Cárcere feminino: 80% das mulheres presas no Brasil são mães

Elas também correm o risco de serem condenadas à perda definitiva da guarda dos filhos, caso não tenham com quem deixá-los.

Cárcere feminino: 80% das mulheres presas no Brasil são mães

Foto: Arte / O Globo

Uma reportagem feita pelo O Globo aponta que das 43.562 mulheres presas no Brasil, 80% são mães. A separação dos filhos é a pena mais dolorosa, quanto mais por correrem o risco de serem condenadas à perda definitiva da guarda, caso não tenham com quem deixar a criança.

O crescimento do número de encarceramento feminino é alarmante. No início dos anos 2000, eram menos de seis mil mulheres presas, o que em 16 anos, o número aumentou 656%, enquanto o número do crescimento de homens presos, foi de 293%.

O fenômeno tem como uma das causas principais é a própria condição feminina. De acordo com a reportagem, “seis em cada dez mulheres estão presas por tráfico de drogas, e essa relação muitas vezes começa com um namorado traficante”.

Entre os dados apresentados, o “tráfico de drogas e condutas afins” é um dos crimes mais comuns, e a razão que levou quase 64% das mulheres para de trás das grades. Os perfis mais recorrentes são de mulheres com instrução de nível baixo e com ensino fundamental incompleto.

O Jornal O Globo produziu uma série documental sobre a situação do sistema prisional brasileiro, passando por assuntos como a superlotação carcerária, a violência dentro dos presídios, a solidão das mulheres, entre outros temas.

Share this Story
Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Joedson Kelvin
Carregar Mais Em Brasil

Sobre Joedson Kelvin

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

  • Baseado na obra de Caio Fernando Abreu, o espetáculo faz temporada na Casa Ninho
#teatro #cariri
  • Os interessados em participar da Mostra Sesc de Culturas devem efetuar a inscrição apenas como Pessoa Jurídica (incluindo MEI)
#sesc #mostrasesccariri
  • Na assembleia foi deliberado ainda sobre o I Seminário do Programa do Território da Palavra, que acontece em fevereiro.
#cariri #cultura
  • Confira as reações dos flamenguistas diante do anúncio de Gabigol, no nosso site. Link na Bio
#gabigol #flamengo #diadofico #hojetemgoldogabigol
  • Diante do aumento do número de brasileiros apreendidos na fronteira, o governo Trump está avaliando medidas adicionais além das deportações
  • O  Tribunal Regional Federal da 3ª Região determinou que o Ministério  comprove que os erros no Enem 2019 já foram solucionados.
#enem #sisu #prouni #inep #educacao
  • Homenagens, pedidos de justiça e marcas que não se apagam. Sete anos da segunda maior tragédia no Brasil, em número de mortes, causada por incêndio.
#noticias
  • Todo dia tem gente diferente tentando emplacar um sucesso. Depois de nomeado hit do carnaval, a canção toca em todo canto do Brasil. Por isso todo mundo quer ter um sucesso na boca do povo e nas ruas das cidades.
Veja as apostas e confira nossa playlist link na Bio
#hitdecarnaval #carnaval #spotify

Siga-nos!