Campanha em combate ao sarampo foi iniciada em Crato e Juazeiro do Norte

A imunização será feita em crianças de 06 meses até menores de 5 anos.




Notícias, Saúde
Campanha em combate ao sarampo foi iniciada em Crato e Juazeiro do Norte

Foto: Samuel Macedo

Nesta segunda-feira (07) foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização será feita em crianças de 06 meses até menores de 5 anos. O período de vacinação irá durar até o dia 25 de outubro.

O ministério da Saúde, diante dos vários casos de sarampo recentemente registrados no país, fez a recomendação de ampliar a faixa etária de imunização para vacinação em combate ao sarampo. Incluindo crianças de seis meses a menores de um ano de idade, como estratégia para reduzir os riscos de transmissão da doença para essa faixa etária.

Para as crianças com idade a partir de 12 meses a menores de 05 anos será feita a avaliação do cartão de vacinação para identificar a necessidade da vacina, uma vez que a tríplice viral é vacina de rotina. Caso a criança nessa faixa etária apresente registro de duas doses no cartão não será necessário vacinar novamente.

No “Dia D” de vacinação, 19 de outubro, um sábado, todas as UBS’s estarão abertas para receber a população

Onde encontrar a vacina?

O município do Crato estará com a vacina disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo da imunização da cidade de Crato serão as crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos. Já na segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos.

No município de Juazeiro do Norte as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para crianças a partir de 09 meses e na sala de vacinação do Centro de Dermatologia e do Hospital Estephânia.

Já para as crianças com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e para crianças de 06 meses a 08 meses, a vacinação será realizada somente no Hospital Estephânia.

Horário de atendimento

No Crato, o horário de atendimento nas UBS’s da zona urbana é de 7h30 as 17h. Na zona rural de 8h as 14h.

Em Juazeiro do Norte, a vacina está sendo distribuída entre os postos nesta segunda, e estará disponível a partir de terça-feira (8), em todas as UBS’s, no horário normal de funcionamento das Unidades.