Estética Cultural…porque?

Estética Cultural...porque!!!

Alguém definiu cultura, sob o prisma individual, como aquilo que permanece após ter-se esquecido tudo o que se aprendeu. Transplantando tal conceito para o plano coletivo, poderíamos afirmar que cultura é o resíduo, imune à ação do tempo, dos conhecimentos – em sentido amplo – fundamentais dos povos. A cultura de determinada civilização vem a ser, portanto, o conjunto de seus valores e conhecimentos perenes.

Como se forma a cultura de um povo?

O termo cultura tem sua origem na agricultura, em razão da flagrante analogia entre as etapas do cultivo de um terreno e a formação da cultura humana. Com efeito, a cultura de um terreno pressupõe sua limpeza de toda sujeira e ervas daninhas, a aragem e o cultivo dos vegetais desejados.

A plantação deverá obedecer a determinadas regras. Será preciso plantar, antes de qualquer coisa, coisas úteis, eis que uma cultura de ervas daninha será uma falsa cultura. Ademais, será necessário plantar em ordem, de maneira que, por exemplo, cada cereal esteja separado dos demais, a fim de que possa receber o tratamento que mais lhe convém.

Algo análogo se passa com a formação da cultura dos homens e dos povos. Antes de mais nada, a boa cultura exige que se limpem as inteligências de todos os erros e falsas opiniões – ervas daninhas de nossas mentes – que comprometem tudo o que nelas venha a ser plantado. Após, será preciso “arar” nossas inteligências, habituando-as a pensar. Pois apenas estudar não significa adquirir cultura: há analfabetos mais “cultos” do que muitos eruditos. Finalmente será chegado o momento de “plantar”, ordenadamente, verdades úteis em nossa mente.

Não basta, portanto, ao ser humano estudar, mas é preciso, antes de tudo, selecionar aquilo que se estuda e se guarda, de modo a se conhecer coisas úteis. Uma lista telefônica, por exemplo, está repleta de informações verdadeiras. Todavia, nenhuma utilidade traria seu estudo. Se olharmos em torno de nós, veremos com surpresa quantos há que dispersam seu tempo e inteligência com absolutas banalidades. Além de ter por objeto coisas úteis, a formação cultural exige que se observe determinada ordem no estudo, a qual hierarquize nossos conhecimentos de forma lógica.

Assim, temos que, a cultura da enciclopédia – que posiciona os temas de acordo com sua “ordem” alfabética, e não sua importância ou encadeamento lógico – não pode ser considerada verdadeira cultura. Pois a enciclopédia, vasta e superficial, pode ser comparada com um oceano que uma formiga atravessaria com água pelas patas… Visto o processo de formação cultural – que, mutatis mutandis, se aplica também à formação da cultura dos povos – cabe responder à indagação acerca da possibilidade de existência de uma cultura de massa .

É fácil perceber, tendo em vista o ensinamento de Pio XII, que a resposta somente pode ser negativa, na medida em que a massa, por definição passiva, não é capaz de cultivar – “limpar”, “arar”, “plantar” -, por si mesma, o que quer que seja .A pseudocultura de massa não passa, na verdade, de um oceano de imposições ditadas pelos meios de comunicação, muitas vezes identicamente destinadas às mais díspares regiões e povos. Não é por outro motivo que as massas, sejam da América, Europa ou Ásia, apreciam e produzem a mesma arte, vestem as mesmas roupas, gostam das mesmas comidas. Não é por razão diversa que os estilos, as maneiras, as tradições, enfim, a cultura peculiar de cada povo vem dando lugar, em larga medida, a uma triste “standardização” universal.

Exatamente por não partir genuinamente dos povos, mas ser sempre uma imposição de cima para baixo, a pseudocultura se mostra indiferente e imune às profundas diferenças existentes, por exemplo, entre japoneses e italianos, ou entre norte-americanos e árabes: todos consomem os mesmos hambúrgueres, coca-colas  e iguaria. Todos receberam a mesma falsa e estereotipada “cultura”.

Juninho Batista – Especial para Foobá.

Share this Story
  • Blog Foobá

    Os Bardos

    Show Humanum é a atração do primeiro trabalho da banda No dia 22/3, às 19h, o Sesc Sonoridades irá apresentar, no ...
  • Turismo

    Horários e Programação do Cariri Garden

    Toda a programação é gratuita, aberta ao público e a concentração acontecerá sempre na Praça de Alimentação. Separe sua melhor fantasia, prepare seu melhor ...
  • Cinema

    Programação Cinema de 28 de fevereiro a 06 de março

    Lançamento nacional teen e pré-estreia compõe as novidades desse final de mês Confira a programação de cinema das da Orient Cinemas ...
  • Música

    Carnaval das Cores? Temos!

    Seguindo o mega sucesso do Réveillon das Cores, o festival das cores que já é hype no final de ano da região do Cariri, a produtora realizará neste sábado de carnaval a segunda edição do Carnaval das Cores em Juazeiro do Norte.
  • Ação Social Tradição

    ‘Loucos’ pelo CAPS

    Luta Antimanicomial é protestada com cortejo de Carnaval de usuários de CAPS em Crato.
  • Música

    Hit de Carnaval

    Piscininha Amor, Jenifer e Buzina ficam de fora do TOP do #MeuHitDoCarnaval apresentado hoje pelo Twitter
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Veja Também

Decon interdita boate em Juazeiro do Norte e show que aconteceria nesta sexta-feira é cancelado

O estabelecimento deverá permanecer interditado até que seja demonstrada a sua regularização

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Nossa que absurdo você não ter garantido ainda o ingresso para curtir o show de @jerrysmithoficial no @jonasintenseoficial.

Garanta já seu ingresso nos Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão. Vendas Online: Bilhete Certo

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • Hoje tem adesivaço em frente ao Escritorio Yury Paredão - Juazeiro do Norte a partir das 16h. Adesivagem por ordem de chegar. 
#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • 🕺🏽@parangoleoficial é atração confirmada no @jonasintenseoficial então corre para garantir seu ingresso antes da virada de lote.

Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão. Vendas Online: Bilhete Certo

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • *#É hoje, CAIPIRANDO -DOSE DUPLA*🚧 🌵Para quem estava ansios@ por um programação especial nessa segunda 18 de Março, véspera de feriado, corre chama a galera que vai ter VIBEER PUB,  a pista vai ferver ao som dos maiores hits  e a animação fica por conta dos  DJs Beatriz Moreira e Laylson Lima, bora curtir no melhor pub da cidade. 🌵Marca sua amiga, os crush’s e até aqueles contatinhos babadeira para se jogar com a gente nessa noite.

PROMOÇÃO DA NOITE: Caipirinha dupla por $10,00 ( Até durar o estoque)

Espaço Barzinho: Entrada gratuita
Espaço pista/boate: couvert artistico $5,00
😎 Open house: 21h 🍹Quer conforto, segurança, comidas, música boa, bebidas geladinhas e muita gente bonita? Corre 🍻 *+Informações*: (88) 998698060 📌 *Onde Fica?*
Rua Tristão Gonçalves 346, Crato/Centro.
(Pertinho da RFFSA, Praça Siqueira Campos e Sé)
  • Mostra Sesc Sonoridades apresenta “Os Bardos”
Show Humanum é a atração do primeiro trabalho da banda 
No dia 22/3, às 19h, o Sesc Sonoridades irá apresentar, no Teatro Alberto Vamozi, o Show Humanum da banda Os Bardos. Com classificação livre, essa é uma excelente opção para o público prestigiar um projeto musical da Serra da Ibiapaba.
Os Bardos é uma banda que mescla elementos das culturas ocidentais e orientais. Sua influência vem da rica fonte cultural do Movimento Armorial, da cultura popular brasileira e da linguagem do rock progressivo e jazz. O Conjunto é formado por quatro integrantes, Paulo Marcelo (Voz e Guitarra), Francisco Gustavo (Voz e Baixo)Roney Souza (Percussão e Flauta transversal) e Webert-San (Bateria e Percussões).
Em seu show Humanum, apresentam o resultado do primeiro trabalho da banda. Trata-se de uma lufada de ar que desce da Serra da Ibiapaba, forte, encorpada e certeira. Pode até falar do calor dos sertões e dos personagens que o povoam, mas olha por cima do ombro de gigantes - moradores de um olimpo insuspeito e heterogêneo: Luiz Gonzaga, Frank Zappa e Ednardo. O que essa mirada oferece é um passeio por imagens vívidas que apontam sempre para o inescapável tema da humanidade, em toda a sua glória e miséria.

SERVIÇO:
Projeto Sesc Sonoridades
Apresentação Musical - Os Bardos - Show Humanum
Dia: 22/03
Horário: 19h
Local: Teatro Adalberto Vamozi - Sesc Crato 
Classificação: Livre *Instituição criada e mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
  • Corre que Quinta tem Virada de Lote do @jonasintenseoficial. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão.

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao
  • Alô produção!
@djsamuca 
@segundo_filmagens 
@jimmymacedo 
@erikasouzaonline
  • Últimos ingresso com preços exclusivos, corra e garanta já o seu antes da virada de LOTE. 
Pontos de Vendas: M.Officer (Cariri Garden Shopping) e Escritório Yury Paredão.

#JonasIntense #VivaIntensamenteHoje #JonasEsticado #JonasIntenseCariri #JonasIntenseEmCasa 💥🕺🏽🔥🥂 @yuryparedao l

Siga-nos!