9 casos de coronavírus são confirmados no Ceará

O governo do Ceará decretou estado de emergência em saúde pública. Entre as medidas para prevenir o Coronavírus, suspendeu as aulas por 15 dias.




Notícias, Saúde

O número de casos de coronavírus no Ceará triplicou nesta segunda-feira, 16. Ontem, 15, foram 3 casos confirmados no estado. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual do Ceará (Sesa) de hoje informou que o número de casos subiu para 9.

8 dos casos estão em Fortaleza e 1 em Aquiraz. Em todo Brasil, são 234 pessoas infectadas.

Estado de emergência

Ainda nesta segunda-feira, o governador Camilo santana decretou estado de emergência em saúde pública e suspendeu as aulas e atividades em escolas e universidades públicas por 15 dias. A recomendação se entende para as escolas privadas e deve começar a partir da quarta-feira, 18.

O governo também suspendeu visitas em unidades prisionais no estado, eventos públicos que iriam reunir  mais de 100 pessoas e as férias dos servidores públicos da saúde foram suspensas.

QUAIS OS SINTOMAS DO COVID-19?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

O QUE FAZER AO SENTIR OS SINTOMAS?

Se a pessoa viajou para um dos países onde foi registrada a doença ou teve contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nestes locais, assim que surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O profissional vai avaliar se os sintomas podem indicar alguma probabilidade de infecção por COVID-19, coletar material para diagnóstico e iniciar o tratamento.
 
A infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus e não existe tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus, é indicado repouso, ingestão de bastante água e líquidos e outras medidas para aliviar os sintomas, de acordo com cada caso, tais como: uso de medicamento para dor e febre, uso de umidificador no quarto, tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
 
Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo caso.

QUAIS SERÃO OS HOSPITAIS DE REFERÊNCIA?

A Rede Estadual de Saúde está preparada e organizada para receber os casos. A população deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, caso tenha os sintomas da doença. Cabe ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos considerados graves.
 
Os hospitais de referência no Ceará para o tratamento de casos graves são:
 
a) Hospital São José de Doenças Infecciosas (Fortaleza)
b) Hospital Regional Norte (Sobral)
c) Hospital Regional do Sertão Central (Quixeramobim)
d) Hospital Regional do Cariri (Juazeiro do Norte)