Ceará é um dos 16 estados que aderiram ao Programa de Escolas Cívico-Militares

O Ceará foi o único estado do Nordeste a aderir ao modelo




Educação, Notícias
Ceará é um dos 16 estados que aderiram ao Programa de Escolas Cívico-Militares

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Quinze estados brasileiros e o Distrito Federal optaram por aderir ao programa nacional das escolas cívico-militares. No Nordeste, somente o estado cearense declarou interesse no novo modelo. As regiões Centro-Oeste, Sul e Norte tiveram adesão de todos os estados. Na região Sudeste, apenas Minas Gerais decidiu aderir.

O Governo prevê que duas escolas de cada estado recebam o projeto, mas segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, esse número pode subir de acordo com o panorama de adesão. As escolas que receberão o modelo ainda não foram definidas. As redes municipais terão de 4 a 11 de outubro para declarar interesse.

O modelo de escolas-cívicos-militares prevê a atuação de equipe de militares da reserva (policiais, bombeiros, membros das Forças Armadas) na administração escolar.

O objetivo do governo é que até 2022, 216 escolas tenham esse modelo. A cada ano, 54 escolas deverão entrar no programa, cada instituição receberá R$ 1 milhão. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em algumas instituições e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e reformas, entre outras intervenções.