Ceará: Inep recusou 559 pedidos de reaplicação do Enem

A reaplicação da prova vai acontece em outras localidades na terça-feira (10) e quarta-feira (11).




Educação, Notícias
Ceará: Inep recusou 559 pedidos de reaplicação do Enem

Foto: reprodução

A reaplicação das provas do Enem será realizada durante a terça-feira (10) e quarta-feira (11) em diversos locais do país. Mas, dos 559 candidatos do Ceará que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nos dias 3 e 10 de novembro que pediram a reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tiveram seus pedidos recusados.

O pedido de reaplicação das provas foi feito alegando terem sido prejudicados na primeira realização do exame. Mas, o órgão federal recusou os pedidos e não haverá repetição da prova no Estado. Sendo que segundo o Inep a reaplicação do Enem poderia ser solicitada em casos de casos que o participante tivesse problemas de logística durante a aplicação regular.

Entre os prejudicados estão alunos da Escola Municipal Martinz de Aguiar, no Bairro Monte Castelo, em Fortaleza, no dia 10 de novembro. Os estudantes tiveram o local de prova invadido motivado por briga entre os torcedores do Ceará e Fortaleza, que jogavam na Arena Castelão pelo Campeonato Brasileiro. Na data houve briga de torcedores na Arena Castelão e no entorno do estádio.

Entre os estudantes os prejudicados está a candidata Beatriz, ela conta que solicitou a replicação justamente porque se sentiu prejudicada pelo acontecido. “Eu vi que foi negado e liguei para o 0800 do Inep, mas ninguém soube explicar o motivo de terem negado”, relata. De acordo com a estudante, que busca ingressar no curso de Medicina, no segundo dia de Enem, o tumulto, além de ter atrasado o início da prova ainda deixou os candidatos bastante tensos.

Segundo Beatriz, vários candidatos da sua sala receberam a prova com atraso. “Eu fiquei agitada e não conseguia me concentrar para ler”, reforça. A candidata diz ainda que no preenchimento do recurso junto ao Inep para tentar a reaplicação, ela teve que marcar uma das opções (falta de energia, desastre natural ou erro de execução de procedimento por parte do aplicador), mas nenhuma representava o que os candidatos haviam passado na Escola Municipal Martinz de Aguiar. Informações retiradas do Diário do Nordeste.

Reaplicação das provas em outros estados

O segundo dia de prova do Enem no Ceará ocorreu no dia 10 de novembro, contou com a presença de 222.424 candidatos, o que equivale a 75,4% dos inscritos. Com isso o Estado teve o 5º menor índice de faltosos em 2019, se comparado aos outros 25 estados. 

As provas que serão reaplicadas esta semana seguem o mesmo modelo do exame regular, são: 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da Redação.