1° dia de aplicação da prova do Enem ocorre no próximo domingo

Neste domingo (03), 1,7 mil cidades de todo o país, a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O exame segue no próximo domingo, 10.




Notícias
1° dia de aplicação da prova do Enem ocorre no próximo domingo

No domingo (03) será o primeiro dia de aplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019, em mais de 1,7 mil cidades de todo o país. Ao todo 5,1 milhões de candidatos estão inscritos nesta edição. Deste total, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2,4 milhões, o que representa quase metade do total, farão a prova pela primeira vez. 

Assim, é importante ficar atento as regras para conseguir realizar uma boa prova. Confira o check-list do que deve ser feito:

Pré-Enem

  • Verificar o local de prova que está no Cartão de Confirmação da Inscrição (disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem).
  • Portar documento de identificação original, oficial e com foto.
  • Levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
  • Verificar horários: 12h – Abertura dos portões; 13h – Fechamento dos portões.

Nova regra

Há uma regra nova esse ano, assim se qualquer aparelho eletrônico emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro do envelope, o participante será eliminado.  A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas. Pois, alguns aparelhos tocam o alarme mesmo desligados.  

No dia da prova

No dia do exame os candidatos devem ficar atentos ao momento antes de entrar na sala, onde receberão um envelope porta-objetos para guardar tudo que não é permitido na hora da prova. Esse envelope deve ser fechado e lacrado e deve ficar debaixo da cadeira até o fim da aplicação. 

Ao entrar na sala o participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões, pois eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Nos dois dias de prova, os estudantes deverão estar nos locais de aplicação antes das 13h, no horário de Brasília, quando os portões serão fechados. A prova só começará a ser feita às 13h30, mas é importante evitar conversas a partir das 13, para evitar que o participante seja eliminado. Só é possível falar com o aplicador ou o fiscal de prova. 

Para realizar a prova, os participantes passarão por uma revista. Lanches e artigos religiosos também serão vistoriados. Na página do Enem, há uma lista completa de todas as atitudes que devem ser evitadas no exame para evitar eliminação.

Confira também:

https://foopost.com.br/os-participantes-do-enem-2019-ja-podem-consultar-os-locais-de-provas/