I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe

Abertas inscrições gratuitas para I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe. Via Assessoria de Imprensa Fecomércio O evento inicia campanha de tornar a Chapada do Araripe um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO. Transformar o acidente geográfico e o sítio arqueológico que atravessa os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco em Patrimônio da …

Abertas inscrições gratuitas para I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe.

Via Assessoria de Imprensa Fecomércio

O evento inicia campanha de tornar a Chapada do Araripe um patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Transformar o acidente geográfico e o sítio arqueológico que atravessa os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco em Patrimônio da Humanidade é a principal ideia do I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe. Entre 6 e 9 de agosto, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda, o evento pretende dar início a uma campanha de reconhecimento da Chapada como patrimônio através dos saberes e das práticas culturais do território interestadual. As inscrições podem ser feitas pelo site www.araripepatrimonio.com.br, de forma gratuita.

O evento acontecerá com a presença de agentes culturais da região, mestras e mestres da cultura popular, palestrantes internacionais e nacionais, a exemplo de pesquisadores de Marrocos e Portugal, e representantes institucionais, tanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN) como da Associação de Gestores Culturais do Algarve, entre outros. Há aproximadamente dois anos, o Sistema Fecomércio Ceará, no braço do Serviço Social do Comércio (SESC), e a Fundação Casa Grande, articulam a realização do Seminário.

Além disso, serão inaugurados três Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri.No Crato, no bairro Seminário, a trajetória do Mestre Raimundo será apresentada por meio dos pifes da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Dos grupos de bacamarte aos de Reisado, Mestre Nena, no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, será um dos mestres que terá sua história contada através de exposição. Na localidade da Vila Alta em Nova Olinda, o ateliê de redes da Mestra Dinha também receberá uma expografia.

O fomento de ideias sobre a diversidade cultural e o desenvolvimento sustentável será ponto de partida do evento para mobilizar as redes municipais e estaduais. A chefia da Área de Proteção Ambiente do Araripe, assim como os Secretários de Cultura do Estado do Ceará e do eixo Crajubar comporão mesas de debate. A contribuição da discussão acadêmica das Universidades Regional do Cariri e de Lisboa enfatizará a importância antropológica e arqueológica dos povos ancestrais e dos biomas da Chapada do Araripe.

Ao final do evento, serão apresentados as proposições e os encaminhamentos dos resultados do seminário. Um inventário com as articulações discutidas será composto através de um documento oficial, dossiê que constituirá os pontos de reconhecimento da cultura do Cariri por meio da influência da Chapada na história e na memória da região, a ser enviado para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Serviço:
I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe
Dias: 6 a 9 de agosto
Local: Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda
Informações: www.araripepatrimonio.com.br
Inscrições online

Share this Story
  • Turismo

    Bora para trilha com o Sesc

    O Sesc oferece 3 roteiros turístico para você explorar O “Trilhas a Gosto” é para quem não perde uma boa aventura, ...
  • Tradição

    I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe

    Abertas inscrições gratuitas para I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe. Via Assessoria de Imprensa Fecomércio O evento inicia ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Tradição

Veja Também

Viúva Negra: Rainha Natasha Romanoff terá seu filme solo

“Viúva Negra” se passa após os acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil (2016)” e antes de “Vingadores: Guerra Infinita (2018)”.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O DJ Rennan da Penha, preso desde abril, foi solto nesta sexta-feira! Após o pedido de habeas-corpus, a juíza Larissa Maria Nunes Barros Franklin Duarte, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu alvará de soltura. 
#rennandapenhalivre #bailedagaiola #aosomdo150
  • @pefabiodemelo emociona público no seu show
  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri

Siga-nos!