Documentário sobre campos de concentração no Ceará arrasta prêmio da Abraccine

“Currais” ganhou o prêmio Abraccine na categoria de Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante.

Foto: reprodução

Na capital paulista, de 17 a 30 de outubro, um dos maiores eventos cinéfilos do país chegou a sua 43° edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo contou com mais de 300 filmes em sua programação e premiou um fruto cearense, “Currais”, dirigido pelos diretores fortalezenses David Aguiar e Sabina Colares, ganhou o prêmio Abraccine na categoria de Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante.

Entre documentário e ficção, juntando o passado e o presente, Currais é resultado de uma longa pesquisa sobre os campos de concentração cearenses que foram responsáveis pelo flagelo de milhares pessoas após a seca de 1932.

Currais foi fundamentado na pesquisa de mestrado do David e no livro Isolamento e Poder: Fortaleza e os Campos de Concentração na Seca de 1932, da professora de história Kênia Souza Rios.

Confira o trailer:

O filme narra a história de Romeu (interpretado por Rômulo Braga), personagem que viaja de carro pelo sertão em busca de respostas e vestígios sobre os campos de concentração no Ceará, nos quais milhares de flagelados da seca de 1932 foram aprisionados em troca de sobrevivência. Primeiramente seria um curta-metragem, mas no decorrer do processo, que durou quatro anos, resolvemos nos aprofundar no assunto.

O protagonista inicia sua procura apenas com documentos, fotos e poucas gravações em fitas cassete dos relatos de seu avô sobre as atrocidades que vivenciou quando foi cativo no campo do Patu, em Senador Pompeu. A narrativa faz uso de um personagem-performer que costura memórias já soterradas – a partir de material de arquivo e relatos de personagens reais – e suas próprias vivências e impressões.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Blog Foobá

Veja Também

8 filmes de terror sendo exibidos gratuitamente no Cineteatro São Luiz

Invocação do Mal, Corra, Annabelle e mais uma ruma títulos trevosos para você.

Sobre Rayssa Leonel

Estudante de comunicação, pesquisadora das artes sensuais de permanecer viva em todos os rolês. Uma mulher prettamexmo (meu insta), bandoleira, com a cabeça na lua e os pés nas águas.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri
  • #musica #cariri #tonamostra #sesc
  • Grupo de voluntários deixam palavras de apoio aos estudantes que irão fazer a prova do #Enem em Juazeiro 🥰
  • Há 50 anos o Cariri parava para assistir à inauguração de uma estátua, construída de forma artesanal e que tornou-se um dos maiores símbolos do Nordeste Brasileiro.
Foto: @joedsonkelvinfotografia 
#50anosestatuapecicero 
#cariri #celebracao #padrecicero

Siga-nos!