Ceará é o 3º estado do Nordeste com mais casos de estupro

De acordo com os números anotados nos 12 meses do ano passado, a cada dia, em média quatro pessoas são vítimas de estupro no estado.




Notícias, Segurança
Ceará é o 3º estado do Nordeste com mais casos de estupro

Números divulgados nesta terça-feira (10), pela 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram o Ceará como o 3º estado com mais casos de estupro da Região Nordeste. De acordo com os números anotados nos 12 meses do ano passado, a cada dia, em média quatro pessoas são vítimas de estupro no estado.

A posição por número de ocorrências é a mesma do ano passado, nos dois primeiros lugares está a Bahia (3.121) e Pernambuco (2.522), respectivamente. A nível nacional, o Ceará passou de 10º no ano retrasado para o 13º estado com maior número de estupros, em 2018.

Mulheres

Por gênero, os dados apresentam que 85% das vítimas eram mulheres. Em número, dos 1.790 dos casos anotados, 1.525 atingiram pessoas do sexo feminino. Nesse recorte, o Ceará ocupa o 12º lugar no Brasil.

Em 2018, o estado registrou 35 casos a mais que 2017. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram 235 tentativas de estupro. 

Meninas vítimas de violência

Os dados do Anuário 2019 mostram ainda que, no Brasil, de todos os estupros cometidos contra mulheres entre os anos de 2017 e 2018, mais da metade (52,80%) tiveram como vítimas meninas de até 13 anos de idade. A média diz que a cada quatro horas, uma menina dentro dessa faixa etária são violetadas sexualmente.

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

A violência sexual atinge principalmente as mais vulneráveis, elas são agredidas geralmente em suas casas – pelos pais, padrastos, tios, vizinhos e primos – . Do total de 66 mil estupros, que também envolvem vítimas do sexo masculino, as menores de 13 anos representam mais da metade (54%).