A economia do Ceará cresce o dobro da economia do Brasil em 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Ceará, entre abril e junho deste ano, fechou em 2,08% em relação a igual período de 2018.

A economia do Ceará cresce o dobro da economia do Brasil em 2019

Foto reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Ceará, entre abril e junho deste ano, fechou em 2,08% em relação a igual período de 2018. No segundo trimestre anterior, o índice atingiu 0,52%. Do primeiro semestre a alta totalizou 1,31% um acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 1,33%.

O PIB cearense superou os resultados do nacional, de respectivamente, 1,0% no segundo trimestre deste ano; 0,4% na comparação com o primeiro trimestre; 0,7% no acumulado este ano e no acumulado nos últimos quatro trimestres: 1,0%.

Em informações retiradas do Diário do Nordeste, Nicolino Trompieri, coordenador de Contas Regionais do Ipece, afirma “O crescimento para 2019 está ancorado não só pelo bom resultado do segundo trimestre, mas também pelas perspectivas para o segundo semestre, explicadas pela retomada do consumo das famílias. Essa retomada está sendo ajudada pela política macroeconômica dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As famílias serão beneficiadas por uma fonte de renda extra que vai ajudar a reduzir o endividamento”, avalia.Segundo ele, a queda da taxa básica de juros, a Selic, vai ofertar consequentemente crédito mais barato para os consumidores.

O governador Camilo Santana fala sobre o crescimento da economia e quais os impactos positivo para o estado Ceará:

“Quando a Economia cresce gera mais emprego, gera mais oportunidades, que é esse esforço que a gente tem feito nessas nossas viagens internacionais, nas viagens que tenho feito dentro do Brasil, em buscar empreendimentos e investimentos que possam gerar emprego para as pessoas do Ceará”

Indústria

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mostram que o setor da Indústria foi o que mais cresceu no período. Tendo enfrentado a crise econômica em 2014 a indústria cearense conseguiu crescer 4,68%. Amparada pelo setor da Indústria da Transformação (7,70%) e na Construção Civil (5,64%).

Serviços

O setor Serviços, no segundo trimestre de 2019, resultado, com 1,64%. Na parte do Comércio este setor apresentou índice de 5,29%, seguido por Transportes, com 2,60%, e Intermediação Financeira, com 2,13%

Agropecuária

Dos três setores,o agropecuário está na última colocação, crescendo apenas 0,95% no segundo trimestre em relação a igual período de 2018. 

Os três resultados por setores no Ceará superaram os índices do País, que foram, respectivamente, de 0,3% (indústria); 1,2% Serviços e 0,4% Agropecuária.

Sendo o PIB um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. Dentre os estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, estão o Ceará e mais sete estados : Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por iarameneses
Carregar Mais Em Economia

Sobre iarameneses

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • A máquina do tempo tá trazendo de volta quem a gente tanta ama. Quem a gente ama mesmo. Batista Lima fará show de graça na praça de Alimentação do Cariri Garden Shopping na próxima quinta-feira, 30, às 19h.
Saiba mais no nosso site, link na Bio 
#forrodasantigas #batistalima
  • Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos.
Via @gironerd 
Saiba mais no nosso site, link na Bio!
#nerd #nasa
  • A Escola Porto Iracema das Artes segue com inscrições abertas para a sétima turma do Curso Técnico em Dança (CTD) até o próximo domingo, 2 de fevereiro. Com duração aproximada de dois anos, o curso gratuito oferta 35 vagas. As inscrições iniciaram no dia 10 de janeiro de 2020 pelo site da Escola.
Saiba todos os detalhes no nosso site, link na Bio!
#curso #danca #fortaleza #portoiracemadasartes
  • E qual Evento do Cariri você mais se joga?

#cariri #mostrasesc #romaria #paudabandeira #expocrato #dolypartonchallenge
  • Olha ela! 
A @karynnaof tá comemorando os 50k players do CD promocional em menos de 48h. Tem materia dela no site, já viu? Confere lá!
Link na Bio

#repost @karynnaof
・・・
Felicidade que não cabe no peito❤️ são 50 MIL PLAYS em 48 horas😱😍🥰 Obrigada meu Deus! Obrigada minha gente! Continuem baixando e mandando pra os amigos! #Rumoaos100kplays
  • @billieeilish leva o #grammys de Música do Ano com: Bad Guy 
#grammy #grammytnt #billieeilish #music
  • Para quem vai sua torcida?
@biancaandradeoficial ou @lucaschumbo ?
#teambianca #teamchumbo #bbb #redebbb #paredaobbb
  • A Sociedade Internacional de Filmes Animados anunciou os vencedores do 47ª Annie Awards (considerado como o Oscar da Animação), que reconhece as melhores animações do circuito.
Veja todos os prêmios no link na bio.

Siga @giro.nerd

Siga-nos!