Madonna lança clipe polêmico para música ‘God Control’; novo disco da cantora, ‘Madame X’, é complexo e ousado

Foto: Print do videoclipe Cheio de referências, político e robusto: assim é Madame X, novo disco de Madonna. Ontem a noite o novo clipe lançado para a canção God Control confirmou isso. Em oito minutos fortes e violentos, a cantora se posiciona contra a política de armas e pede para que urgentemente essa questão seja …

Foto: Print do videoclipe

Cheio de referências, político e robusto: assim é Madame X, novo disco de Madonna. Ontem a noite o novo clipe lançado para a canção God Control confirmou isso. Em oito minutos fortes e violentos, a cantora se posiciona contra a política de armas e pede para que urgentemente essa questão seja revista nos EUA. O vídeo lembrou um pouco, inclusive, American Life, outro trabalho da artista bastante ousado. Confira:

O DISCO

A ideia do álbum surgiu depois que a cantora se mudou para Lisboa e passou a achar o dia-a-dia chato. Ela então começou a pesquisar música e arte pelo mundo e trouxe boa parte disso dentro do material lançado agora. Madonna fala que o nome ‘Madame X’ é um apelido que ganhou quando jovem de uma professora que sempre a dizia que percebia mudança na sua personalidade ao longo das aulas, como se ela fosse uma nova pessoa totalmente diferente todos os dias. O conceito do disco gira em torno disso, como foi destacado em um de seus anúncios:

Madame X é uma agente secreta. Viajando ao redor do mundo. Trocando de identidades. Lutando por liberdade. Trazendo luz à lugares escuros. Ela é uma dançarina. Uma mestre. Uma chefe de estado. Uma dona de casa. Uma equestre. Uma prisioneira. Uma estudante. Uma mãe. Uma filha. Uma professora. Uma freira. Uma cantora. Uma santa. Uma prostituta. O espiã na casa do amor. Eu sou Madame X.

Sendo este o 14º disco da americana, vemos uma Madonna tão dona de si quanto em suas melhores fases, ao mesmo tempo em que disposta a abrir espaço para outras vertentes musicais e visões de mundo. É um álbum robusto, cheio de conceito e ousado, que erra e acerta sempre com muita coragem e dando a cara a tapa. O disco tem um flerte com música clássica, tem trap, disco, funk, fado, passando pela música latina, portuguesa, hispânica, africana, brasileira. E entre o orgânico e o sintético das faixas, a pior parte do trabalho provavelmente é a voz robotizada da cantora em algumas canções.

Apesar de juntar muita coisa, por incrível que pareça Madame X não parece bagunçado, apenas complexo. É completo, arrojado, maduro, consistente e absolutamente consciente. É um verdadeiro art pop, como nem todas as cantoras que tentaram fazer algo semelhante conseguiram. Tem um conceito bem pensado e bolado e segue-o, trabalha-o para além das músicas: nos clipes e nas apresentações ao vivo que aconteceram até aqui e na própria forma de Madonna se vestir e se portar. O tapa olho marcado com um X já virou um ícone e marco na indústria da cultura pop a essa altura. É um trabalho antropológico – e porque não? podemos inclusive problematizar algumas questões desse material – que sabe a que veio. E que soa assim.

Entre singles e singles promocionais, esses foram os clipes lançados até agora:

LÍNGUA PORTUGUESA

Uma das coisas mais interessantes do álbum é que essa mistura de gêneros e ideias não para por aí: Madonna também mistura línguas. A cantora canta em português várias vezes ao longo do disco e em uma das faixas, “Faz Gostoso”, canta com Anitta – e a brasileira canta em inglês, veja o contraponto -. O feat., assim como ‘Sua Cara’, já é hit instantâneo no Brasil e os brasileiros têm feito de tudo pra hitar a faixa mundo afora também. Além de muitas execuções nos serviços de streaming que a faixa tem tido, os pedidos via redes sociais destinados a Madonna parecem estar surtindo efeito: a artista confirmou vinda ao Brasil para gravar clipe para a canção. Caso você ainda não a tenha escutado, pode conferir agora:

O álbum completo você pode ouvir no Spotify – inclusive na versão deluxe -:

Se você quiser ver mais materiais audiovisuais, apresentações ao vivo e Madonna falando sobre o disco, corre no YouTube da cantora clicando AQUI.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Rossi
Carregar Mais Em Colunas

Veja Também

O mundo precisa saber quem você é

Conhecer você foi um enorme desprazer. Você mente. ...

Sobre Paulo Rossi

Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Amante, principalmente da 'dúvida'. Existencialista. Sonhador. Louco.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Bate papo com o ator @silveropereira antes da sessão de @bacuraufilme amanhã, domingo 15, na @orientcinemas do @caririgardenshoppingoficial 
Vem!
  • O Embaixador In Cariri já habita entre nós. Confira o que Gusttavo Lima já disponibilizou do DVD gravado no Festival ExpoCrato.⠀
⠀
No portal @fooxicando⠀
#QuemTraiuLevou #OEmbaixadorInCariri #GusttavoLima⠀
@baladamusic @gusttavolima
  • As Gamers Rebeca Trans e Samira Close fervem Fortaleza esse fim de semana. ⠀
No Complexo Armazém, festa celebra os diversos formatos da música pop em três pistas que vão funcionar simultaneamente durante todo o evento.⠀
@rebecatransex @samiraclose @ficavaiterpop⠀
⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio e confira tudo⠀
#pride #festa #pop #fortaleza
  • Um ruma de projetos do Sesc tá oferecendo gratuitamente música brasileira no Cariri⠀
De 14 a 30 de setembro acontece no Cariri o Sesc Instrumental, o Sonora Brasil e Sesc Sonoridades⠀
⠀
na foto @junumusica⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#Ceara #Cariri #musica #Sesc
  • Quem chegar por último vai perder o show do Padre Fábio de Melo⠀
O Cratinho de açúcar será palco para a despedida do Pe. crossfiteiro⠀
⠀
#show #FabioDeMelo #padrefabiodemelo #Crato
  • O Canal Barbônico fez uma compilação das piores versões do rock em forró.⠀
"Sabe aquelas músicas que os forrozeiros adoram? Pois é, boa parte delas são músicas clássicas do rock mundial, as bandas fizeram o desfavor de destruir a versão original, fazendo uma versão em forró."⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀⠀
#rock #Cariri #musica #youtube
  • Dream Theater e a coincidência com o atentado as torres gêmeas⠀
Liderado por Osama Bin Laden, os terroristas sequestraram quatro aviões para destruir pontos importantes do país. Coincidentemente no mesmo dia o Dream Theater lançava um álbum onde a arte da capa trazia o World Trade Center em chamas.
  • Festival de Música do Nordeste tá dando até R$ 20 mil reais a músicos.⠀
A mostra competitiva do Festival de Música do Nordeste abrange gêneros como frevo, forró, xaxado, coco, mangue beat, samba e mais um bocado de ritmo.⠀
+ informações no nosso site, acesse pelo link da da bio⠀
#JuazeirodoNorte #Cariri #musica #edital

Siga-nos!