Balbúrdias do Cariri

Mais de 2 mil pessoas foram as ruas de Juazeiro do Norte em defesa da educação Ontem, 15 de maio, estudantes, professores, servidores e trabalhadores da região do Cariri se unificaram em ato contra o bloqueio de 30% nas verbas destinada as universidades federais. Além dessa pauta, os manifestantes também questionavam a reforma da previdência …




Cultura

Mais de 2 mil pessoas foram as ruas de Juazeiro do Norte em defesa da educação

Ontem, 15 de maio, estudantes, professores, servidores e trabalhadores da região do Cariri se unificaram em ato contra o bloqueio de 30% nas verbas destinada as universidades federais. Além dessa pauta, os manifestantes também questionavam a reforma da previdência e os cortes na base do ensino público.

O ministro da educação Abrão Weintraub já havia anunciado que os cortes nas universidades seriam por conta das balbúrdias.

Balbúrdias UFCA

Criada em 2013, a Universidade Federal do Cariri oferta 13 cursos de graduação, divididos em 5 campi, e conta com mais 5 programas de pós-graduação. Baseando as suas ações nos pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo promover a inclusão social e o desenvolvimento regional. A instituição distribui bolsas e projetos de acordo com esses pilares.

O bloqueio das verbas na universidade totalizaram aproximadamente 47% do dinheiro destinado as despesas discricionárias, que são as despesas não obrigatórias, como: limpeza, telefone, terceirizados, restaurante universitários, projetos e outros. Essas atividades só estão garantidas até, no máximo, o mês de Julho.

O que muda no Cariri com o bloqueio das verbas?

Não é apenas os estudantes e professores que se prejudicam com a retenção, a comunidade externa da UFCA também perde benefícios. Por ser uma universidade nova, a instituição está em fase de expansão, nas etapas de construção o campus contratam trabalhadores terceirados para as obras, o que acarreta no desenvolvimento de emprego, que com a falta de dinheiro não continuará.

Se o bloqueio permanecer, a economia da região sofrerá impacto, logo que as verbas destinadas as bolsas não serão mais ofertadas. Em 2016, a UFCA contemplou 126 bolsistas de extensão, 120 de cultura e arte e 57 bolsistas de pesquisas. A renda dos bolsistas abastece o negócio local, e contribui com a economia.

Socorro, articuladora cultural, esteve presente nas manifestações.
Foto: Rhuan Nauê

Os projetos de cultura, extensão e pesquisa são desenvolvidos na região, na sua maioria são ampliados para comunidade. As atividades dos bolsistas são destinadas as mais diversas áreas, em que auxiliam a população em atividades econômicas, na agricultura, cultura, auxiliam na saúde entre outras atividades que são ofertadas.

Para saber sobre as balbúrdias da UFCA:
https://www.instagram.com/balburdia_ufca/?hl=pt-br