Próxima edição do Feira do Conhecimento Regional será no Cariri

Serão dois dias para conhecer e discutir temas como inteligência artificial e o futuro, games, robótica, marketing digital, empreendedorismo e startup




O Cariri será sede da próxima edição da Feira do Conhecimento Regional. Nos dias 17 e 18 de março de 2020, o Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri – Urca recebe games, competição de robótica, palestras sobre marketing digital, inteligência artificial, empreendedorismo e startups.

A feira tem entrada gratuita e as inscrições estão sendo feitas através do Sympla. A programação do evento inclui ainda o “HackDay”, onde equipes irão apresentar suas ideias em torno do tema “Solução de Cidade Inteligente para a região do Cariri”. A programação inclui ainda o Rapadura Day com a participação das startups do Kariri Valley e oficinas gratuitas.

A Mostra Ceará Faz Ciência, que acontece durante os dois dias da Feira, traz uma seleção de projetos desenvolvidos na região em áreas como comunicação e tecnologia, startups, biotecnologia, games e empreendedorismo. Já o laboratório móvel Ciência Itinerante vai apresentar seus experimentos nas áreas de Química, Física e Tecnologia da Informação (TI). Um planetário móvel também estará à disposição para visitação.

Programação:

Dia 17/03 (terça-feira)

Exposição

15h às 20h: Visitação à Mostra Ceará Faz Ciência, Ciência Itinerante, Planetário Móvel

HackDay

Tema: Solução de Cidade Inteligente para a região do Cariri

13h: Organização das Equipes

13h15: Apresentação do Tema

13h30: Início da Maratona

17h30: Encerramento dos Trabalhos

17h45: Apresentação dos Pitchs

18h25: Encerramento das Apresentações

18h50: Entrega da Premiação

Arena do Conhecimento

16h: Rapadura Day
Encontro entre empreendedores, startups, instituições de apoio ao empreendedorismo e inovação na região do Cariri.

  • Case: Kurato.

Paulo Henrique Porfírio, co-fundador da Cerveja Kurato. Técnico em Gastronomia pelo CVTEC do Crato, graduando em História pela Urca.

  • Kariri Valley

Ermeson Silva, Coordenador de Inovação da FAP e do Garagem LAB. Agente do Programa de Aceleração Inovativa Brasil, mestrando em Design com foco em Inovação no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – CESAR. Atualmente é consultor do SENAI-CE e trabalha como Gerente de Produto de Startups Nacionais. Lidera pesquisas nas áreas de Cultura de Inovação, Habitats de Inovação e Estudos de Futuros. (FAP)

  • Pitchs de Players e Startups do Cariri

Martônio Mendes (Corredores Digitais/Secitece), Ermeson Silva (Faculdade Paraíso do Ceará – FAP/CE), Prof. Fred (Urca), Prof. Yuri Lacerda (IFCE Campus Crato), Leddy Silva (CDL/CDL Jovem), Michel Araújo (Secretaria de Desenvolvimento de Juazeiro), Sebrae, Pedro Matheus (Aje Cariri).

  • Palestra: Troca de experiência de empreendedor para empreendedor

18h: Mesa Redonda: Como ganhar dinheiro com marketing digital?

Moderador: Anthony Conde (Conde MKT)

Graduado em Gestão de Marketing, MBA em Gestão Empresarial e Esp. em Marketing Digital. Atuou por quase uma década nas principais agências publicitárias do Ceará, realizando projetos para grandes marcas locais, nacionais e globais. Certificado PSM I – Scrum Master. Consultor e Gestor em Marketing Digital na CONDE Marketing Digital, executando projetos e serviços para diversas marcas, tais como: Sellene MegaDiet, Estilo DLT, Construtora Delares, Bilheteria Virtual, Museu da Fotografia de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará, Verve Comunicação, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, dentre outras.

Debatedores:

Jonny César Cavalcante Oliveira (Sebrae)
Administrador (UECE), especialista em Pequenos Negócios pela FIA e Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. Professor de Pós-graduação e articulador do Sebrae-CE – Escritório Regional Fortaleza.

Erika Souza (Foobá)

Criadora de conteúdo digital, Marketóloga, especialista em Marketing Digital com enfase em inbound marketing.

19h: Solenidade de Abertura: Ciência e Tecnologia para todos os cearenses
Secretário Inácio Arruda (Secitece) e autoridades

20h: Palestra de Abertura: Os impactos da Inteligência Artificial em nosso cotidiano
Prof. Yuri Lacerda (IFCE)

Professor no Instituto Federal do Ceará – Campus Crato. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande, com período sanduíche no CNR (Consiglio Nazionale delle Ricerche) em Pisa, Itália. Tem atuado como pesquisador em temas envolvendo: Mineração de Dados, Sistemas de Recomendação, Banco de Dados Geográficos e Sistemas Móveis e Web. É professor do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Atualmente é coordenador de extensão no IFCE – Campus Crato e colaborador do Ecossistema de Inovação do Cariri, Kariri Valley.

Oficinas

15h às 16h: Oficina Réplica de Fósseis (Geopark Araripe/URCA)

A atividade prática utiliza moldes para a produção da réplica com gesso, pintadas com as cores semelhantes aos materiais fósseis originais da Bacia do Araripe. Além disso, o participante poderá conhecer mais sobre a geologia e a paleontologia da região, geoconservação e patrimônio geológico, tempo geológico, estratigrafia, datação de rochas, ciclo das rochas e conceitos em evolução.

16h às 18h: Orí – Jogos Africanos

Idealizada por Luciano Apolinário “Dextape”, a Oficina Orí, que significa no candomblé, a cabeça, a mente, a inteligência é uma oficina de jogos de tabuleiros africanos apresentados como perspectiva de promoção do enfrentamento as práticas do racismo em ambiente encolar.

Dia 18/03 (quarta-feira)

Exposição

09h às 12h: Visitação à Mostra Ceará Faz Ciência, Ciência Itinerante, Planetário Móvel

Campeonato de Robótica

Arena do Conhecimento

9h30: Mesa Redonda: O Futuro não existe! Mas então por que se fala tanto nele?
Moderador: Marcos Hirano (B2Inn/FofA XP)

Administrador de Empresas pela Universidade Anhembi. Técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo. MBA em Gestão de Portfolio de Projetos e Processos. Cofundador da B2INN – Business to Innovation, que tem como propósito Inovação Para Todos em Todo Lugar, onde tem atuado em busca de inspirar e ajudar na transformação de pessoas e organizações por meio da Inovação.

É um InconforMAKER; coordena cursos de especialização e extensão na área de TI; foi gestor de TI em ambientes de missão crítica de grandes empresas por mais de 15 anos.

Debatedores:

Thiago Fernandes (B2Inn/FofA XP)

Graduado em Engenharia Química pela UFC e Pós-Graduado em Gerenciamento de Projetos pela UFRJ. Experiência de 15 anos no desenvolvimento e implementação de projetos que promovem transformações no status quo de organizações na iniciativa pública e privada.

Presidente Executivo da Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará e Conselheiro da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Jr). Atua no ecossistema de inovação, promovendo conexões, debates e provocações sobre inovação e futuro. Cofundador da B2INN e atua no ecossistema de inovação, promovendo conexões, debates e provocações sobre inovação e futuro.

Representante (Unileão)

11h: Palestra: Trabalho em Jogo: o que preciso saber?

Rayanne Bezerra (UCEG)

Graduada em Jogos Digitais (Universidade Estácio de Sá). Pós-graduanda em MBA em Comunicação e Semiótica (Faculdade Dom Alberto). Atua como designer 2D e modeladora 3D do Studio 85 (empresa de desenvolvimento de jogos). Participou da Feira do Conhecimento 2019 como expositora e vencedora das categorias “Melhor Projeto Estudantil” e “Escolha do Público”. Participou da Game Jam Plus 2019, vencendo a etapa regional. Atuou, como coordenadora de Mídias Digitais e redatora da União Cearense de Gamers (UCEG).

Oficinas

09h às 10h: Oficina Réplica de Fósseis (Geopark Araripe/URCA)

A atividade prática utiliza moldes para a produção da réplica com gesso, pintadas com as cores semelhantes aos materiais fósseis originais da Bacia do Araripe. Além disso, o participante poderá conhecer mais sobre a geologia e a paleontologia da região, geoconservação e patrimônio geológico, tempo geológico, estratigrafia, datação de rochas, ciclo das rochas e conceitos em evolução.

10h às 12h: Oficina de Artesanato Mineral (CTMC)

O instrutor Carlos Eduardo de Sousa irá mostrar como utilizar o resíduo da Pedra Cariri, para a criação de produtos artesanais. Os participantes terão a oportunidade de entender o Valor da Geologia Regional, nicho mercadológico para o artesanato da Pedra Cariri e preservação ambiental.

Expositores FDC Regional Cariri

  1. Universidade Regional do Cariri – Urca
  2. Universidade Federal do Cariri – UFCA
  3. Instituto Federal do Ceará – Campus Crato
  4. Centro Universitário Unileão
  5. Faculdade Paraíso
  6. Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN
  7. Instituto Centec – Fatec Cariri
  8. Instituto Centec – CVT Barbalha
  9. Instituto Centec – CVT Crato
  10. Centro de Tecnologia Mineral do Cariri
  11. Sebrae
  12. Finspect
  13. Galpãotec
  14. Kurato
  15. Experiência Azul
  16. Logistic Games
  17. Explique
  18. INESP – Assembleia Legislativa do Ceará
  19. Nutec (a confirmar)
  20. Fundação Casagrande (a confirmar)
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Negócios

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • "Acredite: o BBB não vai ser sua catarse" é o texto de hoje da Coluna de @eipaulorossi. Link na bio.
  • As inscrições para a prova  ocorrem de 11 a 22 de maio. Os candidatos poderão pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência nas provas do ano passado no site do Inep entre os dias 6 e 17 de abril.

Saiba mais sobre a inscrição acessando o link na bio.

#fooba #brasil #inep #enem #inscricao
  • Enquanto a segunda parte da quarta temporada de Rick and Morty não estreia, o Adult Swim divulgou um curta inédito da animação. "Samurai & Shogun" leva os dois protagonistas ao Japão feudal e mostra uma batalha com muito sangue e portais. 
Confira o vídeo com legenda em inglês acessando o link na bio.

#rickandmorty #fooba #gironerd #gekk #cultura
  • Os projetos selecionados irão compor uma programação em plataformas digitais no período de abril a junho de 2020. Cada projeto irá receber  R$ 2.500,00. As inscrições são online e gratuitas e vão até o dia 10 de abril.

Saiba mais sobre o edital acessando o link na bio.

#fooba #cultura #festival #secult
  • A medida contemplará as famílias que consumirem até 100 quilowatts (kW) por mês. A lei deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) para aprovações finais.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #ceara #saude #coronavirus
  • Scott Derrickson, diretor do primeiro filme do Doutor Estranho, usou suas redes sociais para pedir que as pessoas fiquem em casa com uma paródia ao clássico cartaz do Tio Sam.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #marvel #fooba #geek #gironerd
  • Bob Dylan surpreendeu o público no Twitter ao disponibilizar a primeira faixa dele em oito anos. “Murder Most Foul” é uma música de 17 minutos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.

Ouça a música e saiba mais sobre ela no link na bio. 
#music #BobDylan #Dylan #lançamento
  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio

Siga-nos!