‘Encanta o Meu Jardim’ se apresenta no Cariri

Bailarina Rosa Primo apresenta “Encanta o Meu Jardim” em circulação por cinco ‘cantos’ do Ceará

A circulação foi pelo XI Edital Incentivo as Artes da SecultCE, e será realizada de maio à julho de 2019

O espetáculo “Encanta o Meu Jardim” da bailarina cearense Rosa Primo, se apresenta em Nova Olinda(CE), no dia 17 de maio, às 19h, no Teatro Violeta Arraes – Engenho das Artes da Fundação Casa Grande, com entrada gratuita. Após a apresentação, haverá um debate com o público sobre o “Processo Criativo do espetáculo”.

O projeto EM CANTOS, CINCO JARDINS, foi aprovado na categoria dança do XI Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e, graças à iniciativa, o projeto realizará a circulação do espetáculo e ações formativas. Além de Nova Olinda, a circulação de “Encanta o Meu Jardim” passará pelas cidades de Maranguape, Guaramiranga, Redenção e Guaiúba até julho de 2019.

O solo “Encanta o Meu Jardim” trata sobre o processo de construção de uma possível singularidade corporal. “A motivação para o espetáculo partiu não somente do desejo de encontros a fim de responder a demandas variadas, mas do desafio de tentar apresentar um recorte preciso de um conjunto disperso. Entender no corpo esse processo é vivenciar a busca de uma singularidade possível só porque é diferente em si mesma. Partes, pedaços, restos compõem uma vida, um tempo, um jardim que se reinventa continuamente e mantém o encanto e o estranhamento”, explica a bailarina.

O espetáculo tem direção artística de Andreia Pires/CE, e desde 2015, tem circulado nacionalmente e se apresentado nos principais equipamentos e festivais do estado, como Bienal internacional de Dança, Festival Litoral Oeste, TAC Dragão do Mar, CCBNB, Semana D da dança e Mostra Sesc Cariri. Em 2016 foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna da FUNATE –MINC  e circulou nacionalmente nas cidades de São Luiz-MA, Natal-RN, Recife-PE, Florianópolis-SC e Porto Alegre-PR.

Dentro das ações do projeto, a bailarina também ministrará uma “Vivência Artística” na Associação Dança Cariri em Juazeiro do Norte, no dia 18 de maio das 09h às 12h. A Vivência conta com aula técnica de dança, experimentações e procedimento de escuta e criação. Com tem 20 vagas gratuitas, a vivência é indicada para bailarinos(as), estudantes de dança e teatro e artistas em geral e as inscrições são por ordem de chegada no local.

Ainda pelo Cariri, será apresentado “IRACEMA”, um espetáculo de dança de Rosa Primo voltado para o público infantil, que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo a artista convida as crianças para imaginar juntas, que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.

O espetáculo será apresentado em Barbalha(CE) pelo Projeto Arte Encena SESC – Unidade Juazeiro do Norte no dia 18/05 (sábado)  ás 17h no Cine Teatro Neroly Filgueira, com Entrada Gratuita. O espetáculo tem direção de Clarice Lima (SP) e estreou em Fortaleza, em outubro de 2018, tendo sido contemplado pelo I Edital Cultura Infância da SECULT- CE e passado pelo Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes.  A apresentação também conta com o apoio do Instituto Corrupio Povo Cariri e Prefeitura de Barbalha.

Rosa Primo

Bailarina e professora dos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará –UFC. Doutora, com estágio de um ano (2008) no Curso de Dança da Universidade Paris 8 (França); tendo como foco em suas pesquisas as questões que envolvem a corporeidade dançante. Graduada em jornalismo (PUC de Campinas – São Paulo). Líder do Grupo de Pesquisa concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq), membro da Association des Chercheurs en Danse e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid -Dança (CAPES). Foi coordenadora de dança da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e autora do livro “A dança possível: as ligações do corpo numa cena”. Como intérprete-criadora, estreou ‘Encanta o meu jardim’ em 2014, com direção de Andreia Pires, o trabalho foi agraciado com premio pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e IX Edital de incentivo as Artes SECULTCE. O trabalho circulou por diversas cidades como São Luiz/MA, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Recife/PE e Natal/RN através Prêmio FUNARTE Klauss Vianna 2014. Em 2017 foi agraciada com uma pesquisa a criação de dança a partir de IRACEMA de José de Alencar pelo I Edital Cultura infância- SECULTCE, o trabalho em parceria com Clarice Lima, a pesquisa se desdobrou e resultou em dois trabalhos um infantil e outro para o público adulto, ‘Tudo passa sobre a terra’(2018) através do Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes.

Serviço:

“Encanta o Meu Jardim” em Nova Olinda

Data: 17 de maio de 2019
Horário: às 19h

Local: Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas – Fundação Casa Grande

(R. Alvin Alves, 397-437, Nova Olinda – CE)

Entrada Gratuita

Após a apresentação haverá uma conversa com o público a cerca do  “Processo Criativo do espetáculo”

Oficina sobre Pesquisa Corporal com Rosa Primo

Data: 18 de maio de 2019
Horário: das 09h ás 12h

Local: Associação Dança Cariri ( R. São Francisco, 836 – São Miguel, Juazeiro do Norte – CE)

Público alvo: bailarinos, estudantes de dança e teatro e artistas em geral

Capacidade: 20 vagas – Inscrições por ordem de chegada

“Iracema” em Barbalha

Data: 18 de maio de 2019
Horário: às 17h

Local: Cine Teatro Neroly Filgueira (Rua do Video, Centro Barbalha/CE – Próximo a praça do Calçadão)

Entrada Gratuita

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Teatro

Veja Também

Cobertura Mostra SESC – Abertura e Encerramento

Veja aqui as fotos da abertura e encerramento da 21ª Mostra Sesc de Culturas. Pegue sua foto, compartilhe e marque a gente

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri
  • #musica #cariri #tonamostra #sesc
  • Grupo de voluntários deixam palavras de apoio aos estudantes que irão fazer a prova do #Enem em Juazeiro 🥰

Siga-nos!