16ª Romaria de Benigna: a primeira após o anúncio da beatificação

Pagamentos de promessas, testemunhas de graças alcançadas, penitência e devoção. Esta foi a primeira Romaria de Benigna após o anúncio da beatificação.




Notícias
16ª Romaria de Benigna: a primeira após o anúncio da beatificação

Foto: Patricia Mirelly/Diocese de Crato

Recentemente, o Papa Francisco anunciou a beatificação de Benigna Cardoso pelo Vaticano. No último dia 24 de outubro, milhares de pessoas foram até a cidade de Santana do Cariri – Ceará, para participar da 16ª romaria da “Heroína da Castidade” e já considerada santa pela fé popular.

Pagamentos de promessas, testemunhas de graças alcançadas, penitência e devoção. Este foi o cenário que se formou debaixo de um sol escaldante, no Bairro Inhumas, lugar onde viveu Benigna.

Benigna foi assassinada aos 13 anos de idade no dia 24 de outubro de 1941, após ter resistido aos assédios de um jovem chamado Raul, que há tempos vinha a perseguindo. Pela recusa, a menina foi violentada e morta a golpes de facão, enquanto buscava água numa cacimba localizada no Sítio Oiti dos Cirineus.

Menina carrega garrafas com água da cacimba que Benigna costumava ir durante a vida. Foto: Joedson Kelvin

Anualmente, milhares de fiéis rememoram esse fato, realizando um percurso que vai até o local do martírio e à cacimba na qual Benigna buscava água todos os dias. Esses lugares são preenchidos de fé e orações.

Esta foi a primeira romaria após o anúncio da beatificação da menina Benigna, a primeira do Estado do Ceará a ser considerada “bem-aventurada” pela Igreja Católica.

Fiel acende velas no local do martírio de Benigna, no Sítio Oiti dos Cirineus. Foto: Joedson Kelvin

Além de um fenômeno religioso que atrai multidões, Benigna tem se tornado uma figura de representatividade feminina de combate à violência contra a mulher.

Neste ano, foi aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei, de autoria do deputado Nizo Costa (PSB), que torna a data da morte da menina como o dia oficial de luta e combate ao feminicídio no Estado do Ceará.

O Governador Camilo Santana participou da romaria e falou sobre os investimentos em segurança para a mulher no Ceará. Na ocasião, Camilo mencionou a Casa da Mulher Cearense, localizada entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, “para dar apoio não só na área judicial, policial, mas também de acolhimento para essas mulheres”, disse.

O governador ainda afirmou que em breve será anunciada a construção de uma Delegacia das Mulheres do Estado do Ceará.

A notícia da beatificação acena para um novo cenário de fé e desenvolvimento regional para o Cariri cearense. A romaria de Benigna atrai anualmente mais de 40 mil fiéis do Nordeste e de outras regiões do país. Confira fotos exclusivas da 16ª Romaria de Benigna, pelo Portal Foopost.