Grupos de tradição ocupam as ruas no encerramento do Ciclo de Reis

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades …

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades concorrerem à realização desse trabalho com os grupos e tradição, levando para os bairros da cidade, durante os dias de realização, terreiras com os diversos grupos de folclore da cidade, promovendo uma grande festa da tradição popular. As ações foram realizadas por meio da Ong Zaíla Lavor.

Neste domingo foram mobilizados 36 grupos, desde às 10 horas, contando com reforço em diversos pontos, para garantir a segurança dos brincantes. O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, avalia a importância do Ciclo de Reis no intuito de reunir e fortalecer os grupos e consequentemente a grande tradição das festividades durante esse período em Juazeiro do Norte, figurando no calendário de atrações da cidade.

A coordenadora do evento, Maria Gomide, afirma que o Ciclo de Reis demonstrou nesta segunda edição uma adesão mais orgânica por parte dos Mestres e Brincantes que assimilaram bem a proposta do evento desde o ano passado. “O projeto foi abraçado por mestres e brincantes de Juazeiro do Norte. O formato já estava organicamente construído e isso foi notório durante a organização dos terreiros”, destaca Maria Gomide.

Em sua segunda edição, os Grupos da Tradição popular foram incentivados a resgatar elementos e personagens cênicos que fazem parte dos grupos como a velha, o jaraguá, o boi e outros. A ideia é tornar as brincadeiras mais atrativas para o público que geralmente é formado por pessoas de todas as faixas etárias (crianças, jovens e adultos).

10 horas de programação

Além da tradicional queima de lapinhas na praça Padre Cícero, as atrações aconteceram em quatro espaços públicos diferentes. As apresentações acontecera em locais como a Praças José Geraldo da Cruz, Praça Padre Cícero e Praça do Cinquentenário (Memorial Padre Cícero). A partir das 14h a programação ocorreu no Largo da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Tradição

Veja Também

Anavitória em Juazeiro do Norte

O Dueto formado pelas talentosas Ana Caetano e Vitória Falcão fará apresentação este semestre em Juazeiro do Norte - CE.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri
  • #musica #cariri #tonamostra #sesc
  • Grupo de voluntários deixam palavras de apoio aos estudantes que irão fazer a prova do #Enem em Juazeiro 🥰

Siga-nos!