A metalinguagem das cortinas

Através da encenação da impossibilidade, do estranhamento e do assombro, o espetáculo Circo Negro estaciona no Cariri e promete abrir o público para experiência da inquietação

 

Foto: Maringas Maciel

Foto: Maringas Maciel

A língua que fala de si mesma. O teatro que fala do fato teatral. É nesse sentido que o espetáculo Circo Negro de Daniel Veronese traça um caminho entre o lúdico e o cruel. Pela primeira vez em Juazeiro do Norte, a CiaSenhas de Teatro se apresenta entre o período de 15 a 18 de junho, às 19h30 no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, com entrada franca.

Esse projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. Já CiaSenhas é um coletivo curitibano de arte que atua desde 1999 na formação e pesquisa cênicas. O processo de enlace entre o ator-criador e o desenvolvimento de uma dramaturgia original vinculada a criação compartilhada são os dois grandes enfoques do grupo. Os atores procuram traduzir seus espetáculos no fortalecimento estético e político da performance.

O conjunto da dramaturgia do autor e diretor argentino Daniel Veronese, um dos ícones mais aplaudidos da cena contemporânea portenha, com umas das companhias direcionadas por Sueli Araujo, autora, diretora e atriz e professora da Faculdade de Artes do Paraná em Circo Negro foi um encontro belo de inquietações.

Movimentos repentinos, realidade ou ficção, um jogo permanente com a plateia. Circo Negro é uma metalinguagem das cortinas, um teatro apresentando o teatro. A narrativa do trabalho  é  conduzida  por  criaturas/personagens  que se  alternam  entre seres reais  e  imateriais  criando  atmosferas  cênicas  em que  a realidade se revela  estranha, porém reconhecível  em sua  crueldade.  

Durante a encenação há a realização de números circenses, propostos no texto de Veronese, que servem como metáfora do jogo de  relações  de  poder  e  competitividade  instaurados  sobre  tênues  movimentos  entre verdade e mentira, narrativa e drama, personagem e narrador, seres autônomos e autômatos. O jogo,  ao  mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação.

Maringas Maciel-0204

Trabalhando a formação com o intuito de proporcionar uma aproximação mais efetiva com  a  arte  teatral, o projeto prevê a promoção de duas ações. Uma Oficina de formação de Plateia destinada aos alunos do EJA e um Encontro  (Ação  de  ComVivência) com  grupos  de  teatro  e  artistas  locais. A primeira fará uma atividade prática após um bate-papo sobre a apresentação do espetáculo. A segunda parte da meta de fazer um escambo de experiências com os atores da região para compartilhar procedimentos criativos e construir novos espaços de comunicação entre artistas de teatro no Brasil. O espetáculo disponibilizará roteiro em braile durante todos os dias do espetáculo.

A ação tem apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri – CCBNB e Produção Local da Monte de Coisas – Turismo e Produção Cultural.

Patrocínio: Petrobras

Realização: Ministério da Cultura

Serviço:

Circo Negro – CiaSenhas de Teatro

De 15 a 18 de junho de 2016

CCBNB Cariri

Entrada Franca

Censura 18 anos

 

(88)3512.2855/ (88)988149118

 

O espetáculo tem acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

(deficientes auditivos e visuais)

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Jimmy Macedo
Carregar Mais Em Teatro

Comente

Your email address will not be published.Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja Também

Espetáculo de Trapézio Raiz do Céu será encenado nesta sexta-feira, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri

O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri recebe ...

Sobre Jimmy Macedo

Profissional de marketing digital e comunicação, Jimmy é um grande entusiasta da cultura e entretenimento. Amante de música, idealizou este portal para colaborar de forma efetiva com o cenário que tanto o diverte e inspira.

Instagram

  • Perdemos o jogo mas não a oportunidade de produzir um conteúdo de qualidade!
Aguardem aí o vídeo com esse povo lindo.
Agradecer a @karirisweb e a @marceloburguesoficial pelo apoio nesse evento! 
#worldcup2019
  • PROMOÇÃO
⠀
Olha esse sorteio!
3 convites para a festa: São João Cai e Pira, na  @luxlounge_cariri nesse dia 14, além dos convites o sorteado leva ainda um long drink, 3 CDs e um chaveiro abridor de cerveja!
Vamos as regras:
Seguir @foobaoficial
Seguir @ufcadadepre
Comentar esse post marcando pessoas que você queria encontrar na festa.
Só precisa de uma marcação por comentário, mas pode comentar quantas vezes quiser.
Sorteio: dia 14 as 9h da manhã
⠀
#SãoJoão #CaiPira #Sorteio #Promoção
  • Na programação do cinema que estreia dia 13/06 temos:
MIB: HOMENS DE PRETO – INTERNACIONAL
Por décadas a agência Homens de Preto protegeu a Terra da escória do universo, mas agora precisa lidar com a maior das ameaças: um traidor, justo quando a agência torna-se internacional. É neste contexto que Em (Tessa Thompson) tenta se tornar agente, já que teve uma experiência extraterrestre quando jovem e não teve sua memória apagada. Quem irá auxiliá-la nesta jornada é o atrapalhado agente H (Chris Hemsworth).
⠀
Veja a programação completa em https://fooba.com.br/programacao-cinema-de-13-a-19-de-junho/
#meninblack #mib #chrishemsworth #tessathompson #mibinternational #movie #aliens #hollywood #beard #meninblackinternational #actingwar #tiktokpakistan #pakistan #followforfollowalwaysinstantly #follow #followus #pakistani #goldenhairs #pakistanibeauty #tiktok #tiktokmemes #watches #tiktokindia #bollywooddance #memes #worldofmemes #hairstyles #fuunymemes #weather #bhfyp
  • Hoje dia dos namorados temos:
Curso
Quermesse
Forró do Mourão
Palco 360 e muito mais...
#VemPraBarbalha
⠀
@festadesantoantoniooficial
@prefeiturabarbalha
@ciecnacional
  • #LUTO Morre aos 101 anos o nosso querido Padre Àgio, fundador da Sociedade Lírica do Belmonte - Solibel 😢
  • Brasil estreia com vitória na copa do mundo 🏟 
Sem Marta e com muita pressão a nossa Seleção reina e mostra um futebol lindo contra a Jamaica 🇯🇲 3 gols de Cristiane, sendo um de falta.
Resumo: JOGÃO MASSA!

#worldcup2019 #copadomundo #copadomundofeminina #selecao #cristiane #debinha #woamanfootbol
  • Que galera massa!
#mostrareggaebnb @ccbnbcariri_
  • #Luto
O cantor Serguei morreu na manhã desta sexta-feira (7), no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda (RJ), onde estava internado desde o fim de maio. Ele tinha 85 anos. De acordo com a direção do hospital, Serguei ficou 11 dias na UTI e morreu por problemas cardíacos, ocasionados por pneumonia, desnutrição e complicações senis.

Siga-nos!