Laboratório de Economia Criativa mapeia patrimônio cultural do Cariri

laboratório de economia criativa

No dia 13 de março, aconteceu o lançamento oficial do Laboratório de Economia Criativa na Universidade Federal do Cariri – UFCA. O projeto, idealizado pelo Professor João Bosco Dumont, foi aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura através do edital N.° 01/2014 da PROCULT. Trata-se de uma proposta interdisciplinar de mapeamento, reconhecimento e fomento dos setores criativos concentrados na região do Cariri Cearense.

Durante o lançamento, o docente João Dumont elencou alguns setores criativos a serem mapeados seguindo as orientações postuladas pela UNESCO no que se refere às subdivisões.

Nos setores criativos nucleares, estão inclusos o Patrimônio Natural e Cultural; Espetáculos e Celebrações; Artes Visuais e Artesanato; Livros e Periódicos; Design e Serviços Criativos; Audiovisual e Mídias Alternativas. Nos setores criativos relacionados, estão o Turismo, Esporte e Lazer. No patrimônio imaterial, serão mapeadas as expressões e tradições orais, rituais e práticas sociais.

A proposta do projeto Economia Criativa é oficializar os dados desta pesquisa junto ao Ministério da Cultura através do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC) e, a partir de então, promover o reconhecimento do Cariri como Território Criativo, impulsionando o fomento e a capacitação permanente dos nossos artistas, grupos, coletivos e instituições.

Os objetivos específicos serão identificar as práticas relativas à Economia Criativa, no âmbito do Cariri cearense, com ênfase em ações de produção, circulação dos bens e serviços culturais encontrados neste cenário.

Fortalecer e incentivar o empreendedorismo entre os pequenos produtores, grupos e coletivos, através de ações em conjunto com instituições de apoio técnico como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste- BNB, também é um dos objetivos do projeto.

Além disso, o programa  contribuirá para o cumprimento do Plano Nacional de Cultura e desenvolverá reflexão social em torno dos segmentos criativos da região e das suas influências no desenvolvimento local.

O Laboratório de Economia Criativa também abrirá espaços de diálogo com a comunidade acadêmica, buscando a socialização de ideias e práticas desenvolvidas dentro da universidade, assim como fora dela.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Blog Foobá

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Espetáculo de Trapézio Raiz do Céu será encenado nesta sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri recebe ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Perdemos o jogo mas não a oportunidade de produzir um conteúdo de qualidade!
Aguardem aí o vídeo com esse povo lindo.
Agradecer a @karirisweb e a @marceloburguesoficial pelo apoio nesse evento! 
#worldcup2019
  • PROMOÇÃO
⠀
Olha esse sorteio!
3 convites para a festa: São João Cai e Pira, na  @luxlounge_cariri nesse dia 14, além dos convites o sorteado leva ainda um long drink, 3 CDs e um chaveiro abridor de cerveja!
Vamos as regras:
Seguir @foobaoficial
Seguir @ufcadadepre
Comentar esse post marcando pessoas que você queria encontrar na festa.
Só precisa de uma marcação por comentário, mas pode comentar quantas vezes quiser.
Sorteio: dia 14 as 9h da manhã
⠀
#SãoJoão #CaiPira #Sorteio #Promoção
  • Na programação do cinema que estreia dia 13/06 temos:
MIB: HOMENS DE PRETO – INTERNACIONAL
Por décadas a agência Homens de Preto protegeu a Terra da escória do universo, mas agora precisa lidar com a maior das ameaças: um traidor, justo quando a agência torna-se internacional. É neste contexto que Em (Tessa Thompson) tenta se tornar agente, já que teve uma experiência extraterrestre quando jovem e não teve sua memória apagada. Quem irá auxiliá-la nesta jornada é o atrapalhado agente H (Chris Hemsworth).
⠀
Veja a programação completa em https://fooba.com.br/programacao-cinema-de-13-a-19-de-junho/
#meninblack #mib #chrishemsworth #tessathompson #mibinternational #movie #aliens #hollywood #beard #meninblackinternational #actingwar #tiktokpakistan #pakistan #followforfollowalwaysinstantly #follow #followus #pakistani #goldenhairs #pakistanibeauty #tiktok #tiktokmemes #watches #tiktokindia #bollywooddance #memes #worldofmemes #hairstyles #fuunymemes #weather #bhfyp
  • Hoje dia dos namorados temos:
Curso
Quermesse
Forró do Mourão
Palco 360 e muito mais...
#VemPraBarbalha
⠀
@festadesantoantoniooficial
@prefeiturabarbalha
@ciecnacional
  • #LUTO Morre aos 101 anos o nosso querido Padre Àgio, fundador da Sociedade Lírica do Belmonte - Solibel 😢
  • Brasil estreia com vitória na copa do mundo 🏟 
Sem Marta e com muita pressão a nossa Seleção reina e mostra um futebol lindo contra a Jamaica 🇯🇲 3 gols de Cristiane, sendo um de falta.
Resumo: JOGÃO MASSA!

#worldcup2019 #copadomundo #copadomundofeminina #selecao #cristiane #debinha #woamanfootbol
  • Que galera massa!
#mostrareggaebnb @ccbnbcariri_
  • #Luto
O cantor Serguei morreu na manhã desta sexta-feira (7), no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado desde o fim de maio. Ele tinha 85 anos. De acordo com a direção do hospital, Serguei ficou 11 dias na UTI e morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis.

Siga-nos!