Boletim Epidemiológico: Cariri com teste positivo para o Covid-19

Os novos números colocam o Cariri no mapa dos casos confirmados do Coronavírus no Brasil.




Notícias, Saúde

Anunciado um paciente que chegou da cidade São Paulo em Juazeiro desde o dia 10 de março, e se encontra internado no Hospital Regional do Cariri desde o dia 13 e teve a confirmação na data de hoje com prova e contraprova. A prefeitura já está em contato com a família do paciente para tomar as medidas preventivas cabíveis.

No Ceará, até o dia 19 de março de 2020, foram notificados 908 casos para
COVID-19, destes, 118 (13%) descartados, 766 (84,4%) encontram-se em investigação e 24 (2,6%) foram confirmados.
Em relação ao perfil de possível local de infecção, 202 (22,2%) dos casos suspeitos tiveram deslocamento para outro país/estado. Quanto aos casos confirmados, nove (39,1%) tiveram deslocamento ou são contatos.

Em live na rede social o Prefeito Arnon Bezerra apresentou uma cartilha com normas para a situação de contingência. Falou ainda sobre a autorização da justiça para continuidade das obras da UPA que estavam paralisadas.

Também por meio de rede social, o Governador Camilo Santana apresentou novas medidas restitivas para conter a contaminação. Por Decreto: Suspensão de 10 dias de Bares, Academias, Clubes, Igrejas, Lojas, Shopping Centers, Feiras e Exposições. Ficam também interrompidas o funcionamento de barracas de praia, clubes e afins.
O transporte rodoviário intermunicipal no estado a partir de domingo.

O governo informou ainda ao fechamento das fronteiras do estado.

O Boletim emitido dia 18, apontava o crescimento de 55% nos casos confirmados no Ceará, porém nenhum deles na Região do Cariri.

O Brasil tem sete mortes causadas pelo coronavírus. Na tarde desta quinta-feira, a operadora de saúde Prevent Senior atualizou para cinco o número de óbitos no estado de São Paulo. Mais duas ainda foram confirmadas pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. O país já tem mais de 400 infectados.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo ainda não confirmou quantos desses cinco óbitos são novos.

A operadora administra a rede de hospitais própria Sancta Maggiore, onde a maioria das mortes ocorreu. A empresa não divulgou detalhes sobre as duas últimas vítimas. As três primeiras, divulgadas anteriormente, eram homens idosos e com doenças crônicas.

A Prevent Senior tem 123 pessoas internadas em seus hospitais com sintomas da Covid-19. Desse número, 28 já testaram positivo para o vírus e os demais aguardam o resultado dos exames. Ao menos 33 dos internados estão na UTI.