20ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto acontece neste domingo

O objetivo da romaria é buscar fortalecer a atuação dos movimentos sociais, através da memória do Beato José Lourenço.

20ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto acontece neste domingo

Foto: Patrícia Silva / Diocese de Crato

No próximo domingo, dia 22 de setembro, a partir das 7h30, a diocese de Crato estará realizando a 20ª edição da Romaria das comunidades ao Caldeirão do Beato José Lourenço, que este ano tem como tema “Caldeirão da Santa Cruz e as Políticas Públicas”.

Anualmente, a romaria acontece no Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, e reúne diversas caravanas vindas de diversos lugares da diocese. O objetivo é buscar através da memória do Beato José Lourenço, fortalecer a atuação dos movimentos sociais.

O Caldeirão: trabalho, igualdade e religião

O Caldeirão foi uma comunidade liderada pelo Beato José Lourenço, brutalmente reprimida pelas forças militares em 1937, por carregar ideais de uma sociedade mais justa e humanitária. Na comunidade, tudo era de todos e, por essas e outras características, tornou-se exemplo para discutir questões sociais de projetos voltados hoje para a vivência com o semiárido.

A comunidade do Caldeirão de Santa Cruz chegou a ter mais de mil moradores e recebeu vítimas da seca de 1932 que havia se perpetuado no Nordeste. Os romeiros e imigrantes que viviam no Caldeirão, trabalhavam coletivamente e dividiam o lucro. A forma como a comunidade se organizava foi vista como uma ameaça às forças latifundiárias que predominavam no país.

Após a primeira ação de extermínio da história do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado do Ceará, através de um grande massacre, centenas de pessoas foram mortas. Até hoje, os corpos não foram encontrados e não existe um documento oficial que registre o acontecimento.

Memórias do Caldeirão nas expressões artísticas e visuais

Os familiares e descendentes das vítimas do massacre nunca souberam onde encontram-se os corpos. No entanto, a memória dos que ficaram – e dos que vieram – é uma voz incessante, que vem à tona pelo testemunho da oralidade.

Prova disso é o produto final da dissertação da agora mestra em Comunicação, Kelsma Gomes. A partir de relatos dos remanescentes do Caldeirão da Santa Cruz, das memórias que o tempo não apagou, foi construído um grafite para ocupar uma das paredes da Universidade Federal do Cariri – UFCA.

À esquerda, Abraão Batista, responsável pela matriz em madeira da xilogravura. À direita, grafite localizado na parede do bloco G da Universidade Federal do Cariri. Fotos: Kelsma Gomes / Elane Abreu – LIMBO UFCA.

Além das vozes dos remanescentes e das mãos de Kelsma, o grafite teve a participação dos integrantes do LIMBO – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais da UFCA, e de artesãos/artistas que fizeram a xilogravura (Abraão Batista) e o grafite (Fabiano Dias, Pacato Dias e Adriano Barros).

O massacre que aconteceu naquela época é negado politicamente até hoje. Foi um dos objetivos da pesquisa de Kelsma não permitir que se apague a memória dessa história, ocupando espaços públicos de visibilidade.

Programação da Romaria 2019

A programação contará com um momento de acolhida às 7h30, seguido da celebração da Santa Missa, às 8h.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Joedson Kelvin
Carregar Mais Em Notícias

Sobre Joedson Kelvin

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • A máquina do tempo tá trazendo de volta quem a gente tanta ama. Quem a gente ama mesmo. Batista Lima fará show de graça na praça de Alimentação do Cariri Garden Shopping na próxima quinta-feira, 30, às 19h.
Saiba mais no nosso site, link na Bio 
#forrodasantigas #batistalima
  • Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos.
Via @gironerd 
Saiba mais no nosso site, link na Bio!
#nerd #nasa
  • A Escola Porto Iracema das Artes segue com inscrições abertas para a sétima turma do Curso Técnico em Dança (CTD) até o próximo domingo, 2 de fevereiro. Com duração aproximada de dois anos, o curso gratuito oferta 35 vagas. As inscrições iniciaram no dia 10 de janeiro de 2020 pelo site da Escola.
Saiba todos os detalhes no nosso site, link na Bio!
#curso #danca #fortaleza #portoiracemadasartes
  • E qual Evento do Cariri você mais se joga?

#cariri #mostrasesc #romaria #paudabandeira #expocrato #dolypartonchallenge
  • Olha ela! 
A @karynnaof tá comemorando os 50k players do CD promocional em menos de 48h. Tem materia dela no site, já viu? Confere lá!
Link na Bio

#repost @karynnaof
・・・
Felicidade que não cabe no peito❤️ são 50 MIL PLAYS em 48 horas😱😍🥰 Obrigada meu Deus! Obrigada minha gente! Continuem baixando e mandando pra os amigos! #Rumoaos100kplays
  • @billieeilish leva o #grammys de Música do Ano com: Bad Guy 
#grammy #grammytnt #billieeilish #music
  • Para quem vai sua torcida?
@biancaandradeoficial ou @lucaschumbo ?
#teambianca #teamchumbo #bbb #redebbb #paredaobbb
  • A Sociedade Internacional de Filmes Animados anunciou os vencedores do 47ª Annie Awards (considerado como o Oscar da Animação), que reconhece as melhores animações do circuito.
Veja todos os prêmios no link na bio.

Siga @giro.nerd

Siga-nos!