Ceará ocupa 3º lugar em número de estudantes matriculados em tempo integral no Brasil

Em 2020, o estado ganhará mais 25 escolas de ensino médio em tempo integral.




Educação, Notícias
Ceará ocupa 3º lugar em número de estudantes matriculados em tempo integral no Brasil

Foto: Ascom/Seduc

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Educação aponta que, das 1.532.278 matrículas no Estado do Ceará, em creches, pré-escolas, unidades de ensino fundamental e médio, 21,47% são em tempo integral, o que se refere a 329.044 estudantes matriculados neste tipo de escola. Os dados apresentam a educação cearense ocupando o 3º lugar no Brasil na categoria.

Os dados, concluídos no final de 2019, destacam que, dos 26 estados do País, apenas Paraíba e Piauí superam, em termos proporcionais, a quantidade de alunos cearenses matriculados em tempo integral. Na Paraíba, o percentual foi de 22,49%. Já no Piauí, eram 22,30% do total de alunos.

A partir do ano passado, o Ceará, em números absolutos, registrou crescimento de matrículas em tempo integral em todos os níveis da educação básica da rede pública.

Em dezembro de 2019, o governador Camilo Santana divulgou que, em 2020, o estado ganhará mais 25 escolas de ensino médio em tempo integral. Camilo ainda informou que o Governo já tem a definição de onde serão 24 delas: “Paracuru, Morrinhos, Acaraú, Tianguá, Massapé, Sobral (duas unidades), Irauçuba, Varjota, Quixadá, Ipaporanga, Poranga, Mombaça, Parambu, Cariús, Várzea Alegre, Jardim, Mauriti, Aboiara, Penaforte, Jati, Fortaleza, Jucás e Assaré”, listou.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Educação, o Ceará tem 130 escolas de ensino regular em tempo integral e, em 2020, vai passar para 155. O estado tem ainda outras 122 escolas profissionalizantes, totalizando 277 unidades de ensino nessas duas categorias no ano que vem.