A economia do Ceará cresce o dobro da economia do Brasil em 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Ceará, entre abril e junho deste ano, fechou em 2,08% em relação a igual período de 2018.




A economia do Ceará cresce o dobro da economia do Brasil em 2019

Foto reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Ceará, entre abril e junho deste ano, fechou em 2,08% em relação a igual período de 2018. No segundo trimestre anterior, o índice atingiu 0,52%. Do primeiro semestre a alta totalizou 1,31% um acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 1,33%.

O PIB cearense superou os resultados do nacional, de respectivamente, 1,0% no segundo trimestre deste ano; 0,4% na comparação com o primeiro trimestre; 0,7% no acumulado este ano e no acumulado nos últimos quatro trimestres: 1,0%.

Em informações retiradas do Diário do Nordeste, Nicolino Trompieri, coordenador de Contas Regionais do Ipece, afirma “O crescimento para 2019 está ancorado não só pelo bom resultado do segundo trimestre, mas também pelas perspectivas para o segundo semestre, explicadas pela retomada do consumo das famílias. Essa retomada está sendo ajudada pela política macroeconômica dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As famílias serão beneficiadas por uma fonte de renda extra que vai ajudar a reduzir o endividamento”, avalia.Segundo ele, a queda da taxa básica de juros, a Selic, vai ofertar consequentemente crédito mais barato para os consumidores.

O governador Camilo Santana fala sobre o crescimento da economia e quais os impactos positivo para o estado Ceará:

“Quando a Economia cresce gera mais emprego, gera mais oportunidades, que é esse esforço que a gente tem feito nessas nossas viagens internacionais, nas viagens que tenho feito dentro do Brasil, em buscar empreendimentos e investimentos que possam gerar emprego para as pessoas do Ceará”

Indústria

Segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) mostram que o setor da Indústria foi o que mais cresceu no período. Tendo enfrentado a crise econômica em 2014 a indústria cearense conseguiu crescer 4,68%. Amparada pelo setor da Indústria da Transformação (7,70%) e na Construção Civil (5,64%).

Serviços

O setor Serviços, no segundo trimestre de 2019, resultado, com 1,64%. Na parte do Comércio este setor apresentou índice de 5,29%, seguido por Transportes, com 2,60%, e Intermediação Financeira, com 2,13%

Agropecuária

Dos três setores,o agropecuário está na última colocação, crescendo apenas 0,95% no segundo trimestre em relação a igual período de 2018. 

Os três resultados por setores no Ceará superaram os índices do País, que foram, respectivamente, de 0,3% (indústria); 1,2% Serviços e 0,4% Agropecuária.

Sendo o PIB um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. Dentre os estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, estão o Ceará e mais sete estados : Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por iarameneses
Carregar Mais Em Economia

Sobre iarameneses

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • As inscrições para a prova  ocorrem de 11 a 22 de maio. Os candidatos poderão pedir a isenção da inscrição e justificar a ausência nas provas do ano passado no site do Inep entre os dias 6 e 17 de abril.

Saiba mais sobre a inscrição acessando o link na bio.

#fooba #brasil #inep #enem #inscricao
  • Enquanto a segunda parte da quarta temporada de Rick and Morty não estreia, o Adult Swim divulgou um curta inédito da animação. "Samurai & Shogun" leva os dois protagonistas ao Japão feudal e mostra uma batalha com muito sangue e portais. 
Confira o vídeo com legenda em inglês acessando o link na bio.

#rickandmorty #fooba #gironerd #gekk #cultura
  • Os projetos selecionados irão compor uma programação em plataformas digitais no período de abril a junho de 2020. Cada projeto irá receber  R$ 2.500,00. As inscrições são online e gratuitas e vão até o dia 10 de abril.

Saiba mais sobre o edital acessando o link na bio.

#fooba #cultura #festival #secult
  • A medida contemplará as famílias que consumirem até 100 quilowatts (kW) por mês. A lei deverá ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) para aprovações finais.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #ceara #saude #coronavirus
  • Scott Derrickson, diretor do primeiro filme do Doutor Estranho, usou suas redes sociais para pedir que as pessoas fiquem em casa com uma paródia ao clássico cartaz do Tio Sam.

Saiba mais acessando o link na bio.

#coronavirus #marvel #fooba #geek #gironerd
  • Bob Dylan surpreendeu o público no Twitter ao disponibilizar a primeira faixa dele em oito anos. “Murder Most Foul” é uma música de 17 minutos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.

Ouça a música e saiba mais sobre ela no link na bio. 
#music #BobDylan #Dylan #lançamento
  • O texto do projeto prevê o pagamento para trabalhadores informais e  microempreendedores individuais (MEI). Poderão ser pagos até dois benefícios por família.

Saiba mais sobre o benefício acessando o link na bio. 
#fooba #brasil #coronavirus #politica #beneficio
  • Um dos jeitos de permanecer perto da arte e da cultura é acompanhando "Tudo em Casa". O  novo projeto do Sesc permite que a instituição continue nos oferecendo entretenimento e conhecimento.

Saiba mais sobre o festival acessando o link na bio.

#fooba #cultura #sesc #quarentena #coronavirus #musica

Siga-nos!