Atendendo lei de inclusão lojistas de Juazeiro do Norte serão capacitados

Capacitações no setor de comércio e serviço serão desenvolvidas para atender à comunidade surda do Cariri.




Notícias, Regional
Atendendo lei de inclusão lojistas de Juazeiro do Norte serão capacitados

Capacitações no setor de comércio e serviço serão desenvolvidas pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), para atender à comunidade surda do Cariri.

A primeira oficina está prevista para ocorrer no mês de outubro. As capacitações acontecerão dentro do projeto Bem-vindo Romeiro, que preza pelo atendimento humanizado ao cliente e começa a abrir portas para inclusão social.

A loja de confecções Ponto da Moda, já possui uma comunicação por sinais como uma realidade. A equipe de vendedores aprendeu Libras para dar conta da alta demanda de pessoas surdas que são clientes do estabelecimento.

O Ponto da Moda foi ponto de parada das centenas de pessoas com deficiência auditiva que desceram à rua São Pedro, nesta quinta-feira (26). A caminhada fez parte da programação do Dia Nacional do Surdo. Foi uma festa de linguagem própria: as mãos “falaram”, “cantaram” , “dançaram”; os olhos assistiram e “escutaram”. Ecoou o “não” ao preconceito. 

Para a Diretora de Comércio e Serviço da Sedeci, Josefa Costa, a expectativa é de que, na romaria de finados, em novembro, estabelecimentos comerciais de Juazeiro do Norte estejam aptos a receber surdos. E eles são muitos. Em 2010, o IBGE apontou mais de 15 mil, somente no município.

Segundo o professor Roger Prestes “10% funcionários de lojas devem se comunicar em libras, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), no “Art. 23 fala que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Município a acessibilidade nas lojas outras instituição”.

O professor ressalta que a “inclusão é para todos, então, todos tem direito acessar qualquer lugar por meio da acessibilidade”.

Dia do surdo

O Dia do Surdo em Juazeiro do Norte aconteceu a passeata nas ruas do Centro da cidade, na última quinta-feira. O momento contou com o Encontro no Memorial Padre Cícero para debater a promoção de mais espaços de inclusão.

No município de Juazeiro do Norte, atualmente, existem mais de 15 mil pessoas surdas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No encontro, foram apresentadas sugestões de mães, educadores e pessoas surdas no processo de integração que a administração vem desenvolvendo nos setores, principalmente da saúde, educação e na assistência social.