissérie "Se eu fechar os olhos agora"
  • Literatura

    Daniel Walker: Morre o guardião da memória de Padre Cícero

    Quando trabalhei na Universidade Regional do Cariri, tive a honra de conhecer o professor Daniel Walker, que começou seu trabalho de ...
  • Música

    Adeus João Gilberto

    Vai minha tristezaE diz a elaQue sem ela não pode serDiz-lhe numa prece que ela regressePorque eu não posso mais sofrerChega ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Literatura

Veja Também

Juazeiro recebe a Banda Mais Bonita da Cidade

Meu amor… o projeto Sesc Sonoridades tem vasta programação ...

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri
  • Heavy Metal Online lança teaser do documentário “Fascismo no Heavy Metal”
Saiba mais no nosso site.
Link na Bio

Siga-nos!