Blog Foobá

Folia de Reis

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas

Foto de Ricardo Alves "Brincante"

Foto de Ricardo Alves “Brincante”

Origens

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8).

Em pesquisa literária, feita por Pergo, levantou-se que a tradição da “Folia de Reis” chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses, ainda no período da colonização. Essa manifestação cultural era realizada em toda a Península Ibérica e era comum a ocorrência de doação e recebimento de presentes enquanto eram entoados cantos e danças nas residências da época. Baseado nessa argumentação, a Folia de Reis teria vindo ao Brasil no século XVI, cerca do ano de 1534, trazido pelos Jesuítas, e servindo como um instrumento na catequização dos índios e, posteriormente, dos negros escravos.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária de Espanhola que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país.

O “Terno” de Reis ou “Folia” de Reis

No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

Neste dia 06 de Janeiro de 2014 tem vários eventos sobre a Folía de Reis na nossa Agenda Cultural. Não fique de fora.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Veja Também

Decon interdita boate em Juazeiro do Norte e show que aconteceria nesta sexta-feira é cancelado

O estabelecimento deverá permanecer interditado até que seja demonstrada a sua regularização

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • O Foobá leva dois seguidores para o Festival de Intercambio Musical #TemDisso sim, que vai rolar dia 23 (próximo sábado) no @caririgardenshoppingoficial 
O tem disso sim, tem uma programação linda:

@cfeoficial @chicochico__joaomantuano @djdolores @oficialsolnamacambira e @limiardodesconhecido 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Para participar do sorteio é moleza:
Ser seguidor do Foobá @foobaocial;
Seguir também  @bethaa_producoes
Curtir essa publicação e marcar 3 amigos seus.
Atenção: as marcações tem que ser de amigos seus, ou seja, você tem que está seguindo um ao outro para validar a premiação. Vetado marcar igs de estabelecimento, marcas e afins.

#Cariri #Sorteio #CordelDoFogoEncantado #Musica #festival
  • Para concorrer você precisa:
– Seguir o perfil @vibeerpub / @foobaoficial no Instagram;
– Curtir a imagem oficial da promoção no Instagram do Foobá;
– Comentar na imagem oficial da promoção, citando três amigas (os)
não serão válidos, fakes ou celebridades;
– Deixar o perfil pessoal do Instagram aberto na data do sorteio, 16/02/2019.
.
Serão válidos os comentários postados até 12h , do dia 16/02/2019.
E o resultado será divulgado até as 20h do mesmo dia em uma nova publicação no Instagram @foobaoficial
.
#vibeer #pub #cariri #ceara #cervejagelada #itaipava #sorteio #crato
  • Neste sábado o @vibeerpub
Inaugura seu novo espaço, muito mais amplo e aconchegante e traz para essa festa 3dj's para animar a galera
.
.
📌 Pulseira: R$ 8,00 e você ganha uma caipirinha 🍸 (válido até às 23h). * Pessoas de 16 e 17 anos apenas acompanhados de responsáveis legais de acordo com o art. 149 da Lei 8069/90
* Venda de bebidas apenas para maiores de 18 anos de acordo com o art. 243 da Lei 8069/90
*Necessário apresentar RG na entrada
.
#vibe #funk #crato #juazeirodonorte #cariri #festa #festascariri #role #cultural #urca #cerveja #ceara
  • Instagram Image
  • Prêmio Foobá de Cantor @johnny_positive_sounds
  • Prêmio Foobá de Cantora @rannynazire
  • Prêmio Foobá Ator @ivan.brigido
  • Prêmio Foobá Atriz @kleytianebrito

Siga-nos!