Grupos de tradição ocupam as ruas no encerramento do Ciclo de Reis

As brincadeiras de reisado invadiram as ruas de Juazeiro do Norte para o enceramento do Ciclo de Reis, iniciado no último dia 21 de dezembro, no domingo, seguindo uma tradição de décadas. O trabalho recebeu um grande incentivo da administração municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, que lançou edital para entidades concorrerem à realização desse trabalho com os grupos e tradição, levando para os bairros da cidade, durante os dias de realização, terreiras com os diversos grupos de folclore da cidade, promovendo uma grande festa da tradição popular. As ações foram realizadas por meio da Ong Zaíla Lavor.

Neste domingo foram mobilizados 36 grupos, desde às 10 horas, contando com reforço em diversos pontos, para garantir a segurança dos brincantes. O Secretário de Cultura, Renato Fernandes, avalia a importância do Ciclo de Reis no intuito de reunir e fortalecer os grupos e consequentemente a grande tradição das festividades durante esse período em Juazeiro do Norte, figurando no calendário de atrações da cidade.

A coordenadora do evento, Maria Gomide, afirma que o Ciclo de Reis demonstrou nesta segunda edição uma adesão mais orgânica por parte dos Mestres e Brincantes que assimilaram bem a proposta do evento desde o ano passado. “O projeto foi abraçado por mestres e brincantes de Juazeiro do Norte. O formato já estava organicamente construído e isso foi notório durante a organização dos terreiros”, destaca Maria Gomide.

Em sua segunda edição, os Grupos da Tradição popular foram incentivados a resgatar elementos e personagens cênicos que fazem parte dos grupos como a velha, o jaraguá, o boi e outros. A ideia é tornar as brincadeiras mais atrativas para o público que geralmente é formado por pessoas de todas as faixas etárias (crianças, jovens e adultos).

10 horas de programação

Além da tradicional queima de lapinhas na praça Padre Cícero, as atrações aconteceram em quatro espaços públicos diferentes. As apresentações acontecera em locais como a Praças José Geraldo da Cruz, Praça Padre Cícero e Praça do Cinquentenário (Memorial Padre Cícero). A partir das 14h a programação ocorreu no Largo da Matriz, em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Tradição

Veja Também

Vídeo: Matrix 4, Safadão e Xand Avião, Michael Jackson e mais no Arrudeio #1

Iniciamos um novo projeto: Arrudeio, o quadro em ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Programa novo: o primeiro episódio do Arrudeio já está no ar no nosso site e YouTube. Corre conferir! #cariri #fooba #arrudeio #programa
  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri

Siga-nos!