Homenagem polemiza cidade

No último dia 21 de junho, ocasião que se comemorou 252 anos da cidade do Crato, foi inaugurado um Monumento em Alusão a Barbara de Alencar. A obra está exposta na calçada onde foi a residencia da heroína, que hoje funciona a SEFAZ.

O que seria uma justa homenagem em uma data especial acabou gerando uma enorme celeuma entre a população que faz diversas observações (entre elas a maioria negativa) sobre o monumento. Nas redes sociais, como sempre, a coisa ganha proporções mundiais e com a homenagem não foi diferente. Muitas críticas, chingamentos, pedido de esclarecimentos e especulação sobre o valor da obra toma conta da pauta cratense. Em seu perfil no Facebook o ex vereador George Macário provocou os usuários da rede em uma enquete:

enquete george

A maioria dos que responderam afirma ser a favor da retirada imediata do monumento, pois para esses essa homenagem é injusta.

Usando do mesmo canal, a secretaria publicou a seguinte nota:

Secretaria de Cultura Crato

23 de junho às 12:14

Homenagem a heroína Bárbara de Alencar resgata memória histórica

Inaugurado em Crato o monumento em homenagem a heroína Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil, dentro das comemorações dos 252 anos da cidade. O presente foi ofertado pelo santanense, o artista José Pereira, de Santana do Cariri, que foi vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e criou a Euroville, na sua cidade de origem.

O monumento foi recebido com carinho pela cidade e afixado de frente à sede da SEFAZ, no Crato, onde foi a casa de Bárbara de Alencar. Segundo a secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, mesmo não sendo uma estátua de Bárbara de Alencar, já que não existe registro da Heroína histórica, de alguma forma é uma homenagem e ela está sendo lembrada no cotidiano das pessoas que passam pelo monumento, curiosas para saber mais. Na ocasião, ele agradeceu ao memorialista Huberto Cabral e ao artista José Pereira, que muito contribuíram para a homenagem. “O presente foi dado e agradecemos”, disse a secretária.

Ela ainda ressalta que o Crato foi presenteado por um monumento que fala da resistência e luta da mulher Bárbara.

charnene

Foto: Charmene Rocha

 

E você, o que achou do monumento?

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Artes Visuais

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Espetáculo de Trapézio Raiz do Céu será encenado nesta sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri recebe ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Perdemos o jogo mas não a oportunidade de produzir um conteúdo de qualidade!
Aguardem aí o vídeo com esse povo lindo.
Agradecer a @karirisweb e a @marceloburguesoficial pelo apoio nesse evento! 
#worldcup2019
  • PROMOÇÃO
⠀
Olha esse sorteio!
3 convites para a festa: São João Cai e Pira, na  @luxlounge_cariri nesse dia 14, além dos convites o sorteado leva ainda um long drink, 3 CDs e um chaveiro abridor de cerveja!
Vamos as regras:
Seguir @foobaoficial
Seguir @ufcadadepre
Comentar esse post marcando pessoas que você queria encontrar na festa.
Só precisa de uma marcação por comentário, mas pode comentar quantas vezes quiser.
Sorteio: dia 14 as 9h da manhã
⠀
#SãoJoão #CaiPira #Sorteio #Promoção
  • Na programação do cinema que estreia dia 13/06 temos:
MIB: HOMENS DE PRETO – INTERNACIONAL
Por décadas a agência Homens de Preto protegeu a Terra da escória do universo, mas agora precisa lidar com a maior das ameaças: um traidor, justo quando a agência torna-se internacional. É neste contexto que Em (Tessa Thompson) tenta se tornar agente, já que teve uma experiência extraterrestre quando jovem e não teve sua memória apagada. Quem irá auxiliá-la nesta jornada é o atrapalhado agente H (Chris Hemsworth).
⠀
Veja a programação completa em https://fooba.com.br/programacao-cinema-de-13-a-19-de-junho/
#meninblack #mib #chrishemsworth #tessathompson #mibinternational #movie #aliens #hollywood #beard #meninblackinternational #actingwar #tiktokpakistan #pakistan #followforfollowalwaysinstantly #follow #followus #pakistani #goldenhairs #pakistanibeauty #tiktok #tiktokmemes #watches #tiktokindia #bollywooddance #memes #worldofmemes #hairstyles #fuunymemes #weather #bhfyp
  • Hoje dia dos namorados temos:
Curso
Quermesse
Forró do Mourão
Palco 360 e muito mais...
#VemPraBarbalha
⠀
@festadesantoantoniooficial
@prefeiturabarbalha
@ciecnacional
  • #LUTO Morre aos 101 anos o nosso querido Padre Àgio, fundador da Sociedade Lírica do Belmonte - Solibel 😢
  • Brasil estreia com vitória na copa do mundo 🏟 
Sem Marta e com muita pressão a nossa Seleção reina e mostra um futebol lindo contra a Jamaica 🇯🇲 3 gols de Cristiane, sendo um de falta.
Resumo: JOGÃO MASSA!

#worldcup2019 #copadomundo #copadomundofeminina #selecao #cristiane #debinha #woamanfootbol
  • Que galera massa!
#mostrareggaebnb @ccbnbcariri_
  • #Luto
O cantor Serguei morreu na manhã desta sexta-feira (7), no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado desde o fim de maio. Ele tinha 85 anos. De acordo com a direção do hospital, Serguei ficou 11 dias na UTI e morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis.

Siga-nos!