650 cidades aderem ao programa de escolas cívico-militares

298 das prefeituras inscritas no programa são da Região Nordeste.




Educação, Notícias
650 cidades aderem ao programa de escolas cívico-militares

Foto: Reprodução/Internet

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira(16) o resultado preliminar da adesão ao programa de escolas cívico-militares anunciado no início de setembro. 643 prefeituras se inscreveram no programa, o que representa 11,5% dos municípios brasileiros. 298 do total de inscrições são da Região Nordeste.

De acordo com o relatório divulgado pelo MEC, Acre e Amapá são os únicos estados que ainda não tiveram nenhum pedido de adesão confirmado. O ministro Abraham Weintraub disse que a adesão pode crescer nos próximos dias.

O ministro ainda disse que haverá uma seleção entre os inscritos. A primeira leva de escolas cívico-militares deve atender menos de 10% das solicitações. “O plano prevê a implantação de 54 escolas. Portanto, há excesso de demanda, e não escassez de oferta”, disse.

O presidente Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais vídeo no qual o ministro dá um panorama sobre a adesão dos municípios ao programa.

No vídeo, o ministro argumentou que fará uma consulta jurídica para saber como incluir prefeituras localizadas nos 11 estados que não quiseram participar do projeto. No Nordeste, responsável por quase metade das inscrições, apenas o Ceará está inscrito.