Teatro

‘Encanta o Meu Jardim’ se apresenta no Cariri

A circulação foi pelo XI Edital Incentivo as Artes da SecultCE, e será realizada de maio à julho de 2019

O espetáculo “Encanta o Meu Jardim” da bailarina cearense Rosa Primo, se apresenta em Nova Olinda(CE), no dia 17 de maio, às 19h, no Teatro Violeta Arraes – Engenho das Artes da Fundação Casa Grande, com entrada gratuita. Após a apresentação, haverá um debate com o público sobre o “Processo Criativo do espetáculo”.

O projeto EM CANTOS, CINCO JARDINS, foi aprovado na categoria dança do XI Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e, graças à iniciativa, o projeto realizará a circulação do espetáculo e ações formativas. Além de Nova Olinda, a circulação de “Encanta o Meu Jardim” passará pelas cidades de Maranguape, Guaramiranga, Redenção e Guaiúba até julho de 2019.

O solo “Encanta o Meu Jardim” trata sobre o processo de construção de uma possível singularidade corporal. “A motivação para o espetáculo partiu não somente do desejo de encontros a fim de responder a demandas variadas, mas do desafio de tentar apresentar um recorte preciso de um conjunto disperso. Entender no corpo esse processo é vivenciar a busca de uma singularidade possível só porque é diferente em si mesma. Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento”, explica a bailarina.

O espetáculo tem direção artística de Andreia Pires/CE, e desde 2015, tem circulado nacionalmente e se apresentado nos principais equipamentos e festivais do estado, como Bienal internacional de Dança, Festival Litoral Oeste, TAC Dragão do Mar, CCBNB, Semana D da dança e Mostra Sesc Cariri. Em 2016 foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna da FUNATE –MINC  e circulou nacionalmente nas cidades de São Luiz-MA, Natal-RN, Recife-PE, Florianópolis-SC e Porto Alegre-PR.

Dentro das ações do projeto, a bailarina também ministrará uma “Vivência Artística” na Associação Dança Cariri em Juazeiro do Norte, no dia 18 de maio das 09h às 12h. A Vivência conta com aula técnica de dança, experimentações e procedimento de escuta e criação. Com tem 20 vagas gratuitas, a vivência é indicada para bailarinos(as), estudantes de dança e teatro e artistas em geral e as inscrições são por ordem de chegada no local.

Ainda pelo Cariri, será apresentado “IRACEMA”, um espetáculo de dança de Rosa Primo voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo a artista convida as crianças para imaginar juntas, que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.

O espetáculo será apresentado em Barbalha(CE) pelo Projeto Arte Encena SESC – Unidade Juazeiro do Norte no dia 18/05 (sábado)  ás 17h no Cine Teatro Neroly Filgueira, com Entrada Gratuita. O espetáculo tem direção de Clarice Lima (SP) e estreou em Fortaleza, em outubro de 2018, tendo sido contemplado pelo I Edital Cultura Infância da SECULT- CE e passado pelo Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes.  A apresentação também conta com o apoio do Instituto Corrupio Povo Cariri e Prefeitura de Barbalha.

Rosa Primo

Bailarina e professora dos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará –UFC. Doutora, com estágio de um ano (2008) no Curso de Dança da Universidade Paris 8 (França); tendo como foco em suas pesquisas as questões que envolvem a corporeidade dançante. Graduada em jornalismo (PUC de Campinas – São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq), membro da Association des Chercheurs en Danse e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid -Dança (CAPES). Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e autora do livro “A dança possível: as ligações do corpo numa cena”. Como intérprete-criadora, estreou ‘Encanta o meu jardim’ em 2014, com direção de Andreia Pires, o trabalho foi agraciado com premio pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e IX Edital de incentivo as Artes SECULTCE. O trabalho circulou por diversas cidades como São Luiz/MA, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Recife/PE e Natal/RN através Prêmio FUNARTE Klauss Vianna 2014. Em 2017 foi agraciada com uma pesquisa a criação de dança a partir de IRACEMA de José de Alencar pelo I Edital Cultura infância- SECULTCE, o trabalho em parceria com Clarice Lima, a pesquisa se desdobrou e resultou em dois trabalhos um infantil e outro para o público adulto, ‘Tudo passa sobre a terra’(2018) através do Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes.

Serviço:

“Encanta o Meu Jardim” em Nova Olinda

Data: 17 de maio de 2019
Horário: às 19h

Local: Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas – Fundação Casa Grande

(R. Alvin Alves, 397-437, Nova Olinda – CE)

Entrada Gratuita

Após a apresentação haverá uma conversa com o público a cerca do  “Processo Criativo do espetáculo”

Oficina sobre Pesquisa Corporal com Rosa Primo

Data: 18 de maio de 2019
Horário: das 09h ás 12h

Local: Associação Dança Cariri ( R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte – CE)

Público alvo: bailarinos, estudantes de dança e teatro e artistas em geral

Capacidade: 20 vagas – Inscrições por ordem de chegada

“Iracema” em Barbalha

Data: 18 de maio de 2019
Horário: às 17h

Local: Cine Teatro Neroly Filgueira (Rua do Video, Centro Barbalha/CE – Próximo a praça do Calçadão)

Entrada Gratuita

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

Inclusão Digital para Idosos

Através do programa Conecta Biblioteca, Crato oferece curso ...

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Instagram

  • “Eu querendo chegar cedo em Gusttavo Lima e vem Thiaguinho me atrasar”
Dessa vez a ExpoCrato foi longe demais.
Saiba mais em www.fooba.com.br
texto: Rayssa Leonel
Imagem: Divulgação
  • “Pra sonhar”: Marcelo Jeneci está de volta ao solo caririense.
Saiba + em www.fooba.com.br
Texto: Rayssa Leonel
Foto: Divulgação
  • VIRADA DE LOTE QUINTA 🔄 Garanta já o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao @festadesantoantoniooficial
@argemirosampaio
  • Estoque 💥
@festivalexpocrato
  • E esse feat babadeiro de @marcelojeneci e nossos amores da @bandanazire, quem aguenta?
#conexoes #cariri #musica
  • O circo do absurdo Caririense.
Com @limiardodesconhecido
Veja em www.fooba.com.br
Colunista: @diegocvmoreira
Foto Divulgação
#Musica #autoral #cariri
  • Em virtude do enorme volume de acessos e procura por ingressos para o Festival Expocrato 2019, houve um problema técnico causando lentidão e travamento do sistema, impossibilitando a continuidade das vendas no momento. Estamos trabalhando na solução e buscando o restabelecimento o mais breve possível. Informaremos o reinício das vendas tão logo ocorra a regularização do sistema.
  • Corre que ainda da tempo você garantir o pacote da Maior Festa de Santo Antônio do Mundo. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping), Farmácias Santa Cecília (Barbalha). Online: RM Ticket 💥🕺🏽💃🏽🎶 #Barbalha #Ceara #FestaDeSantoAntonio2019 #YuryParedao @yuryparedao

Siga-nos!