Lira Nordestina pode se tornar museu

Lira Nordestina deverá se tornar museu, espaço de produção de cordéis e compor corredor cultural de Juazeiro do Norte. A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Universidade Regional do Cariri (URCA) iniciam as conversas com intuito de desenvolver um projeto de fortalecimento e requalificação da Lira Nordestina, mediante plano que vem sendo elaborado …

Lira Nordestina deverá se tornar museu, espaço de produção de cordéis e compor corredor cultural de Juazeiro do Norte.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Universidade Regional do Cariri (URCA) iniciam as conversas com intuito de desenvolver um projeto de fortalecimento e requalificação da Lira Nordestina, mediante plano que vem sendo elaborado em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão, os integrantes da gráfica, e a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte.

Em reunião na URCA, contou com a presença do Secretário de Cultura, Renato Fernandes, do Reitor da Instituição, Francisco do O’ Lima Júnior, além da Pró-Reitora de Extensão, Sandra Nancy, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, o chefe de gabinete da universidade, Edmar Pinheiro, além do xilógrafo José Lourenço, que está à frente dos trabalhos da Lira Nordestina, a Secretária Adjunta de Cultura de Juazeiro do Norte, Regivania Rodrigues e o arte educador, Alexandre Lucas .

Na reunião foi destacado a necessidade de se fazer um resgate da Lira Nordestina, com algo mais concreto e garanta a sustentabilidade do espaço. Na ocasião, foi apresentado pela Pró-reitora, o projeto do Museu da Gravura Lira Nordestina, para adequar inicialmente ao espaço denominado de corredor cultural, que se estenderá na área da RFFSA e seu entorno, incorporando prédios que sirvam de museu, restaurante, além de área voltada para disseminar a cultura local, promover a economia criativa e o turismo, se tornando um espaço referência.

Segundo o Reitor, o objetivo é fazer um plano que possibilite mais dignidade aos xilógrafos, para que possam estar num local de trabalho mais adequado e com visibilidade das obras que são realizadas.

Para o secretário de Cultura, Renato Fernandes, o projeto seria de grande relevância para incorporar o corredor cultural, e verá o quanto antes a viabilidade do espaço, para abrigar o novo museu e a Lira Nordestina. Nesta quarta-feira, o secretário esteve realizando levantamento do espaço que deverá se tornar o Museu da Gravura Lira Nordestina, com o antigo maquinário e todo o acervo da Lira.

A Pró-Reitora de Extensão apresentou através de exposição fotográfica, um pouco do acervo existente na Lira, destacando que atualmente a gráfica conta com 100 clássicos de cordéis, para serem expostos com a história do cordel e dos grandes poetas e xilógrafos que passaram pelo local. Além disso, a Lira Nordestina reúne peças importantes, como uma máquina de impressão dos cordéis de Leandro de Barros, uma das únicas do Brasil e gaveteiros antigos, onde eram colocados os títulos. A gráfica detém a maios coleção de clichês do Brasil. 

Share this Story
  • Literatura

    Lira Nordestina pode se tornar museu

    Lira Nordestina deverá se tornar museu, espaço de produção de cordéis e compor corredor cultural de Juazeiro do Norte. A Prefeitura ...
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Literatura

Veja Também

Viúva Negra: Rainha Natasha Romanoff terá seu filme solo

“Viúva Negra” se passa após os acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil (2016)” e antes de “Vingadores: Guerra Infinita (2018)”.

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • O DJ Rennan da Penha, preso desde abril, foi solto nesta sexta-feira! Após o pedido de habeas-corpus, a juíza Larissa Maria Nunes Barros Franklin Duarte, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, expediu alvará de soltura. 
#rennandapenhalivre #bailedagaiola #aosomdo150
  • @pefabiodemelo emociona público no seu show
  • @nandoreis no palco da @mostrasescdeculturas #tonamostra
  • O show mais lindo do ano❤
O penúltimo show de carreira do 
@pefabiodemelo 
Um show pra ficar na história do nosso cariri! Uma benção🙌🏽 Show - “O amor me elegeu”

pelo site: bilheteriavirtual.com.br
Ponto de venda oficial: 
LaPlaza Shopping: loja Adriana Semi Joias
Informações: 88 99659.9304

#padrefabiodemelo#cariri#crato#umabenção#penultimoshowdecarreria#imperdivel#palavrasqueconfortamaalma#cançõesineditasquealimentãoaalma
#oamormeelegeu
  • O Lote vai virar, corra e garanta já o seu ingresso nos pontos de vendas: Pontos de Vendas:
◾Loja iPlace - Lá Plaza Shopping (Juazeiro)
◾Escritório Yury Paredão ◾Posto Palmeiral (Crato) 🖥Vendas Online: Ticket Premium 📞 Informações: (88) 3085-1776 ⏱🎟🚨 #EmbaixadorInCariri #JonasEsticado #GusttavoLima #EuVouEmbaixadorInCariri @yuryparedao
  • 🎭Abram a roda e deixem o espetáculo de rua entrar. 🎭 ➡ Já estão sabendo? Quinta é dia de mistério na UFCA. Em primeira mão, "Sonho de Uma Noite de Verão" na versão Cariri. A obra de  William Shakespeare foi adaptada, a partir do vocabulário característico do região, para linguagem de cordel. 
Se transformado numa narrativa cheia de elementos da cultura caririense. 👹Tem Mateu, tem fadorinhas,  Soldadinho do Araripe, coco, maracatu, música cabaçal e até forró. 
Venham todos, o espetáculo já vai começar!
🗓 07 de novembro de 2019, às 17h
📍Pátio da UFCA – Campus Juazeiro do Norte
  • #música #cariri #mostrasesc #tonamostra
  • #musica #mostrasesc #tonamostra #cariri

Siga-nos!