Homenagem polemiza cidade

No último dia 21 de junho, ocasião que se comemorou 252 anos da cidade do Crato, foi inaugurado um Monumento em Alusão a Barbara de Alencar. A obra está exposta na calçada onde foi a residencia da heroína, que hoje funciona a SEFAZ. O que seria uma justa homenagem em uma data especial acabou gerando …

No último dia 21 de junho, ocasião que se comemorou 252 anos da cidade do Crato, foi inaugurado um Monumento em Alusão a Barbara de Alencar. A obra está exposta na calçada onde foi a residencia da heroína, que hoje funciona a SEFAZ.

O que seria uma justa homenagem em uma data especial acabou gerando uma enorme celeuma entre a população que faz diversas observações (entre elas a maioria negativa) sobre o monumento. Nas redes sociais, como sempre, a coisa ganha proporções mundiais e com a homenagem não foi diferente. Muitas críticas, chingamentos, pedido de esclarecimentos e especulação sobre o valor da obra toma conta da pauta cratense. Em seu perfil no Facebook o ex vereador George Macário provocou os usuários da rede em uma enquete:

enquete george

A maioria dos que responderam afirma ser a favor da retirada imediata do monumento, pois para esses essa homenagem é injusta.

Usando do mesmo canal, a secretaria publicou a seguinte nota:

Secretaria de Cultura Crato

23 de junho às 12:14

Homenagem a heroína Bárbara de Alencar resgata memória histórica

Inaugurado em Crato o monumento em homenagem a heroína Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil, dentro das comemorações dos 252 anos da cidade. O presente foi ofertado pelo santanense, o artista José Pereira, de Santana do Cariri, que foi vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criou a Euroville, na sua cidade de origem.

O monumento foi recebido com carinho pela cidade e afixado de frente à sede da SEFAZ, no Crato, onde foi a casa de Bárbara de Alencar. Segundo a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, mesmo não sendo uma estátua de Bárbara de Alencar, já que não existe registro da Heroína histórica, de alguma forma é uma homenagem e ela está sendo lembrada no cotidiano das pessoas que passam pelo monumento, curiosas para saber mais. Na ocasião, ele agradeceu ao memorialista Huberto Cabral e ao artista José Pereira, que muito contribuíram para a homenagem. “O presente foi dado e agradecemos”, disse a secretária.

Ela ainda ressalta que o Crato foi presenteado por um monumento que fala da resistência e luta da mulher Bárbara.

charnene

Foto: Charmene Rocha

 

E você, o que achou do monumento?

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Artes Visuais

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Anavitória em Juazeiro do Norte

O Dueto formado pelas talentosas Ana Caetano e Vitória Falcão fará apresentação este semestre em Juazeiro do Norte - CE.

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Com 61,2% dos votos @anaruthof é salva pelo público e passa de fase no @thevoicebrasil 
#teamanaruth #teamiza #thevoicebrasil
  • Jack the Joker: banda cearense lança campanha de Crowdfunding para gravar seu novo álbum⠀
Jack the Joker lançou na noite de terça (17) a campanha de Crowdfunding para lançamento do seu novo álbum.⠀
Saiba mais, link na bio
  • “NuloNunca” será apresentando na calçada do Theatro José de Alencar⠀
A estreia é no 0800.⠀
⠀
Saiba mais. Link na Bio.
  • Sarau e Encontro de Arteterapia⠀
O objetivo do Sarau é proporcionar a discussão sobre o sofrimento partir de manifestações artísticas,com conceitos da Psicopatologia.⠀
⠀
Saiba mais. link na Bio.
  • O ator americano Jack Black que estará no Brasil em Setembro com sua Banda Tenancious D quer encontrar o baixista brasileiro Júnior Bass Groovador.⠀
⠀
Link na bio
  • Arregaça os portões do Cangaço, Preta Bigode Bar voltou para os bares carirenses. Nos dia 27 e 28 de setembro, às 21h30, você puxará uma cadeira e irá pedir uma cerveja gelada, caso não beba, peça uma água, o importante é fique, pois vai ter história, e não é qualquer história, é historia para se emocionar e participar.⠀
⠀
+info Link na Bio
  • Suzane Von em duas versões diferentes.⠀
Com olhares diferentes, Suzane Von Richofen, condenada pela morte dos pais em 2002, ganhará dois filmes com duas versões diferentes. A história da assassina será contada a partir do depoimento da própria Suzane e por Daniel Cravinho, seu então namorado, que também participou do crime. A proposta é que o público assista e tire suas próprias conclusões.⠀
⠀
Link na bio
  • Marjorie Estiano recebeu a indicação ao Emmy Internacional de melhor atriz. Concorre ao prêmio pela atuação como Carolina, na série “Sob Pressão”.⠀
⠀
⠀
Link na bio

Siga-nos!