Lira Nordestina pode se tornar museu

Lira Nordestina deverá se tornar museu, espaço de produção de cordéis e compor corredor cultural de Juazeiro do Norte.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Universidade Regional do Cariri (URCA) iniciam as conversas com intuito de desenvolver um projeto de fortalecimento e requalificação da Lira Nordestina, mediante plano que vem sendo elaborado em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão, os integrantes da gráfica, e a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte.

Em reunião na URCA, contou com a presença do Secretário de Cultura, Renato Fernandes, do Reitor da Instituição, Francisco do O’ Lima Júnior, além da Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, o chefe de gabinete da universidade, Edmar Pinheiro, além do xilógrafo José Lourenço, que está à frente dos trabalhos da Lira Nordestina, a Secretária Adjunta de Cultura de Juazeiro do Norte, Regivania Rodrigues e o arte educador, Alexandre Lucas .

Na reunião foi destacado a necessidade de se fazer um resgate da Lira Nordestina, com algo mais concreto e garanta a sustentabilidade do espaço. Na ocasião, foi apresentado pela Pró-reitora, o projeto do Museu da Gravura Lira Nordestina, para adequar inicialmente ao espaço denominado de corredor cultural, que se estenderá na área da RFFSA e seu entorno, incorporando prédios que sirvam de museu, restaurante, além de área voltada para disseminar a cultura local, promover a economia criativa e o turismo, se tornando um espaço referência.

Segundo o Reitor, o objetivo é fazer um plano que possibilite mais dignidade aos xilógrafos, para que possam estar num local de trabalho mais adequado e com visibilidade das obras que são realizadas.

Para o secretário de Cultura, Renato Fernandes, o projeto seria de grande relevância para incorporar o corredor cultural, e verá o quanto antes a viabilidade do espaço, para abrigar o novo museu e a Lira Nordestina. Nesta quarta-feira, o secretário esteve realizando levantamento do espaço que deverá se tornar o Museu da Gravura Lira Nordestina, com o antigo maquinário e todo o acervo da Lira.

A Pró-Reitora de Extensão apresentou através de exposição fotográfica, um pouco do acervo existente na Lira, destacando que atualmente a gráfica conta com 100 clássicos de cordéis, para serem expostos com a história do cordel e dos grandes poetas e xilógrafos que passaram pelo local. Além disso, a Lira Nordestina reúne peças importantes, como uma máquina de impressão dos cordéis de Leandro de Barros, uma das únicas do Brasil e gaveteiros antigos, onde eram colocados os títulos. A gráfica detém a maios coleção de clichês do Brasil. 

Share this Story
  • Literatura

    Lira Nordestina pode se tornar museu

    Lira Nordestina deverá se tornar museu, espaço de produção de cordéis e compor corredor cultural de Juazeiro do Norte. A Prefeitura ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Literatura

Veja Também

Juazeiro recebe a Banda Mais Bonita da Cidade

Meu amor… o projeto Sesc Sonoridades tem vasta programação ...

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bora produzir novidade?
#arrudeio #cariri #cultura #news
  • Sextou com aniversário aqui na redação!
Vamos celebrar com muita alegria o niver do nosso colunistas @eipaulorossi
Pedimos aos seguidores que deixem mensagens de felicitações para ele!
⠀
  • @anaruthof escolhida por @iza na #batalha e continua no @thevoicebrasil 
#cariri #thevoice #thevoicebrasil #timepesadao #timeiza #thevoicebr #reality #music
  • mulheres
que correm com os lobos
que voam contra os ventos
e vão de encontro à lua
essa vibração intensa
que desfaz qualquer crença 
que habita em cada uma de nós 
se permita sentir
se permita iluminar toda a cidade sendo única e exclusivamente, 
você mesma. - andreia
  • A lua toda linda no céu do Cariri!
#foobá
⠀
  • 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade feitas por Belchior na exposição, “Pinturas do Belchior” que está  à mostra na URCA durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense e ficará aberta ao público até 30 de agosto.
  • Tomando ruas, praças e escolas é que a Mostra de Teatro de Rua transforma as cidades do Cariri em palcos coloridos. De 12 a 27 de agosto 13 cidades da região receberão espetáculos de 4 grupos de diversas cidades do nordeste. As apresentações trazem música, circo, drama e ludicidade para o público
Saiba mais no nosso site. Link na Bio.
#teatro #cariri
  • Heavy Metal Online lança teaser do documentário “Fascismo no Heavy Metal”
Saiba mais no nosso site.
Link na Bio

Siga-nos!