Exposição Bestiário Nordestino

Juazeiro do Norte-CE recebe exposição sobre o estranho mundo das gravuras na cultura nordestina

Premiada pela Funart, exposição Bestiário Nordestino abre dia 04, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte

A mitologia nordestina, a dualidade humana e a poderosa arte da xilogravura são temas da exposição inédita Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica que, após temporada em São Paulo, chega a Juazeiro do Norte com abertura no dia 04 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Resultado de pesquisas, viagens e imersões dos artistas e curadores Rafael Limaverde e Marquinhos Abua pelo Nordeste brasileiro, a exposição apresenta 40 peças únicas de 15 artistas de origens diferentes, mas uma marca em comum: enorme talento para a arte do entalhe na madeira.

Contemplado pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais, Bestiário Nordestino busca entender o mundo fantástico por trás das bestas feras, das animalidades, dos demônios e dos assustadores híbridos que permeiam a cultura da xilogravura estampada na capa de cordéis e nos entalhado das esculturas populares.

“Dentro do universo da gravura nos atentamos a um tema muito particular que não é sempre abordados pelos artistas: esses seres fantástico, assombrações e monstros, esse mundo estranho e particular, essa necessidade do irreal, a despeito da beleza e do gosto popular”, explica o curador Rafael Limaverde.

O que querem dizer, afinal, estas imagens que tantos nos acompanham no cotidiano?

Em um projeto de pura imersão neste imaginário do nordestino que copia, deforma e recria figuras ao longo da história, Bestiário Nordestino expõe obras de grandes nomes da xilo arte nacional como José Costa Leite (Condado/PB), J. Borges (Bezerros/PE) e Abraão Batista (Juazeiro do Norte/CE) e a exibe pela primeira vez fora do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará gravuras deste que é o principal acervo de matrizes do país.

LIVRO CATÁLOGO SERÁ LANÇADO NA NOITE DE ABERTURA

Ainda na noite de abertura de Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, haverá o lançamento do livro catálogo com pesquisa, reflexões e contribuições de pensadores sobre o tema da exposição.

SERVIÇO

Bestiário Nordestino – Um olhar sobre a gravura fantástica
Quando: 04 de janeiro a 17 de fevereiro de 2019
Visitação: Terça a sábado de 13h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte – Ceará
Gratuito

MAIS INFORMAÇÕES
(88) 9 9696.2469

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Blog Foobá

Veja Também

Luan Santana Arregou

Sempre achei esse esse feat bem shalow now, ...

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Instagram

  • Perdemos o jogo mas não a oportunidade de produzir um conteúdo de qualidade!
Aguardem aí o vídeo com esse povo lindo.
Agradecer a @karirisweb e a @marceloburguesoficial pelo apoio nesse evento! 
#worldcup2019
  • PROMOÇÃO
⠀
Olha esse sorteio!
3 convites para a festa: São João Cai e Pira, na  @luxlounge_cariri nesse dia 14, além dos convites o sorteado leva ainda um long drink, 3 CDs e um chaveiro abridor de cerveja!
Vamos as regras:
Seguir @foobaoficial
Seguir @ufcadadepre
Comentar esse post marcando pessoas que você queria encontrar na festa.
Só precisa de uma marcação por comentário, mas pode comentar quantas vezes quiser.
Sorteio: dia 14 as 9h da manhã
⠀
#SãoJoão #CaiPira #Sorteio #Promoção
  • Na programação do cinema que estreia dia 13/06 temos:
MIB: HOMENS DE PRETO – INTERNACIONAL
Por décadas a agência Homens de Preto protegeu a Terra da escória do universo, mas agora precisa lidar com a maior das ameaças: um traidor, justo quando a agência torna-se internacional. É neste contexto que Em (Tessa Thompson) tenta se tornar agente, já que teve uma experiência extraterrestre quando jovem e não teve sua memória apagada. Quem irá auxiliá-la nesta jornada é o atrapalhado agente H (Chris Hemsworth).
⠀
Veja a programação completa em https://fooba.com.br/programacao-cinema-de-13-a-19-de-junho/
#meninblack #mib #chrishemsworth #tessathompson #mibinternational #movie #aliens #hollywood #beard #meninblackinternational #actingwar #tiktokpakistan #pakistan #followforfollowalwaysinstantly #follow #followus #pakistani #goldenhairs #pakistanibeauty #tiktok #tiktokmemes #watches #tiktokindia #bollywooddance #memes #worldofmemes #hairstyles #fuunymemes #weather #bhfyp
  • Hoje dia dos namorados temos:
Curso
Quermesse
Forró do Mourão
Palco 360 e muito mais...
#VemPraBarbalha
⠀
@festadesantoantoniooficial
@prefeiturabarbalha
@ciecnacional
  • #LUTO Morre aos 101 anos o nosso querido Padre Àgio, fundador da Sociedade Lírica do Belmonte - Solibel 😢
  • Brasil estreia com vitória na copa do mundo 🏟 
Sem Marta e com muita pressão a nossa Seleção reina e mostra um futebol lindo contra a Jamaica 🇯🇲 3 gols de Cristiane, sendo um de falta.
Resumo: JOGÃO MASSA!

#worldcup2019 #copadomundo #copadomundofeminina #selecao #cristiane #debinha #woamanfootbol
  • Que galera massa!
#mostrareggaebnb @ccbnbcariri_
  • #Luto
O cantor Serguei morreu na manhã desta sexta-feira (7), no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado desde o fim de maio. Ele tinha 85 anos. De acordo com a direção do hospital, Serguei ficou 11 dias na UTI e morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis.

Siga-nos!