Grupo se mobiliza contra o fechamento do Centro Cultural Banco do Nordeste

Um grupo formado por artistas, produtores culturais, jornalistas, estudantes e professores esteve reunido na noite da última terça-feira, 02 de julho de 2019, com o objetivo de pautar ações de mobilização contra o fechamento das três unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza e Região do Cariri (Ceará) e em Sousa (Paraíba). A …

Foto: Leandro Medeiros

Um grupo formado por artistas, produtores culturais, jornalistas, estudantes e professores esteve reunido na noite da última terça-feira, 02 de julho de 2019, com o objetivo de pautar ações de mobilização contra o fechamento das três unidades do Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza e Região do Cariri (Ceará) e em Sousa (Paraíba).

A reunião aconteceu no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste que se tornou pequeno para a quantidade de pessoas que compareceram à reunião.

Além do debate acerca dos problemas enfrentados pela instituição nos últimos anos e sobre a iminente possibilidade do encerramento das atividades do Centro, foram elencadas uma série de ações que visam, sobretudo, a conscientização da sociedade caririense sobre os prejuízos do fechamento deste importante equipamento cultural, responsável pela execução de atividades artísticas, oficinas de formação, atividades educativas e culturais para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Grupo estuda criação de calendário de ações

O grupo prepara agora um calendário de atividades para serem executadas em eventos públicos, praças, empreendimentos particulares como bares e restaurantes com objetivo de sensibilizar a população.

Foto: Leandro Medeiros

As ações a serem realizadas terão como foco a proposta de levar para a população informações a respeito da importância do Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri que, ao longo de sua história realizou dezenas de milhares de eventos (shows, apresentações teatrais e de grupos da tradição popular, exposições, oficinas artísticas para crianças, entre outros) tanto em sua sede, localizada no Centro de Juazeiro do Norte, bem como em diversos municípios da região do Cariri.

Mobilização das lideranças políticas

Outro direcionamento do grupo está na mobilização de lideranças políticas que atuam nas esferas municipais, Estadual e Federal de modo a se conseguir o apoio político necessário no sentido de pressionar a Presidência do Banco do Nordeste a manter o funcionamento do CCBNB de forma plena, sem cortes nos recursos, e na sua totalidade, com a realização dos eventos e, inclusive, com a recontratação de funcionários e a volta do funcionamento da Biblioteca, considerada uma das mais modernas e com acervo mais atualizado da Região do Cariri.

Impacto econômico

O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, somente com a sua programação, injeta na economia local cerca de R$ 1 milhão por ano, promovendo em torno de 450 ações nesse mesmo período, atendendo a um público médio de 700 pessoas ao dia.

Os recursos investidos pelo CCBNB Cariri na realização de sua programação movimentam a economia no setor de hotelaria, restaurantes e transportes, prestadores de serviços como pintores, eletricistas, limpeza e gráficas. Também são beneficiados técnicos, produtores culturais, artistas e professores, além de comércios nos seguimentos alimentício, de materiais elétricos, construções, papelarias, equipamentos eletrônicos e afins.

Adesões

As ações pensadas em defesa do Centro Cultural Banco do Nordeste também estão sendo realizadas na cidade de Fortaleza, no Ceará e na cidade de Sousa, na Paraíba. Em todas elas, entidades e instituições têm se manifestado publicamente em defesa da permanência das atividades culturais e artísticas promovidas pelos Centros.

Entre as que já se manifestaram estão Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Federal do Cariri, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), Comissão de Direitos Culturais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Grupo Ninho de Teatro, Coletivo Camaradas, Partido Social e Liberdade (PSOL), Ponto de Cultura Jijoca de Jericoacara, Movimento Acredito, Conselho Municipal de Políticas Cultuais do Crato (CE), Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte (CE), Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, entre outros.

Permanência dos CCBNB’s é garantia de valorização da cultura e desenvolvimento

A permanência das atividades dos três Centros Culturais mantidos pelo Banco do Nordeste é a garantia da continuidade de uma política de valorização e incentivo da arte e da cultura nestas três regiões escolhidas estrategicamente para o investimento da instituição neste âmbito.

De acordo com informações emitidas pelo próprio Banco do Nordeste, a instituição registrou lucro líquido de R$ 725,5 milhões referentes ao exercício de 2018, o que corresponde a um acréscimo de 6,4% referente ao ano anterior.

A partir dessas informações, representantes do movimento #FicaCCBNB na Região do Cariri descartam o argumento de que os cortes dos recursos dos Centro Culturais estão sendo feitos devido a uma suposta crise financeira e que o encerramento da promoção de atividades culturais e a possibilidade de fechamento das portas do CCBNB pode se tratar de uma perseguição de cunho ideológico à classe artística, alinhada com a nova política implementada pelo Governo Federal que se refletiu, por exemplo, na extinção do Ministério da Cultura e nos consequentes cortes de recursos para ações culturais, de editais de financiamento e fomento à projetos culturais.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Ação Social

Veja Também

Casa Ninho apresenta a sua Mostra de Repertório

Espetáculos, Documentários, Roda de conversas e outras ações na modalidade Pague Quanto Puder.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • No @laplazashoppingoficial a semana da criança continua com brinquedos do travessuras, algodão doce e pipoca.
Tudo grátis 😊
  • Abrindo com Gal Costa, passando por Siba, Curumin, Projeto Rivera e terminando com Nando Reais, a edição deste ano, como sempre, está cheia de cultura e trilhões de linguagens artísticas no 0800 ou por 2kg de alimentos.⠀
Confira a programação da Mostra Sesc no nosso site, link na BIO
  • De 10 a 14 de outubro, o Largo do Memorial Padre Cicero será estacionamento de uma experiência bem gostosa e que atrai o paladar de qualquer mortal. O Festival Food Truck na Estrada dará o ar do sabor na cidade de Juazeiro do Norte.⠀
@foodtruckfestivaloficial⠀
⠀
Saiba mais no nosso site, link na bio⠀
⠀
#FoodTruckNaEstrada #cariri #food #juazeirodonorte #gastro
  • A Mostra Sesc pode não ter chegado, mas o Sesc continua oferecendo um ruma de programação para os caririenses. De 7 a 29 de outubro, as unidades Juazeiro e Crato estarão com diversos espetáculos musicais, bandas e artistas locais, nacionais e internacionais.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio⠀
⠀
#sesc #musica #programação #cariri
  • O projeto Cultura Raiz irá celebrar os 80 anos do Mestre Espedito Seleiro, o artesão caririense mais badalado do mundo receberá, no Museu Ciclo do Couro, centro cultural de Nova Olinda, os grupos de tradição: Reisado de Couro do Mestre Antonio Luiz; o Reisado de Congo do Mestre Aldenir, os Bacamarteiros da Paz e apresentação de forró-pé-de serra de Joquinha Gonzaga, sobrinho Luiz Gonzaga.⠀
⠀
Foto: Tatiana Fortes⠀
⠀
Saiba + no nosso site, link na BIO
  • Pearl Jam poderá anunciar novo álbum e turnê amanhã, dia 10!⠀
Segundo rumores o grupo fará o anuncio do novo álbum e de uma turnê internacional já com cidades definidas para janeiro de 2020.⠀
⠀
Nós aqui no aguardo.⠀
Saiba + no nosso site, link na bio
  • A rainha do piseiro, Heloísa Ribeiro, tá fazendo show de lançamento de CD⠀
O piseiro vai dominar o mundo e @heloisaribeirooficial também!⠀
⠀
Saiba mais, link na BIO⠀
⠀
Foto: @brenorochafotografia⠀
⠀
#lançamento #cd #musica #piseiro #jogaagua #thevoice #cariri #crato⠀
@jeorgeluizof
  • A temporada musical do Projeto Quarta é+ Cultura deu uma pause para abrir espaço para as artes cênicas, chegou a vez do teatro ocupar espaço no Memorial Padre Cícero.⠀
A primeira apresentação será do espetáculo “O Pequeno Príncipe”, do Coletivo Atuantes em Cena.⠀
⠀
O grupo se apresenta hoje, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Memorial Padre Cícero, com entrada gratuita!⠀
⠀
#teatro #cariri #pequenoprincipe

Siga-nos!